Artigos

7 exemplos práticos de implantação da IoT

Especialista detalha as útlimas novidades do varejo...

Especialista detalha as útlimas novidades do varejo, da hotelaria, suprimentos, aprendizado de máquinas, agricultura e saúde. Valeriia Timokhina nasceu na Ucrânia, estudou na Petrozavodsk State University, e escreve para a revista “DZone”.

Segundo ela, a Internet das Coisas vai decolar em breve, e as empresas já estão investindo nesse mercado promissor. Na verdade, nenhuma indústria permanecerá intocada pelo IoT.

Há um ponto induscutível: as empresas são, tradicionalmente, as primeiras a adotar novas tecnologias. Além da vantagem competitiva, o uso adequado de IoT pode reduzir os custos operacionais, aumentar a eficiência dos negócios e criar fluxos de receita adicionais através de novos mercados e de novos produtos.

A seguir, sete exemplos práticos de implantação da IoT:

1 – Gestão do varejo
O varejo foi provavelmente o primeiro a experimentar o termo “smart”. Tomemos por exemplo a gestão de estoques utilizadas pela Amazon.

No entanto, o uso de dispositivos de IoT e aplicativos no varejo não é limitado a compras e gestão da cadeia de suprimentos. É uma oportunidade para restaurantes e outros varejistas gerenciar suprimentos e coletar informações valiosas para o negócio.

Um exemplo é a QueueHop, uma empresa especializada em soluções para o varejo. Oferece uma solução inovadora de rastreamento de inventário e prevenção de roubo, por meio da colocação de smart tags nos itens à venda. O sistema acelera o processo de checkout e permite que os empresários gerenciem seus estoques em tempo real.

Essa tecnologia tem o potencial de interromper todo o processo de compras, permitindo que a empresa realoque recursos para melhorar a eficiência e o atendimento ao cliente.

2 – Smart Home
É impossível ignorar o impacto da IoT nas casas. Controle de iluminação, câmaras e alarmes de segurança e ambientais tornam a vida mais fácil.

O termostato aprende sobre suas preferências e ajusta automaticamente a temperatura. Além de um ambiente confortável em casa, ele irá ajudá-lo a economizar no aquecimento e usar a energia de forma mais eficiente.

A melhor parte dessa tecnologia é o fato de que se pode monitorar e gerenciar todos esses dispositivos com o smartphone.

3 – Healthcare e aptidão
Múltiplos wearables que inundaram o mercado recentemente podem ser classificados como dispositivos de saúde e fitness. Apple, Samsung, Amazon estão à frente desses lançamentos.

Dispositivos monitoram a freqüência cardíaca, ingestão calórica, sono, caminhada, e muitas outras métricas para tornar a vida mais saudável. Em alguns casos, tais wearables podem se comunicar com o médico.

Há um aparelho que permite carregar comprimidos e monitorizar a ingestão dos mesmos – indicado para pessoas idosas. O dispositivo móvel envia alertas para os membros da família ou para cuidadores e informa se o remédio foi ingerido ou dispensado.

Já para as mulheres, tecnologias de IoT coletam e analisam dados que identificam a ovulação com maior precisão.

4 – Social
Crianças e animais de estimação estão usando sensores com GPS, tudo monitorado diretamente do smartphone.

O Pawscout Pet Finder é um exemplo. Trata-se de um dispositivo anexado ao colar do animal de estimação que permite sua localização num raio de 200 metros. O Pawscout app inclui um perfil digital detalhado e uma comunidade online de proprietários de animais de estimação.

5 – Indústria automotiva
A Tesla é a campeã do carro inteligente. Porém, outras empresas já estão desenvolvendo aplicativos que fornecem funções de abertura/fechamento das portas, métricas do motor, sistema de alarme, indicação de rotas.

Esse sistema que armazena todos os dados com segurança numa nuvem está se expandindo para o transporte ferroviário. A locomotiva Tier 4 da GE Evolutre iion possui 250 sensores que monitoram mais de 150.000 pontos de dados por minuto.

6 – Agricultura
A agricultura inteligente está repleta de soluções de IoT. Algumas utilizam sensores para monitorar as condições naturais como umidade, temperatura do ar e qualidade do solo.

Há um sistema de rega que utiliza dados meteorológicos em tempo real e previsões para criar uma programação de rega ideal. Foi projetado inicialmente para o uso em casa, mas está sendo aplicado em grandes plantações.

7 – Logística
O frete, a gerência da frota e o transporte representam uma outra área promissora para o uso da IoT. A plataforma thethings.IO rastreia localização, velocidade e até mesmo as condições de transporte e de armazenamento, além de medir a temperatura dos produtos transportados.

Fonte: http://www.iot24x7.com.br/7-exemplos-praticos-de-implantacao-da-iot/

Mais

Veja também

Close