Em Destaque

Projeto de Cidade Inteligente com Blockchain recebe investimento de 20 milhões de euros.

IOTA

O consórcio “+CityxChange”, que inclui a IOTA Foundation, vai liderar um novo projeto de cidade inteligente, com apoio de um programa de pesquisa e inovação da União Europeia. Um total de 20 milhões de euros foram recebidos (a maior parte da União Europeia) para que sete cidades da região experimentem as inovações de “energia inteligente”. As informações são do site Webticoin.com.br.

Um total de 25 empresas e organizações, incluindo a IOTA, integram o consórcio “+CityxChange”. O grupo, que será conduzido pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU, na sigla em inglês), competiu com outras 11 propostas para se tornar o projeto de desenvolvimento para cidades independentes de energia.

Durante os próximos cinco anos, as cidades de Trondheim, Limerick, Alba Iulia, Pisek, Sestao, Smolyan e Voru, todas na Europa, experimentarão o uso de serviços digitais, incluindo blockchain e tecnologia peer-to-peer, para melhorar a qualidade de vida e gerar mais energia do que consomem. Suas experiências serão compartilhadas com outras cidades da Europa para continuar um desenvolvimento mais amplo do conceito de smart cities.

O financiamento de 20 milhões de euros será fornecido pelo programa europeu de pesquisa e inovação, Horizon 2020. Alguns dos parceiros do projeto acrescentarão 10 milhões de euros “em espécie” para auxiliar nos esforços de implementação de projetos demonstrativos em Trondheim e Limerick.

O projeto “+CityxChange” foi recomendado por especialistas independentes por mostrar que contribuirá com os “Distritos de Energia Positiva” do continente. As soluções de energia propostas incluirão governos locais e moradores, envolvendo toda a cadeia de valor energético do distrito (bairro), estendendo para cidades, universidades, grandes empresas, operadores de redes distribuídas e organizações sem fins lucrativos.

Ainda segundo o site Webtcoin.com.br, Wilfried Pimenta, chefe de desenvolvimento de negócios na IOTA Foundation, disse que o projeto está “100% alinhado” com o DNA da IOTA e é uma ambiciosa inovação.

O co-fundador norueguês da IOTA Foundation, David Sønstebø, está animado em relação ao projeto, para trabalhar com a maior universidade de Noruega: “Estar apto a explorar e demonstrar a utilidade da IOTA dentro do contexto de cidades inteligentes em diversos municípios da Europa será incrivelmente valioso.”

O “+CityxChange” tem o objetivo, segundo o site webticoin.com.br, de ajudar as cidades envolvidas no projeto a atingirem seu ideal de sustentabilidade, com zero emissão de poluentes e utilização de energia 100% renovável até o ano de 2050.

Fonte: Infochain

Projeto de Cidade Inteligente com Blockchain recebe investimento de 20 milhões de euros.

Mais