Em Destaque

Veja o que rolou no Evento Pilotos de IOT

Auditório do BNDES – Rio de Janeiro/RJ

A ABINC participou da reunião promovida pelo BNDES, no dia 18 de Junho de 2018, na sua sede no Rio de Janeiro, para apresentação das regras e esclarecimento de dúvidas dos Pilotos de IOT que serão financiados pelo banco, como parte do Plano Nacional de IOT, que está em fase final de ajustes na Casa Civil para assinatura pelo presidente da República. O Plano Nacional de IOT é uma iniciativa em conjunto com o MCTIC – Ministério das Ciências, Telecomunicações, Tecnlologia, Inovação e Comunicações.
Participaram da mesa de abertura os executivos do Banco, Claudia Prates, Júlio Raimundo e Ricardo Rivera, juntamente ao Secretário do MCTIC Thiago Camargo e o Deputado Federal Vitor Lippi.


Mesa de Abertura do evento Pilotos de IOT

Na abertura, o Sr. Julio Raimundo, agradeceu o apoio da ABINC ao Plano Nacional de IOT, na presença de seu presidente Flavio Maeda, que participou da reunião.

O Secretário Thiago Camargo ressaltou o papel do deputado Vitor Lippi no tema de Internet das Coisas, com projetos de lei voltados a IOT, como por exemplo projeto para isentar sensores de IOT de certificação ANATEL. Salientou também o potencial impacto de IOT na área de Saúde. Segundo ele, a economia está cada vez mais baseada em dados, com novos modelos de negócios nascidos na Internet, em um mundo cada vez mais conectado. Thiago destacou ainda o trabalho conjunto do Executivo, Legislativo e BNDES.

O Dep. Vitor Lippi salientou que o Brasil é o primeiro país do mundo a elaborar um plano nacional de internet das coisas. Destacou a importância do trabalho das instituições de pesquisa junto com as empresas, cooperação essa que os pilotos de IOT visam estimular. Segundo Lippi o Brasil tem uma extraordinária janela de oportunidade aberta para se tornar uma plataforma de exportação de tecnologia de IOT para a América Latina e para o mundo.

Ricardo Rivera, do BNDES, salientou a importancia do plano para criação de novas empresas e novos empregos no Brasil. Ressaltou a vocação do BNDES na implementação de politicas públicas desenvolvendo tanto a demanda quanto a oferta e o papel importante do banco nessa fase que se inicia na execução do Plano Nacional de IOT.
Todos os participantes salientaram a importância sendo dada por todas as esferas do governo aos provedores regionais de internet.

Após a abertura, o Sr. Carlos Azen do BNDES fez uma apresentação geral dos pilotos de IOT. Apresentou um resumo do Estudo de Internet das Coisas. Ressaltou um dado, do lado da oferta, que 46% empresas que foram mapeadas pelo estudo possui menos de 10 funcionários (evidenciando a importância das startups para o ecossistema de IOT), sendo que 80% nunca recebeu financiamento para inovação e 68% atuam como provedor de serviços ao usuario final.

Azen apresentou os objetivos dos Pilotos por área (ambiente) priorizados pelo Plano Nacional de IOT (Rural, Saúdes, Cidades e Indústria). Essa última vertical terá um evento específico no futuro, por se tratar de um ambiente mais complexo que envolve outros aspectos particulares para desenvolvimento de IOT no setor.
Azen ainda destacou que essa não será a única onda de pilotos mas sim uma contribuição inicial que visa criar uma rota de massificação.


Carlos Azen – BNDES

Em seguida cada ambiente foi detalhado por seu respectivo responsável na equipe do BNDES.

A área de saúde foi apresentada pela executiva Luise do BNDES. Arthur Iabe apresentaçou a vertical de Agro e Eduardo Kaplan fez a apresentação do ambientes Cidades Inteligentes.


Apresentação do Ambiente Saúde

Ao final da parte da manhã, houve uma sessão de esclarecimento de dúvidas de todos os presentes.
O Edital dos Pilotos de IOT está disponível no site do BNDES:

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/onde-atuamos/inovacao/iot/bndes-projetos-piloto-internet-das-coisas

Todas as apresentações do evento serão disponibilizadas ao público.

Na parte da tarde houve a apresentação de ICTs que possuem interesse em participar da chamada de projetos pilotos, sendo que muitas já participam da Câmara de IOT. Os ICTs terão papel fundamental nos projetos pilotos pois somente eles podem propor projetos e receber os financiamentos que serão realizados pelo banco.

ICTs que apresentaram nessa data:

• Certi – Florianópolis/SC
• CESAR – Recife/PE
• CPQD – Campinas/SP
• EMBRAPA – Campinas/SP
• FITec – Recife/PE
• Inova HC – ICT do Hospital das Clinicas de São Paulo
• INATEL – MG
• Atlantico – Fortaleza/CE
• Instituto Eldorado – Campinas/SP
• LSITEC – Sao Paulo/SP
• PUC-Rio
• COPPE/UFRJ
• USP
• UFC – Universidade Federal do Ceará
• Venturus – Campinas/SP
• CT Smart – Niterói/RJ

As apresentações dos ICTs também serão disponibilizadas no portal do BNDES.

Mais

Veja também

Close