ArtigosEm Destaque

6 maneiras como a IoT está transformando o varejo

Estas seis tendências abrangem tudo, desde o que você compra até o modo como é vendido, e até mesmo como as lojas funcionam − e essas são apenas as que podemos ver agora.

Este artigo de Frederic Paul foi publicado no site Network World em 28 de novembro de 2018.

Na esteira da Black Friday e da Cyber Monday, esse parece ser o momento perfeito para analisar algumas das muitas maneiras como a Internet das Coisas (IoT) está transformando o mundo do varejo. A IoT já está em uso em lojas ao redor do mundo e, de acordo com estimativas da Grand View Research, o varejo de IoT poderia ser um mercado de US $ 94 bilhões até 2025. Aqui estão meia dúzia de maneiras que poderão acontecer:

  1. Caixas são torradas. A partir da expansão da Amazon Go e de lojas semelhantes, como Zippin − que renunciam a linhas de pagamento em favor de aplicativos − para startups que buscam substituir caixas por câmeras em todos os tipos de lojas, os dias do caixa tradicional atrás de uma caixa registradora estão próximos do fim. O que há por trás dessa mudança? Bem, os caixas custam dinheiro, poucos compradores realmente gostam de lidar com eles, e filas longas e lentas diminuem esse número para algo próximo de zero. No mínimo, espere que terminais móveis de ponto de venda (PDV) proliferem no lugar de caixas estacionárias.
  2. A gestão do varejo fica mais fácil. Claro, as compras online estão dando cada vez mais importância às compras físicas, mas a IoT também ajuda as lojas tradicionais a modernizar suas operações, gerenciando melhor estoques com tecnologias como “prateleiras inteligentes”, reduzindo o encolhimento e simplificando a cadeia de suprimentos.
  3. O comércio através do ambiente mistura a tecnologia IoT com lojas de varejo tradicionais para atrair consumidores mais jovens. A GlobalData prevê que o que é chamado de “Comércio Através do Ambiente” − combinando sensores e tecnologia de IA com o espaço físico associado a lojas de varejo − será o destino preferido para a Geração Z.
  4. Faróis iluminam o caminho para as vendas. Esses pequenos dispositivos Bluetooth podem enviar cupons de desconto, convites para eventos especiais e outras mensagens para smartphones próximos com os aplicativos certos instalados. Eles estão em uso há algum tempo, mas ainda têm um longo caminho a percorrer antes de alcançar seu potencial. Isso poderia ser um problema − ou uma oportunidade.
  5. No varejo dos carros, a IoT começa a rodar em carros autônomos. O próximo evento AutoMobility LA está explorando o papel do varejo em veículos autônomos. O conceito envolve uma plataforma de comércio de veículos, onde os consumidores podem comprar diretamente de seus veículos através de “uma experiência segura e conveniente de carro conectado, sem distração do motorista”, de acordo com um e-mail de um representante. Ideias incluem uma “carteira digital” para o veículo − um porta-luvas digital? − para que você não precise inserir suas credenciais para cada compra. Para Frederic, uma vez que os carros se tornem autônomos, as pessoas vão fazer tudo.
  6. Os dispositivos de IoT do consumidor estão melhorando. O autor escreve frequentemente sobre quantos dispositivos de IoT orientados para o consumidor são tão tolos, mal feitos e inseguros, que ameaçam diminuir o entusiasmo geral pela IoT. Bem, essa tendência continua rolando alegremente, mas nem todas as más notícias estão por aí. A lista anual de dispositivos conectados da Mozilla Foundation destaca itens que variam de invasões assustadoras de privacidade a outros totalmente impressionantes. É claro que cabe ao comprador determinar se dispositivos inteligentes, mas claramente excêntricos, como apanhadores de percevejos e sensores de fraldas, ajudam ou prejudicam nossa causa. Para obter uma lista de presentes recomendados da IoT, confira as opções da Stacy on IoT.

As seis tendências listadas aqui abrangem uma ampla variedade, desde o que você compra até a forma como é vendido, e até mesmo como as lojas funcionam, mas elas são apenas a ponta do iceberg − as tendências de varejo que podemos ver agora. Nos próximos meses e anos, procure a IoT para impulsionar mudanças ainda mais dramáticas no cenário do varejo, movendo as coisas em direções que ainda não conseguimos imaginar. E não diga que você não foi avisado.

Tags
Mais