Artigos

A função crítica de um ERP para empresas de Utilities

13/02/2023

• 1 min de leitura

Setor encontra na tecnologia uma oportunidade para abraçar novos índices de competitividade, reformulando etapas e otimizando processos

Por Paulo Ramos*

 

O segmento de utilities ocupa uma posição estratégica no país, isso é fato. A busca por alternativas que ofereçam ganhos de eficiência e confiabilidade surge como prioridade entre organizações da área. Os desafios são numerosos, e dentro de um contexto estrutural em que avanços acontecem a todo instante, manter uma postura de observância com ação pode ser determinante para que companhias de gás, energia elétrica, água, entre outros, aproveitem novas tecnologias e suas contribuições, de maneira significativa e alinhada com o mercado.

 

Seguindo essa linha de pensamento, um bom ponto de partida para expandir os horizontes estratégicos é entender como e onde a tecnologia deve ser introduzida. De acordo com um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), 76% das empresas de utilities possuem um plano de transformação digital, entretanto, ainda não visualizam o tema de forma estruturada, considerando etapas que envolvem a gestão em sua totalidade.

 

Essa complexidade justifica uma atenção especial à escolha de uma solução que atenda às necessidades apresentadas pelo negócio. O uso de um ERP (Software de Gestão Empresarial) desponta como uma opção viável e capaz de reinventar a governança em todas as frentes, deixando um passado de morosidade e baixo desempenho para trás.

 

Estabilidade e confiança para continuar em expansão

 

As mudanças propostas por meio da implementação de um ERP são processuais e culturais. Isso significa, na prática, readequar o capital humano dentro de um modelo de gerenciamento automatizado. Para empresas que apoiam seus moldes em sistemas manuais, a exemplo de planilhas, a margem para erros é muito maior, colocando a integridade e a continuidade dos procedimentos sob riscos evitáveis. Outro aspecto que pesa em favor de ferramentas digitais é a possibilidade de retirar tarefas repetitivas e exaustivas do dia a dia de profissionais capacitados, delegando-as à máquina. Como resultado, o ambiente operacional será simplificado, com menos entraves burocráticos e mais agilidade, gerando um aproveitamento inteligente da mão de obra e os próprios recursos disponíveis.

 

Além de assumir etapas cotidianas, o ERP traz clareza para a performance interna, da administração ao comercial — sempre com referenciais analíticos para melhores decisões. Por isso, investir na ferramenta correta com visão de futuro objeta soluções mais baratas e menos abrangentes.

 

Finalizando o artigo, é importante reforçar a revolução do setor de utilidades no Brasil, com abertura de mercado para o gás e energia, o marco do saneamento e outras frentes. Em relação ao apoio do ERP, é preferível que soluções de ponta sejam colocadas à serviço de um segmento em franco progresso. Certamente, são vários os impactos positivos que credenciam e enfatizam a relevância da tecnologia. No caminho por mais competitividade e disrupção, o momento nunca foi tão propício para se entrar de vez na era digital.

 

*Paulo Ramos é Head de SAP B1 na Actionsys.

 

Fonte: https://www.segs.com.br/seguros/367822-a-funcao-critica-de-um-erp-para-empresas-de-utilities

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X