Artigos

A importância da redução do peso regulatório para a expansão da internet das coisas no Brasil

05/09/2018

• 1 min de leitura

São Paulo, 03 de setembro de 2018 – A Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), representada pelo Diretor de Relacionamento, Gerson Rolim, participou da reunião para a tomada de subsídios referente ao item 35 da Agenda Regulatória da Anatel, relacionado à Internet das Coisas, que aconteceu na última sexta-feira, 31/08, na sede da Anatel, em Brasília/DF.

Rolim ressaltou a importância da decisão da Anatel por realizar uma Tomada de Subsídios relativa a esta fundamental reavaliação da regulação, visando a diminuir barreiras regulatórias à expansão das aplicações de internet das coisas e comunicações máquina-a-máquina, levantando questões extremamente relevantes para o setor e para os players envolvidos.

Segundo ele, a visão da ABINC é que a conectividade é a chave para o sucesso da implantação de Internet das Coisas (IoT). Assim, visto que o SMP (Serviço Móvel Pessoal) é um dos serviços mais apontados para a expansão dos serviços IoT, é de suma importância analisar se atual regulamentação dos serviços, principalmente dos de interesse coletivo, originalmente pensada em um contexto de comunicação entre pessoas (o que se reflete nas obrigações consumeristas e de qualidade) faria sentido para um ecossistema IoT.

“Um dos maiores gargalos para o avanço da conectividade da IoT nos negócios refere-se às taxas do FISTEL. Os valores atuais inviabilizam as soluções de Internet das Coisas, não apenas via satélite, mas também usando qualquer tecnologia sem fio”, disse Rolim.

A ABINC também compartilhou sua visão de que um equipamento IoT não precisa ser identificado por um recurso de numeração telefônica tradicional. A identificação em IoT deve, na verdade, ser idealmente baseada em padrões de endereçamento que venham a ser adotados para IoT internacionalmente. Assim viabiliza-se tanto a função tanto de fornecer conectividade, como de identificar este equipamento IoT na rede.
Por fim, Rolim reafirmou estar plenamente de acordo com a proposta de redução de carga tributária e revisão da numeração e endereçamento de estações constantes no Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) da Anatel.

No cenário tributário, a ABINC enfatizou que existe um limite para a arrecadação potencial em IoT. Se houver alíquotas altas, a popularização e altas escalas não irão acontecer. Abrir mão de alíquotas mais elevadas é o melhor caminho para gerar receitas indiretas. Se não for feito este investimento, o Brasil corre o risco de ser um dos poucos países relevantes economicamente no mundo a não desenvolver este mercado.
Agora a Anatel consolidará as sugestões em um novo documento, que deve ser debatido em uma reunião presencial no mês de setembro. A redação final será então colocada em Consulta Pública durante o mês de outubro de 2018.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X