Artigos

ABINC confirmou participação no CISO Forum Brazil 2022 para discutir desafios de segurança do 5G e LGPD

10/11/2022

• 1 min de leitura

O Brasil está preparado para os desafios de segurança que a implementação do 5G trará? Esse é o assunto que será apresentado pelo Yanis Stoyannis, líder do comitê de segurança da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) durante o CISO Forum Brazil 2022.

 

O evento alertou que apesar dos inúmeros benefícios provenientes da evolução das tecnologias digitais, como a entrada do 5G no Brasil, as organizações devem atentar sobre o crescimento dos riscos cibernéticos e enfatizar a segurança e a privacidade em toda iniciativa estratégica.

 

O Brasil está preparado para os desafios de segurança que a implementação do 5G trará? Yanis Stoyannis, líder do comitê de segurança da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e Diretor de Segurança Cibernética do Cliente na Ericsson para a América Latina, alertou que alguns aspectos oriundos do 5G, como a virtualização da rede e a sua abertura para novos modelos de negócio, totalmente díspares dos usuais, trarão novos desafios de segurança.

 

Esse foi o assunto apresentado pelo especialista durante o CISO Forum Brazil 2022, evento que reuniu entre os dias 18 e 20 de outubro, líderes de cibersegurança de importantes empresas do país, como Natura, Riachuelo, Accenture, Leroy Merlin, KaBuM!, Amazon Web Services (AWS), Gantech e WOMCY.

 

Além dessas, também estiveram presentes, EY, ITLTECH, Banco BMG, VALE, Brasilseg, Aliansce Sonae, Grupo Águia Branca e Ericsson.

 

Segundo o líder do comitê de segurança da ABINC, é “importante compreender não apenas os benefícios trazidos pelo 5G, mas entender os possíveis riscos e quais requerimentos de segurança e proteção de dados devem ser considerados nas iniciativas estratégicas de toda organização”. Em sua palestra, o especialista abordou aspectos de segurança que estão sendo considerados na construção do padrão 5G, ao endereçar diversas vulnerabilidades das gerações passadas.  O especialista alertou que estamos vivenciando a quinta geração da telefonia móvel que promete alavancar a humanidade para um novo patamar de evolução tecnológica. Para ele, não se trata apenas de proporcionar uma melhor experiência para usuários de serviços móveis, como uma maior velocidade na transmissão de dados que muito tem se falado na mídia.

 

“Pesquisas revelam que a Internet das Coisas (IoT) será alavancada nos próximos anos, impulsionada principalmente pela evolução das tecnologias de comunicação, como o 5G. IoT será amplamente adotada por diversos segmentos, como Agronegócio, Utilities, Cidades Inteligentes, Manufatura, Saúde, Mobilidade, dentre outros. Entretanto, a segurança da IoT ainda continua engatinhando, pois muitos aspectos de privacidade e proteção de dados não são implementados nos produtos, não são considerados nos projetos ou não vem habilitados por padrão, deixando aos usuários a responsabilidade pela configuração”, alerta Yanis Stoyannis.

 

Neste cenário evolutivo, o líder do comitê de segurança da ABINC ainda ressaltou que a segurança cibernética se tornará cada vez mais essencial em qualquer iniciativa tecnológica, pois um incidente cibernético poderá não apenas causar prejuízos financeiros ou operacionais, mas gerar riscos e danos à vida e a saúde das pessoas. As redes de telecomunicações, especialmente o 5G, se tornarão infraestruturas cada vez mais críticas para a sociedade e suas adoções devem ser levadas em consideração em todo projeto.

 

Outro membro da ABINC confirmado para esta edição do CISO Forum Brazil 2022 foi Marcos Sêmola, também membro do comitê de segurança da entidade, sócio e representante da EY Cybersecurity.

 

Sêmola foi responsável por conduzir o painel sobre a visão prática da Lei Geral de Proteção de Dados, a cooperação com a função de Segurança da Informação e a atuação do Encarregado (DPO), uma oportunidade, segundo ele, “para reunir os executivos da gestão de riscos de segurança da informação do Brasil para discutir boas práticas, projetar a função dos CISOs e destravar, em definitivo, os investimentos em cibersegurança na proporção dos riscos atuais de negócio. Precisamos investir na educação do mercado em geral, e dos líderes em particular”.

 

Para o líder, a ABINC desempenha um papel fundamental no mercado, através de iniciativas que visam a cooperação das organizações envolvidas na cadeia produtiva da Internet das Coisas (IoT) e na disseminação de conhecimento.

 

Dito isso, o CISO Forum Brazil 2022 teve uma importância fundamental para alcançar este objetivo, pois atrai executivos de todo o país interessados em melhor compreender os desafios de segurança.

 

Políticas de segurança, tecnologia, padrões, certificação, cases de sucesso e programas para acelerar a adoção cuidadosa das melhores práticas de segurança cibernética em nível regional e até global – esses serão os tópicos também abordados durante a conferência virtual, que contará com palestras e interações de experts em segurança da informação de grandes marcas.

 

Fonte: https://cryptoid.com.br/criptografia-identificacao-digital-id-biometria/abinc-confirma-participacao-no-ciso-forum-brazil-2022-para-discutir-desafios-de-seguranca-do-5g-e-lgpd/

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X