fbpx
ArtigosEm Destaque

ABINC destaca as prioridades de 2020 no IoT Networking Happy Hour de janeiro

No primeiro encontro do IoT Networking Happy Hour de 2020 a ABINC apresentou seu novo presidente, Paulo José Spaccaquerche mais conhecido como Paulo Spacca. Com 30 anos de experiência na indústria de tecnologia, Spacca assume a presidência da entidade pelo próximo biênio após duas gestões de Flávio Maeda.

Neste encontro o novo presidente apresentou as principais áreas onde pretende debruçar os esforços da associação. O foco inicial é dar continuidade ao Plano Nacional de IoT nas principais áreas: agro, manufatura, saúde, cidades inteligentes, jurídico, redes e educação.

Com a efetivação do Plano Nacional de Internet das Coisas em junho do ano passado, o passo seguinte é a criação de câmaras dentro de cada um dos setores prioritários. A ABINC possui cadeira nas câmaras de indústria e de saúde 4.0 que já iniciaram os trabalhos, e espera avançar nas demais áreas.

Entretanto, um ponto que não ficou devidamente claro após o decreto presidencial que efetivou Plano Nacional de IoT, trata-se da questão tributária. Segundo Spacca, isso tem dificultado a consolidação do ecossistema no Brasil. Um projeto de lei apresentado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), pode desonerar a IoT.

A PL 7656/17 zera o valor de taxas e contribuições incidentes sobre as estações móveis de serviços de telecomunicações que integrem sistemas de comunicação máquina a máquina. A proposta foi aprovada na Câmara e aguarda apreciação do Senado Federal.

Paulo Spacca, segundo da esquerda à direita, com a equipe comercial da Avatek, associados da ABINC, que marcaram presença no evento de janeiro.

Outro desafio para expansão da Internet das Coisas é a falta de mão de obra qualificada. Spacca apontou a carência de formação profissional e informou que desde o ano passado a ABINC está conversando com algumas instituições de ensino, e em breve algumas mudanças serão notadas.

Uma das novidades para este ano é a expansão da associação para outros estados. A entidade estará presente em outras cidades além de São Paulo para contribuir nos avanços dentro do ecossistema.  A regionalização da ABINC já está definida para as cidades de Brasília, Florianópolis, Fortaleza e Rio de Janeiro, e em breve também chegará a Belo Horizonte.

Também está em andamento a criação do conselho consultivo da ABINC, que contará com 6 membros. Este será o segundo conselho da entidade, que já contava com o conselho fiscal.

Por fim, Spacca lembrou da nova plataforma digital que está sendo desenvolvida para melhorar integração entre negócios e pessoas, a ABINC Conexão IoT, que também estará disponível neste ano.

“A Conexão IoT é uma forma de aproximar o ecossistema de desenvolvimento, reunindo agentes públicos e privados, conectando a academia, empresas, desenvolvedores e consumidores. O objetivo é conectar quem demanda uma solução com quem a desenvolve”, falou Spacca em entrevista ao IPNews.

Inscreva-se no IoT Networking Happy Hour de Fevereiro 2020

Estão abertas as inscrições para o IoT Networking Happy Hour de fevereiro, o nosso encontro mensal de networking, troca de ideias e fomento da comunidade de IoT.

As vagas são limitadas, não perca tempo e garanta a sua!

  • Quando: 19 de fevereiro de 2020
  • Hora: 19h00 às 22h00
  • Onde: IoT OpenLabs | Haddock Lobo, 595 – 8° andar, São Paulo
  • Valor associado ABINC: R$ 25,00 (cupom enviado por e-mail, caso não tenha recebido o seu, solicite para [email protected])
  • Valor não associado ABINC: R$ 50,00

Clique aqui para garantir a sua vaga!

Tags
Mais