Artigos

Agricultura de precisão com a Internet das Coisas

28/04/2020

• 1 min de leitura

A crescente demanda por alimentos somada aos inúmeros desafios do campo fez com que o setor buscasse o aprimoramento das técnicas utilizadas, e com a ajuda da tecnologia criou-se a agricultura de precisão. O método tem levado cada vez mais inovações para o campo, gerando inúmeros benefícios, como otimização das atividades e elevação da produtividade rural.

Na agricultura de precisão o campo é gerido metro a metro, a partir de informações precisas sobre o solo, umidade, temperatura, luz e etc. Desta maneira os insumos são aplicados em quantidade adequada no lugar e no momento correto. O método exige um alto grau de especialização e de profissionalismo por parte do produtor rural.

A introdução da internet das coisas no campo tende a aumentar os benefícios da agricultura de precisão, tornando as fazendas verdadeiramente inteligentes. Com a ajuda de sensores é possível automatizar o sistema de irrigação e monitorar as condições do campo à distância, por exemplo.

IoT no Agronegócio  

As culturas agrícolas necessitam de grandes quantidades de água, por isso é imprescindível o manejo adequado para evitar o desperdício. Com a ajuda de sensores posicionados no solo ó possível automatizar a irrigação para que apenas as áreas que apresentem demanda sejam irrigadas pelo tempo necessário, otimizando o trabalho, a energia e os recursos.

Proprietários de grandes fazendas de gado podem utilizar aplicativos de IoT sem fio para coletar dados sobre a localização, bem-estar e saúde de seus bovinos. Essas informações ajudam na identificação de animais doentes, para que possam ser separados do rebanho, impedindo a propagação de doenças. Os fazendeiros também podem localizar seu gado com a ajuda de sensores baseados na IoT, até mesmo o monitoramento de vacas prenhas já pode ser realizado de maneira exclusiva.

O uso de drones agrícolas também é um bom exemplo de como as novas tecnologias ganharam espaço no campo. O equipamento tem sido utilizado para ajudar no monitoramento da saúde das culturas, na irrigação, na pulverização, no plantio e análise do solo e do campo.

Graças ao uso de GPS integrado, os drones aéreos e terrestres se tornaram grandes aliados para realizar o diagnóstico da lavoura de maneira mais ágil. De maneira automatizada o equipamento coleta os dados importantes e retorna para o mesmo lugar de partida, sem que seja necessário ao agricultor percorrer quilômetros dentro de talhões. 

Outra vantagem da IoT no campo é a criação de estufas inteligentes, que não precisam de intervenção humana. Com a instalação de diferentes sensores o sistema autônomo da estufa realiza o controle da luz, água e de ventilação. Os dados são enviados para um servidor na nuvem permitindo o acesso e os ajustes quando necessários.

A tecnologia que permitiu a criação das cidades inteligentes também está possibilitando o desenvolvimento das fazendas inteligentes. Com mais dados sobre o seu negócio, o homem do campo está aumentando a produtividade das culturas ao mesmo tempo que trabalha de maneira mais sustentável. A IoT está cada vez mais inserida no agronegócio, contribuindo para aumentar a competividade dos pequenos aos grandes agricultores.

Referências: IoT for All, Agrolink, Afnews

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X