Artigos

Arduino apresenta uma maneira para projetar hardware de IoT com código baixo

19/02/2020

• 1 min de leitura

Por Dean Takahashi

A Arduino apresentou uma nova solução de código baixo para criadores de produtos que projetam hardware para a Internet das Coisas (IoT). Também revelou uma nova família de chips Portenta para uma variedade de aplicações de hardware.

A Arduino é a projetista de um microcontrolador de código aberto e agora a empresa deseja simplificar a criação de hardware modular para alimentar objetos do cotidiano inteligentes e conectados. Sua nova ferramenta permite que as pessoas projetem, construam, meçam e explorem vários protótipos em apenas um dia.

Isso significa que as empresas podem fazer todo o trabalho e iterar sem consultas caras ou longos projetos de integração. A Arduino fez os anúncios na CES 2020, a grande feira de tecnologia realizada em Las Vegas na semana de 5 a 10 de janeiro passado.

Milhões de usuários e milhares de empresas de todo o mundo já usam a Arduino como uma plataforma de inovação. As parcerias notáveis existentes da Arduino incluem Amazon, Arm, Bosch, Intel, Google, Microsoft e Samsung.

A Arduino se baseou nessa experiência em design sem atrito para permitir que as empresas conectem sensores remotos com rapidez e segurança à lógica de negócios em uma única plataforma de desenvolvimento de aplicativos de IoT.

Para dar suporte a essa plataforma, o hardware da Arduino já possui chips de autenticação de criptografia integrados e módulos de comunicação certificados, abrangendo Wi-Fi, BLE, LoRa, LTE Cat-M e NB-IoT. Equipados com poderosos microcontroladores ARM de 32 bits, eles estão prontos para qualquer implantação de IoT de baixa energia.

Muitas pequenas empresas reconhecem o valor da IoT, mas não dispõem dos recursos ou de orçamento de engenharia especializados necessários para projetos de IoT convencionais.

Essas empresas estão cada vez mais usando a Arduino como uma maneira de simplificar e acelerar suas implantações de IoT. O CEO da Arduino, Fabio Violante, disse em comunicado que a combinação de hardware IoT pronto para produção e serviços em nuvem seguros, escaláveis e fáceis de integrar permitirão inovações disruptivas.

Na CES 2020, a Arduino também anunciou a nova e poderosa família Arduino Portenta de baixa potência. Projetada para aplicações industriais exigentes, processamento de borda de AI e robótica, ela apresenta um novo padrão de interconexão aberta de alta densidade para suportar periféricos avançados. O primeiro membro da família é o módulo Arduino Portenta H7 − um ARM Cortex-M7 e Cortex-M4 de núcleo duplo rodando a 480 MHz e 240 MHz, respectivamente.

O módulo Portenta H7 é capaz de executar código Arduino, Python e JavaScript, tornando-o acessível a um público ainda mais amplo de desenvolvedores.

Charlene Marini, Vice-Presidente de Estratégia de Serviços de IoT da Arm, disse em comunicado que a solução ajudará os desenvolvedores da Arduino a desenvolverem dispositivos de IoT com segurança e facilidade e os levarão do protótipo à produção rapidamente. A disponibilidade geral está programada para fevereiro de 2020.

O novo módulo Arduino Portenta H7 já está disponível para clientes beta aqui. O programa beta é inicialmente direcionado a clientes empresariais e de pequenas empresas e a fabricantes profissionais.

Fonte: Venture Beat

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um filiado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS
DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner Full Service IOT - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner Plus IOT Home e Banner Power IOT - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner Power IOT Home e Banner Bussines IOT - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X