Artigos

As cidades inteligentes e a transformação da mobilidade urbana com o 5G

14/11/2022

• 1 min de leitura

A tecnologia 5G definitivamente marcará a próxima geração de dados móveis, com ultra rapidez na conectividade, maior estabilidade e alcance e menor latência, sendo que seus benefícios irão impactar a vida das pessoas e praticamente todos os setores da economia. 

 

A transformação das cidades inteligentes, ou ‘smart cities’, tornará a vida mais simples e fácil, com a implementação do 5G em semáforos, placas, avenidas e estradas, permitindo a conexão com os veículos por meio da inteligência artificial. Carros, ônibus e caminhões autônomos, elétricos ou compartilhados, serão realidade, bem como a comunicação dos veículos entre si, permitindo a criação de estradas inteligentes. Com isso, haverá uma maior e melhor gestão de aspectos como velocidades, fluxos viários, estacionamentos, ciclos de semáforos inteligentes com câmeras e sensores, rotas alternativas, economias de energia, diminuição de congestionamentos e prevenção de acidentes.

No setor de transporte, logística e mobilidade urbana, a evolução irá aprimorar a movimentação de cargas (com a automação no setor ferroviário) e pessoas, com mais velocidade, segurança e desempenho. Na era do 5G, a mobilidade será um dos setores mais beneficiados. Veículos elétricos e automatizados necessitam de menor latência para que possam se comunicar em uma velocidade ideal. Entre as possibilidades, poderemos ter veículos trocando informações com pedestres, ciclistas ou dispositivos próximos, utilizando uma infraestrutura de apoio projetada para esta finalidade ou em comunicação com a rede de telefonia celular. Já imaginou uma pista de rodovia dedicada para o escoamento de produção, ao mesmo tempo em que se transforma em um ‘rodovia de dados’?

 

 

Na área de micromobilidade, a tecnologia pode aprimorar ainda mais as cidades a organizar melhor os deslocamentos de bicicletas, patinetes e motos elétricas, por exemplo, para que estes sejam melhor integrados ao fluxo de pessoas e outros veículos. Ou ainda, ajudar as pessoas a identificar parquímetros ou estacionamentos próximos por meio de um aplicativo no celular? Por que não pensar em um aplicativo como o Waze voltado para esse tipo de transporte, capaz de calcular o melhor trajeto e possíveis obstáculos em distâncias curtas? Os carros autônomos individuais poderão se beneficiar, por exemplo, de rotas inteligentes e aproveitar estações de carregamento de bateria.

 

Em um futuro, poderemos imaginar menos veículos em circulação, deslocamentos mais inteligentes e um melhor gerenciamento do trânsito e do transporte de forma geral, o que acarretará ganhos significativos em tempo, produtividade e qualidade de vida para as pessoas. 

 

Nos serviços públicos, sensores distribuídos pelas cidades, utilizando a comunicação via 5G, poderão auxiliar bombeiros a analisar a estrutura de prédios em chamas por meio de realidade virtual e ambulâncias a utilizar os dados de smartwatches dos pacientes. Redes de energia elétrica serão capazes de gerenciar o fluxo e o consumo com maior eficiência e economia. Serviços de emergência poderão responder com mais rapidez a chamadas. 

 

E não podemos nos esquecer de que inteligência e sustentabilidade andam lado a lado. De acordo com um estudo da McKinsey, publicado em 2018, a aplicação de tecnologia nas cidades pode reduzir a emissão de gases do efeito estufa entre 10% e 15% e o consumo de água até 30%. Outro dado interessante mostra que carros elétricos são melhores para o clima em 95% do mundo. Um outro estudo indica que, se nas principais cidades do mundo uma parte dos veículos fosse elétrico, a emissão de CO2 global seria menor em até 1,5 giga toneladas por ano.

 

O aproveitamento eficiente dos recursos naturais ajuda a transformar uma cidade em ‘smart city’. A criação e gerenciamento de espaços verdes e de lazer, índices de qualidade da água e do ar, emissão de gases, gestão de resíduos são alguns aspectos que podem ser beneficiados com a evolução tecnológica, a Internet das Coisas e a aplicação de inteligência artificial.

 

Os horizontes de aplicação são amplos e não é utópico pensar que seria possível mudar o patamar da estrutura de pequenas ou médias cidades brasileiras utilizando as possibilidades da tecnologia e dados, impactando áreas como educação, saúde e segurança (com câmeras em postes dotadas de IoT e wifi) e, consequentemente, gerando empregos, serviços e desenvolvimento. Um estudo do BNDES aponta que o Brasil poderia ter ganhos de até US$ 27 bilhões até 2025 com a adoção dessas aplicações. 

 

Por se tratar de um universo de grandes operações, é preciso realizar investimentos, e de forma inteligente também, envolvendo todos os setores da sociedade, Governo, entidades públicas e empresas privadas. Pois estima-se que o 5G e suas tecnologias associadas criarão mais de US$ 22 bilhões em oportunidades no nosso país até 2024.

 

De acordo com um artigo publicado pela revista Veja, o futuro representará uma integração sem precedentes entre o aspecto humano e a tecnologia. Se no passado, o 3G teve papel fundamental na democratização do uso da internet móvel, o 5G ficará marcado como um pilar da transformação do mundo na forma como vivemos e o conhecemos. Temos um grande mundo novo bem à nossa frente. Cabe a nós decidir como queremos desfrutá-lo e o que faremos para garantir uma infraestrutura compatível com a complexidade do novo sistema.

 

   *Thomas Bittar é cofundador da Indicator Capital.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X