Artigos

Ásia avança em pesquisa com 6G que poderá chegar a uma velocidade de 11Gb/s

03/09/2020

• 1 min de leitura

Na última semana cientistas surpreenderam o mundo ao apresentar o primeiro chip 6G com capacidade para transmitir dados a uma velocidade de 11Gb/s (gigabits por segundo). O chip foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura e da Universidade de Osaka, no Japão. A tecnologia supera em muito o 5G, ainda em implementação em parte do mundo.

Esse ganho de velocidade foi alcançado porque o chip utiliza frequências de rádio na faixa de terahertz (THz). Com isso, o componente permite redes capazes de transmitir 1,3 GB/s (gigabyte por segundo). Ainda não é possível afirmar como o 6G será aplicado, mas estudos para o desenvolvimento da tecnologia avançam na Ásia.

Informações divulgadas pela Coreia do Sul mostram que o país finalizou a etapa de planejamento inicial para a sexta geração de rede móvel e já possui um calendário de desenvolvimento e pesquisa. A partir do próximo ano o país investirá 200 bilhões de won (aproximadamente US$ 168 milhões) em seis áreas estratégicas, destas cinco participarão do projeto piloto que será iniciado em 2026. São elas: saúde remota e digital, conteúdo imersivo (como reuniões a partir de holografias), carros autônomos ou voadores, cidades inteligentes e fábricas automatizadas.

Na China, uma gigante da tecnologia está liderando os estudos para o 6G, enquanto o Governo japonês firma parcerias com empresas nacionais para avançar nas pesquisas. Os países que estão liderando os avanços com a tecnologia esperam comercializar a rede entre 2028 e 2030.

Enquanto o futuro não chega, o presente também parece ser algo longe na linha do horizonte. As redes 5G operam em mais de 300 cidades em 34 países, mas o Brasil ainda vê a tecnologia como um sonho distante. O leilão das frequências 5G está marcado para 2021, isso se não ocorrer algum atraso. Até lá, não é possível grandes investimentos na rede.

No entanto, há alguns gargalos que precisam ser resolvidos antes mesmo do leilão do 5G. Em um artigo publicado no Tecmundo, Marcos Ferrari, presidente-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), aponta que é preciso mitigar as eventuais interferências do 5G com os serviços de parabólicas, reduzir a carga tributária sobre os serviços de telecom e reduzir a burocracia para concessão de licença para instalação das antenas.

A licença para instalação de antena pode demorar mais de um ano para ser aprovada e o problema deve só aumentar com o 5G, pois ele exige ao menos cinco vezes mais antenas do que o 4G. Ferrari afirma que há mais de R$ 2 bilhões em investimentos represados para os municípios aguardando a concessão de licença.

Referências: TechTudo, Tecmundo, Tecmundo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um filiado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS
DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner Full Service IOT - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner Plus IOT Home e Banner Power IOT - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner Power IOT Home e Banner Bussines IOT - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X