fbpx
ArtigosEm Destaque

Automação residencial mais acessível com a IoT

A indústria sonha e concomitantemente vive os avanços tecnológicos em sistemas com base em Internet das Coisas (IoT). Grandes empresas e até mesmo startups já saíram na frente desenvolvendo soluções para o mercado industrial e também para as residências dos consumidores, com foco naqueles mais entusiasmados por um ambiente tecnológico.

A automação residencial, que já foi um artigo de luxo para imóveis destinados a um público mais seleto, está cada vez mais acessível graças ao desenvolvimento da IoT. Hoje já se encontra disponível no mercado nacional centenas de produtos inteligentes com usabilidades diferentes. Listar todos pode ser algo complexo, mas os mais populares são: lâmpadas, tomadas, câmeras, assistentes virtuais, robôs que limpam a casa, ar-condicionado, geladeiras e etc.

Até pouco tempo automatizar uma residência do zero além de oneroso, era algo complexo, necessitando a contratação de uma empresa especializada para a instalação de todo o sistema. No entanto, a popularização dos produtos inteligentes no Brasil ganhou ainda mais força com o retorno da chinesa Xaiomi em 2019 – ou talvez com a chegada de seus produtos, que já haviam conquistado os consumidores brasileiros, acostumados a comprar em outros países através da internet.

Empresas nacionais também estão atentas a esse mercado. A Positivo Tecnologia, que dedicou seus trinta anos a fabricação de equipamentos de informática, diversificou seu portfólio apostando também em IoT. Os gadgets chegaram ao mercado com preços acessíveis, concorrendo diretamente com gigantes do setor de eletrônico.

Uma das principais características desses produtos inteligentes é que muitos deles podem ser configurados e operados através do smartphone, mesmo que o usuário esteja a quilômetros de distância de sua residência. Dessa maneira é possível, por exemplo, agendar o acionamento das luzes de casa para seu pet, ou em caso de viagem, quando se quer manter a impressão de que há alguém em casa.

E quando você vai receber os amigos em casa e já quer preparar o ambiente para uma experiência mais acolhedora? Com uma geladeira inteligente seria possível conferir quantas bebidas há disponível e até mesmo programar o acionamento do ar-condicionado minutos antes de chegar em casa. E se você tem fitas de led ou lâmpadas inteligentes poderia incrementar ainda mais o ambiente para melhorar a experiência dos convidados.

Ainda que algumas funcionalidades pareçam superficiais para a maioria dos consumidores, é possível encontrar o produto ideal para cada tipo de usuário e bolso. Muitas destas tecnologias podem ser encontradas a partir de R$ 100,00, o que já pode convencer o consumidor a iniciar um projeto básico de automação residencial. A verdade é que a tecnologia ganha nossas residências para melhorar o nosso conforto, tornando o ambiente único graças a aplicação de sistemas diferentes para atender as necessidades de cada consumidor.

Você trabalha ou possui uma empresa que desenvolve soluções de IoT para automação residencial?

Filie-se à ABINC e conte a sua história!

Associado da ABINC tem como benefícios:

+ Preços promocionais nos eventos da associação;

+ Ter acesso às demandas e necessidades de IOT do mercado (empresas e governo);

+ Networking com todo o ecossistema de IOT ABINC;

+ Ter seus casos de sucesso em IOT divulgados para todo o mercado.

Quanto maior for a nossa comunidade, mais forte e representativo será o nosso setor. Participe!

Clique aqui e saiba mais.

 

Tags
Mais