Artigos

Avanços tecnológicos das cidades inteligentes

21/01/2020

• 1 min de leitura

O crescimento tecnológico em massa estende-se em todos os setores e influencia inovações em todos os mercados. E quando falamos de cidades inteligentes, o desenvolvimento tecnológico está possibilitando práticas sustentáveis mesmo nos locais mais movimentados do mundo.

Como maior eficiência energética, redução de poluentes e maior desenvolvimento de redes inteligentes estas cidades estão se tornando mais proeminentes e mais seguras, melhorando exponencialmente a qualidade de vida de seus cidadãos. À medida que as cidades se tornam mais inteligentes, tornam-se também mais habitáveis ​​e receptivas. Para especialistas, hoje estamos vendo apenas uma prévia do que a tecnologia poderia eventualmente fazer no ambiente urbano.

Embora a tecnologia de cidades inteligentes tenha como objetivo aumentar a qualidade de vida também há preocupações quanto aos riscos relacionados à privacidade e a segurança. Estes fatores foram essenciais para a criação da Aliança G20 que tem como objetivo promover o uso responsável e ético das tecnologias de cidades inteligentes.

Anunciados em junho de 2019 em conjunto com a Cúpula do G20 em Osaka, Japão, os 15 parceiros representam mais de 200.000 cidades e governos locais, empresas, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil. O Fórum Econômico Mundial atua como secretariado.

Entre inúmeros projetos para as modernas cidades do futuro, dois trabalhos ganharam destaque já no início de 2020 graças às inovações apresentadas. Um deles é o centro de mobilidade e transporte de cidades inteligentes, anunciado pela Continental, no Estado de Michigan, nos EUA.

Batizado de Smart City Mobility and Transportation Hub, o projeto está equipado com radares de curto e longo alcance da Continental. Esses sensores de radar foram implantados em várias plataformas de veículos ao longo dos anos e permitem funções como controle de cruzeiro adaptável, detecção de ponto cego, aviso de colisão direta, assistência na mudança de faixa e muito mais.

Essa combinação pode oferecer vários benefícios, como contar o número de veículos que entram e saem de uma zona específica para comunicar o número de vagas disponíveis aos veículos interessados. A solução também utiliza inteligência artificial (IA) para alertar os motoristas sobre os pedestres que planejam atravessar mesmo quando o veículo tem o direito de passagem.

No Japão, a Toyota divulgou seu plano para construção de um protótipo de cidade do futuro, chamada de Cidade Tecida. Projetada para ocupar 175 acres na base do Monte Fuji, a cidade será um ecossistema totalmente conectado, alimentado por células a combustível de hidrogênio.

Concebida como um “laboratório vivo”, a Cidade Tecida servirá de lar para residentes e pesquisadores em período integral que poderão testar e desenvolver tecnologias como robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial (AI) em um ambiente do mundo real.

A Toyota também destacou que as residências serão equipadas com as mais recentes tecnologias de apoio humano, como a robótica doméstica para ajudar na vida diária. As casas usarão a AI baseada em sensor para verificar a saúde dos ocupantes, cuidar das necessidades básicas e melhorar a vida diária.

Associado da ABINC tem como benefícios:

+ Preços promocionais nos eventos da associação;

+ Ter acesso às demandas e necessidades de IOT do mercado (empresas e governo);

+ Networking com todo o ecossistema de IOT ABINC;

+ Ter seus casos de sucesso em IOT divulgados para todo o mercado.

Quanto maior for a nossa comunidade, mais forte e representativo será o nosso setor. Participe!

Clique aqui e saiba mais.

Referência: Enterprise IoT Insights

Imagem cortesia da Continental

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X