Artigos

Cidades inteligentes dependem de infraestrutura de telecomunicações, diz pesquisadora

30/11/2022

• 1 min de leitura

A chave para a infraestrutura de cidades inteligentes é a infraestrutura de telecomunicações. A conectividade é o que torna possível o monitoramento de diversas atividades, que geram dados e a consequente criação de políticas públicas mais efetivas e de novos serviços, segundo Ana Carolina Benelli, pesquisadora do ITS Rio. Os dados, quando colocados à disposição da população, também tem o potencial de empoderar o cidadão.

 

Benelli participou do evento promovido pelo Movimento Antene-se na manhã desta quinta-feira, 29. Ela explicou que a expectativa para o 5G nas cidades é que 55% dos dados sejam coletados por dispositivos de Internet das Coisas (IoT). “Esse é um fator importante para apoiar na cocriação de soluções urbanas”, disse. A conectividade permite o monitoramento por meio de medidores inteligentes, iluminação pública e tráfego inteligente, por exemplo. Com as informações, é possível fazer o gerenciamento inteligente de energia, reduzir o desperdício e tornar o investimento público mais eficiente. Se um bairro está com um vazamento de água, por exemplo, a administração pública pode ser mais assertiva ao diagnosticar a origem do problema e em resolvê-lo.

 

Outro fator importante nas cidades inteligentes é que os dados estejam abertos para os cidadãos. “Gera empoderamento do cidadão, que vai poder ter maior participação da vida urbana, ele vai poder ter a possibilidade de crescimento”, comentou a pesquisadora. Ela citou o exemplo de Londres que, em 2018, colocou 80 conjuntos de base de dados à disposição dos cidadãos. Com isso, foram criados aproximadamente 600 aplicativos e 42% dos londrinos utilizaram esses novos serviços. Ou seja, gerou empregos e impulsionou a economia.

 

“A gente tem que passar de um governo que era centrado na informação para orientado a dados, de um governo que tem ‘acesso à informação’ ao ‘aberto como padrão’”, defendeu.

 

A posição de Benelli está de acordo com o que definiu Paulo Spaccaquerche, presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc). “Uma cidade inteligente é aquela que entrega tecnologia e usa o que ela tem de melhor para melhorar a vida das pessoas físicas e jurídicas”, disse o executivo. Ele também ressaltou que o conceito de cidade inteligente inclui tanto áreas urbanas quanto rurais.

 

A Abinc é uma nova associada do Movimento Antene-se, que se propõe a ajudar os municípios a adequarem suas leis à Lei Geral de Antenas. As torres e antenas são a principal infraestrutura que garante uma boa conectividade.

 

Também participaram do evento Luciano Stutz, porta-voz do Movimento Antene-se; Sergio Sgobbi, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom; Caio Cristófalo, Gerente de Investimentos e Competitividade do InvestSP; e Karla França, analista técnica em Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional dos Municípios.

 

Fonte: https://dplnews.com/cidades-inteligentes-dependem-de-infraestrutura-de-telecomunicacoes-diz-pesquisadora/

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X