Artigos

Gestores de TI devem se preparar para tecnologias emergentes

16/01/2023

• 1 min de leitura

Por André Martins*

 

É evidente que a IoT bate na porta dos gestores de TI há algum tempo, mas de maneira desordenada e sem integração. Atualmente, temos uma oferta bem abundante de redes preparadas para essa tecnologia. Essas redes existentes permitem a implementação de grandes e relevantes projetos de IoT, que essencialmente caracteriza-se por um conjunto de tecnologias (hardware, software, network, cloud, machine learning e inteligência artificial, por exemplo).

 

Com isso, as empresas já conseguem dar o primeiro e maior passo rumo à transformação digital, reduzindo seus custos operacionais, otimizando seus estoques, aumentando sua margem e, principalmente, garantindo mais segurança aos seus colaboradores. Essas soluções tecnológicas auxiliam as empresas a se destacar no mercado e garantir o sucesso nos seus negócios.

 

A melhor maneira dos gestores de TI se prepararem para essa avalanche de soluções de IoT que estão chegando por aí é se capacitar nas novas tecnologias e inserir um requisito fundamental às suas solicitações: integrabilidade. Possuir um corpo técnico capaz de gerenciar seus prestadores de serviços na correta verificação do mapeamento do processo produtivo e seu planejamento de conversão manual/analógico para automatizado/digital, passando pela arquitetura da solução de IoT (hardware, software e network) e entrega da inteligência (gêmeo digital, machine learning e inteligência artificial), é fundamental para uma boa jornada rumo à transformação digital de sucesso.

 

Podemos observar no estudo global “Top Strategic IoT Trends and Technologies Through 2023”, realizado pelo Gartner, que até o próximo ano haverá mais de 43 bilhões de dispositivos conectados à internet. A pesquisa “Transforma Insights” revela que a IoT será o futuro para diversas tecnologias. As conexões globais crescerão de 11,3 bilhões para 29,3 bilhões até o final de 2030, com ênfase para o 5G.

 

As novas tecnologias de rede que chegaram ao Brasil em 2022, especialmente o 5G, trazem benefícios específicos que permitem novas funcionalidades ao IoT. A capacidade de transmissão de dados aumenta em torno de 100 vezes comparado com as tecnologias anteriores, possibilitando o envio de informações mais pesadas, como imagens de vídeo de alta resolução e realidade aumentada.

 

Além disso, o número de dispositivos por célula 5G aumenta em torno de 1.000 vezes comparado com o 4G, permitindo muito mais dispositivos IoT conectados do que o número atual. A latência do 5G é significativamente menor comparado com o 4G (1ms contra 15ms), possibilitando o uso do IoT em atividades até então impossíveis, como a gestão de carros autônomos, drones online e até telemedicina de cirurgia. Também existem outros “saltos tecnológicos” que ainda nem foram mapeados.

 

Sendo assim, o cenário apontado pelas pesquisas já pode ser observado no contexto brasileiro. As tecnologias emergentes alavancadas com o uso de IoT são uma tendência que não pode ser ignorada pelos gestores de TI do Brasil. Se preparar para essa nova realidade é um desafio, que deve ser superado com integrabilidade entre as equipes. A emergência desse cenário destaca a crescente necessidade de corpo técnico especializado na área de tecnologia no país. Sendo assim, investir em times capacitados também é uma necessidade a ser observada pelos gestores de TI.

 

*André Martins é líder do Comitê de Redes da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X