Artigos

Hospitais utilizam IA para mitigar a transmissão do novo Coronavírus entre os profissionais de saúde

16/07/2020

• 1 min de leitura

Profissionais de saúde estão trabalhando exaustivamente em todo o mundo para salvar a vida daqueles que foram contaminados pelo novo coronavírus. Verdadeiros heróis neste esforço de guerra, os profissionais da saúde relatam um cenário angustiante para salvar a vida dos enfermos. Há muito estresse no ambiente hospitalar, e a saúde mental destes trabalhadores passou a ficar comprometida.

E o que é ainda pior, aqueles que estão na linha de frente do combate à pandemia também se tornaram uma das principais vítimas da doença, sendo milhares de profissionais contaminados pela Covid-19. Especialistas em contaminação viral acreditam que, mesmo utilizando EPIs especiais – isso quando disponível – os trabalhadores da saúde estão expostos a uma grande quantidade de vírus, tornando a capacidade de transmissão maior, assim como a gravidade da doença.

Estudos preliminares realizados em países diferentes indicam que o coronavírus contamina entre 4% e 12% da força de trabalho da saúde. No entanto, os números podem variar muito em cada país. Segundo a BBC Brasil, no Reino Unido há hospitais com mais de 50% da equipe de algumas áreas doente. Sem controle, os hospitais podem se tornar centros de disseminação da Covid-19.

Diante mais esse desafio, autoridades do setor e empresas de tecnologia somaram esforços para mitigar a transmissão da doença em hospitais e unidades de saúde. Sistemas inteligentes conectados a uma rede de compartilhamento de dados e suporte com inteligência artificial (IA) estão tornando a nova rotina dos profissionais de saúde menos exaustiva, desde a triagem dos pacientes a avaliação dos casos prioritários em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A avaliação precisa de risco é fundamental na hora de determinar os sintomas daqueles que buscam atendimento médico. Para aliviar a demanda por atendimento a Microsoft, em parceria com uma das maiores redes hospitalar dos EUA, criou uma ferramenta de triagem por chatbot capaz de diferenciar rapidamente aqueles que estão com sintomas da Covid-19 e aqueles que estão com sintomas de doenças menos graves. Apenas na primeira semana a ferramenta atendeu mais de 40 mil pacientes.

Na Florida (EUA), um hospital esta utilizando câmeras capazes de fazer varredura termina facial, detectar suor e descoloração daqueles que passam pela entrada, para isolar os pacientes com sintomas do coronavírus. O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, está utilizando IA para agilizar o diagnostico de coronavírus. O algoritmo foi desenvolvido em parceria com cientistas da Universidade de São Paulo (USP).

Outras iniciativas foram tomadas, como o uso de um intérprete de tomografia computadorizada orientado por IA que identifica o Covid-19 quando os radiologistas não estão disponíveis. E robôs inteligentes para entregar remédios e alimentos aos pacientes. Estas medidas adotadas por hospitais na China, como forma de aliviar a exposição dos profissionais ao coronavírus. 

A Inteligência Artificial está colaborando para preservar a vida dos profissionais de saúde e salvar a vida daqueles que mais necessitam dos cuidados médicos. Ainda que a tecnologia possa auxiliar as tomadas de decisões, ela não exclui o atendimento humano nas redes hospitalares.

Referências: The Wall Street Journal, Tribuna de Minas , Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X