fbpx
ArtigosEm Destaque

IOT Day 2019 é comemorado com muita troca de experiências e networking

Ocorreu na última terça-feira dia 09 de abril de 2019 o IOT Day 2019, evento em formato de happy hour promovido pela ABINC em parceria com a Bandtec Digital School e o IOT Open Labs.

#IoTDay é um convite aberto à Comunidade da Internet das Coisas para organizar um evento, um almoço, uma conversa na sua região sobre o que é a #IoT e o que isso significa na vida cotidiana para todos nós. Ele foi criado pelo IOT Council e esse ano acorreram encontros em mais de 50 cidades ao redor do mundo: https://www.iotday.org/.

Nós da ABINC estamos muito felizes em ver que a IOT já não é mais apenas uma tendência e que de fato está acontecendo, o que nos dá confiança em seguir com o trabalho de fomentar o mercado e defender os interesses de nossos associados e parceiros, frente às esferas pública e privada.

Nas palavras de Flávio Maeda, presidente da ABINC, “pelo fato de estarmos com o foco de apresentar casos reais de Internet das Coisas sendo aplicados pelas empresas, nada melhor do que ter celebrado o IOT Day no IOT Open Labs com várias empresas que estão investindo pesado em IOT com casos reais e com os seus parceiros, que formam um ecossistema já amadurecido com empresas como a American Towers, Everynet e Bandtec, cobrindo todas as áreas de infraestrutura, tecnologia e educação, além dos parceiros de soluções que fizeram apresentações. É a ABINC fortalecendo este ecossistema mais uma vez, favorecendo o networking de todas as pessoas que compareceram.”

Paulo Spacca, vice-presidente da ABINC, complementa lembrando que das empresas que estiveram presentes, mesmo as que não são associadas da ABINC, aproveitaram para comparecer e observar o que está acontecendo no mercado, como o Metrô de São Paulo que esteve presente procurando por soluções.

Aproveitamos a oportunidade para perguntar para alguns dos presentes o que eles acharam do evento e da importância da ABINC em organizar e fomentar eventos sobre IOT para networking e troca de conhecimento. Confira abaixo algumas respostas e algumas fotos do evento.

Mário Verdi – CEO da Inventsys

“Eu acho superbacana porque a gente está falando de uma tecnologia que ainda não é vivenciada na prática pelas pessoas, então, o entendimento comum entre os players que estão participando desse mercado para trocar experiência e identificar os padrões para onde estão indo essa tecnologia. Eu acho muito importante quando isso chegar no mercado, chegar de uma forma estruturada, que as pessoas entendam, que elas consigam acessar esta informação e que não fiquem muito no tecnicismo, porque todo conhecimento quando está muito focado em cima de uma tecnologia às vezes chega meio “duro” para as pessoas. Então, acho que um evento como esse também desmistifica um pouco e ajuda as pontas a se conectarem e projetarem, talvez, as parcerias para construir este caminho de forma mais fácil.”

Klaus Diter Lacher – Diretor da KDL Iluminação

“É muito importante eventos que permitam você conhecer tecnologias e soluções diferentes para coisas que podem usar a mesma via de comunicação. Em busca disso que eu vim aqui conhecer as tecnologias, conhecer os concorrentes, pois existem concorrentes que trabalham com outras coisas diferentes das que eu já fabrico a 10 anos, mas o segmento e a linha são os mesmos e o raciocínio é o mesmo, onde a finalidade é a mesma. Então, o interesse da ABINC de juntar tecnologias é bastante importante para que mais pessoas conheçam estas tecnologias e disponibilidades de coisas que já estão no mercado.”

Fabiano Wiggers – Aexonis

“É muito bacana esta iniciativa, onde a gente vê que o ecossistema precisa se consolidar e de fato está se consolidando, mas este tipo de iniciativa realmente ajuda a aproximar as empresas, os desenvolvedores, as soluções, quem está no mercado. Então é muito bacana e muito positiva a iniciativa. Acho que é muito positivo o cenário da Internet das Coisas no país, a gente tem notado que a demanda vem aumentando muito, onde existe um grande interesse e uma grande procura das empresas e eu acho que temos dois grandes gargalos para que a Internet das Coisas realmente escale no país e no mundo também. O primeiro gargalo acho que a American Tower está ajudando a resolver, que é o problema da conectividade, onde a implementação da rede da LoRa pela American Tower no Brasil com os preços agressivos que vem praticando, ajuda a resolver bastante este problema da conectividade. O outro problema que vamos enfrentar agora, uma vez resolvida a questão da conectividade, são os devices e as aplicações e acho que é nisso que temos que focar um pouco. Produzir e ter esta disponibilidade dos devices, dos objetos para serem conectados, ter escala, ter volume para estes objetos e as aplicações que vem em cima disso”.

Guilherme Serafim – Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Everynet

“Acho que o mais importante de tudo o que vem acontecendo em relação à Internet das Coisas é conseguirmos saber o que tem de efetivo no mercado, as soluções e onde principalmente elas podem atuar. Então, hoje a ideia desse evento e do IOT Open Labs é justamente unir todas as partes dentro de um ecossistema e fazer com que esse próprio ecossistema se converse e façam negócios e que o mercado de IOT cresça cada vez mais. Acho que essa é a ideia.”

Sérgio Silvestre – CEO da LabRetail

“Bom, principalmente nesse dia né, é muito importante este tipo de evento. O networking hoje no nosso mercado é o que move e gera negócios, então a ABINC fazer este tipo de evento nada mais é do que cumprir com o seu papel, que é fomentar negócios, reunir quem faz e quem consome e trocar experiências. Então o evento foi muito bacana nesse sentido e já estou fazendo alguns contatos aqui também.”

Cristiano Rodrigues – Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Vermont-Rep

“É uma iniciativa muito importante, principalmente no momento em que a gente está, onde se fala muito sobre Internet das Coisas e onde se observa muito interesse, mas as coisas ainda estão começando a acontecer e as pessoas não sabem muito bem quem é que está fazendo e como está fazendo. Então, é um momento onde o ecossistema está se desenvolvendo e é um momento crucial para realizar eventos como esse para as pessoas se conhecerem. Mesmo um cara que pode estar geograficamente próximo de você e você nem sabia que ele fazia uma operação ou projeto que tem tudo haver com o que você está fazendo.”

Paulo Soares – Diretor de Operações da PSA Tech

“Eu acho que é extremamente importante trocarmos ideias, compartilharmos conhecimento e conhecermos pessoas e experiências diferentes nesse mundo novo chamado Internet das Coisas, onde temos surpresas a cada dia, inovações com novas ideias, novos sensores e meios de transmissão. Com tudo isso acontecendo, se não sentarmos e tirarmos um tempinho do nosso dia para virmos a esses eventos, a gente acaba ficando à margem de toda essa evolução e é meio como um tsunami que atropela a gente. Às vezes achamos que estamos conhecendo e chegamos aqui e vemos que já passaram a gente e já estão com novas ideias. Enfim, eu acho que é essencial se unirmos, trocarmos ideias e que tenham cada vez mais eventos como esse para a gente compartilhar.”

Livius Augustus – Especialista de Digitalização da Siemens

“Achei um evento muito pertinente porque são tecnologias que já estão sendo utilizadas, mas que acabam sendo novidade para muitas empresas. Por exemplo, na Siemens estamos procurando parceiros dentro de um ecossistema para montar soluções para os nossos clientes e através desse tipo de evento a gente consegue encontrar pessoas que tem ideias interessantes e que tem produtos prontos que podem se junta aos nossos e formar este ecossistema que é o que nós buscamos. Eu agradeço muito o convite.”

Não fique de fora do próximo evento da ABINC, inscreva-se agora no ABINC Summit – Conexão IOT e aproveite o valor promocional do 1º lote. Utilize o cupom IOTDESC5E para ter 5% de desconto adicional.

ABINC Summit

Veja algumas fotos do IOT Day 2019:

 

Tags
Mais