Segundo previsão da International Data Corporation (IDC), até 2025, haverá 41,6 bilhões de dispositivos conectados à internet (IoT – Internet of Things) gerando 79,4 Zettabytes (Zb) de dados. Com a adoção de tecnologias de comunicação cada vez mais velozes como a 5G, estes dados estarão disponíveis quase que instantaneamente.
É notório que, tanto pelo crescente volume de dados, quanto pelo aumento da velocidade de coleta de informações, as organizações têm cada vez mais condições de melhorar sua gestão e aumentar a agilidade com o apoio de soluções tecnológicas para a gestão dos processos de negócio.
Alguns exemplos de como uma solução BPMS (Business Process Management System) pode melhorar a eficiência dos processos:
- um equipamento voltado para a produção industrial sinaliza o desgaste e/ou a falha de um componente e, um processo de manutenção preventiva e/ou corretiva é iniciado automaticamente;
- um processo de aquisição de peças com uma fornecedora é iniciado automaticamente, sem intervenção humana, assim que identificada a inexistência ou insuficiência de peças no estoque.
Ferramentas de automação RPA (Robotic Process Automation) capturam e armazenam de forma automática e instantânea os dados gerados por sensores que poderão ser apresentados em um painel de controle para acompanhamento. Eventuais desvios e processos de tratamento são, respectivamente, identificados e acionados em tempo real.
A tecnologia Process Mining permite analisar os dados gerados por dispositivo IoT, identificando as tarefas de um processo de trabalho que efetivamente estão sendo realizadas, a fim de reduzir ou eliminar fatores limitantes em um ciclo de melhoria contínua.
Mais além, na busca por cidades inteligentes, uma solução de gestão e automação de processos pode promover a melhoria de serviços e redução de gastos em diversos segmentos fundamentais para a sociedade como saúde, educação, transporte e segurança.
Nesse cenário, o tratamento dos dados gerados por dispositivos de iluminação pública, transporte coletivo e equipamentos de unidade de saúde pode tornar os processos de manutenção mais efetivos. Os dados relativos a trânsito e segurança capturados podem agilizar a gestão de incidentes e emergências. A exploração deste crescente volume de dados gerados pelos dispositivos IoT com apoio e investimento em ferramentas de gestão e automação de processos de negócio permitirá tornar as organizações cada vez mais eficientes, com maior agilidade na produção de produtos/serviços, na redução de custos e na melhoria do atendimento aos clientes/cidadãos.
Para mais informações contate:
Carlos A. Bassi
(11) 99222-7411
cabassi@informsysconsult.com.br
Walmir Panelli
(11) 99141-9025
walmir@informsysconsult.com.br