Existem diversas tecnologias ganhando espaço e a cada dia se tornando grandes aliadas seja para empresas ou para pessoas físicas, como o IOT. Estamos na era onde um dos focos principais são tecnologias que agregam valor a saúde e bem-estar com uma união de homem e máquina. Como muitos acreditam sim a era da Industria 5.0 chegou, uma nova perspectiva sobre como a tecnologia influencia na vida das pessoas. Então vem entender melhor sobre essa tecnologia revolucionária.
O que é IoT?
A IoT (Internet of Things que conhecemos como Internet das Coisas) que se trata de um sistema que pode transmitir dados sem a interação humana, ou seja, qualquer coisa que pode se comunicar com uma rede de dados, através de um endereço de IP. Criada por Kevin Ashton que possuía a ideia de que os computadores pudessem captar dados sem que houvesse uma pessoa e com isso fazer diversas atividades. O que por muitos era considerado uma loucura. IOT que hoje está em praticamente todos os lugares veio mostrando que sim era possível.
Como funciona a IoT?
Sendo um ecossistema o IoT trabalha através de dispositivos inteligentes que são habilitados para web sendo computadores, sensores, hardware de comunicação que captam os dados e mandam direto para a nuvem que possibilita uma troca e agem como uma rede, ou seja, se comunicando um com o outro. Um dos grandes aliados do IoT é a Inteligência Artificial e também Machine Learning que tornam o processo de coleta de dados mais fácil e dinâmico. IoT trabalha em conjunto com algumas tecnologias além das citadas a Inteligência Artificial e Machine Learning como:
Nuvem:
Tendo uma ligação direta já pode pegar os dados da nuvem para melhor entrega
Conectividade:
A partir de diversos protocolos a internet facilita a conexão, tornando fácil a conversa entre nuvem, IoT e diversas inteligências
Sensores:
Trazendo uma forma mais acessível e tecnológica para empresas e pessoas no geral
Inteligência Artificial:
A IoT quando unido a IA torna bem mais atraente a experiência para uso doméstico ou outros;
Aprendizado de máquina:
Dando a possibilidade de captar dados da nuvem e gerando diversos insights de maneira rápida e fácil, embora seja mais avançado que a IoT um pode auxiliar o outro para melhor entrega.
IoT (internet das coisas) industrial, o que é?
IoT industrial se trata do uso dessa tecnologia em industriais, como para utilização de instrumentação e controle de sensores e dispositivos que jogam informações para a nuvem. Quando a tecnologia começou a crescer um dos setores que buscaram formas de agregar ela nos processos diários, podendo gerar assim melhorias a longo prazo, foi o industrial com isso a comunicação de máquina e máquina, tendo assim uma automatização e controle sem fio dos equipamentos.
Trabalhando junto com IA E Machine Learning, os setores industriais podem ter uma melhor entrega e garantir ainda mais segurança em seus processos. IoT tem uma forte ligação com a evolução das industrias 4.0 e 5.0, já que transita de forma clara por ambas gerando resultados satisfatórios.
A IoT se torna muito importante pois…
Um dos seus grandes usos é na automação residencial, transplantes como em humanos, animais, pode ser utilizada em cidades, grandes indústrias, setor agrícola e em empresas fornecendo em tempo real o desempenho, custos, logísticas, prestação de serviços, em hospitais para cirurgias, monitoramento e gerando uma grande economia. Ajudando também em operações que possuem trabalho em longa escala, ou seja, uma empresa consegue tem um maior controle sobre as ações tomadas.
Benefícios para:
Agricultura
Logística
Residência
Automobilística
Hospitais
Cidades
Aviação
Empresas no geral
IOT para as empresas:
Quando falamos sobre IoT algo que muito se ouve é sobre os impactos positivos, muitas empresas têm como foco trazer a tecnologia cada vez mais diária em seus processos.
Vantagens afinal o que muda se você trouxer a tecnologia IOT para sua empresa?
- Uma fabricação de forma mais inteligente, ou seja, um processo que anteriormente levava muitos dias e um processo muito demorado com o IoT passa a ser muito mais rápido e demandando menos esforço humano.
- Melhor entrega Comercial onde tem a melhora de insights já que traz uma melhora no gerenciamento de negócios, as operações conseguem ser mais produtivas.
- Uma melhor conexão o que melhora a possibilidade de fechamento de negócios em ambiente físico ou digital.
- Automatização garantindo uma entrega de ponta e intuitiva.
- Com IoT você consegue levar a sua empresa para uma nova era, quando falamos de tecnologia é sobre ver o todo, com o IoT a automatização se mostra mais eficaz e garante benefícios de curto e longo prazo.
Desvantagens do IOT:
Assim como existem diversos benefícios a Iot possui algumas desvantagens que é importante você saber, como por exemplo:
Privacidade:
Já que com o avanço da tecnologia os dados de cada usuário acabam ficando disponíveis pela rede, e por se tratar de uma internet que se conecta as coisas acaba sendo mais uma ferramenta para os Hackers roubarem informações.
Falha nos protocolos de segurança:
Os protocolos e precauções tomadas para estas ações ainda não são % efetivos, deixando diversas brechas no sistema.
Excesso de confiança:
Nos dias de hoje onde literalmente tudo encontramos nas redes, o que acreditam tornar as pessoas preguiçosas já que tudo pode ser feito com a IoT.
Falta de pesquisas:
Alguns pesquisadores afirmam que o excesso de informações, ou seja, quando passamos a confiar em excesso nas informações que ficam disponíveis e nem sempre são reais.
Crescimento no desemprego:
Com o crescimento da IoT o desemprego tende a aumentar em áreas especificas já que será ainda mais fácil a utilização de maquinas, sem a necessidade de mão de obra
A IoT pode ser o avanço em diversas áreas e trazer facilidades em diversos temas, mas ainda assim é necessário ter atenção com alguns pontos que vão ter uma melhoria considerável nos próximos anos.
Fonte: https://navita.com.br/blog/o-que-e-iot-internet-das-coisas/