Artigos

IoT: mais que conectividade, é eficiência operacional para Utilities

13/07/2022

• 1 min de leitura

Muitas pessoas ainda acreditam que o principal conceito de IoT (Internet das Coisas) é ter dispositivos de todos os tipos conectados. Na verdade, ele vai muito além disso e tem como principal diferencial a transformação de dados em informações.

 

Mais do que conectar dispositivos, uma solução de IoT gerencia atividades e permite a transferência segura de informações para uma análise eficiente dos dados obtidos, visando transformar estes dados em ferramentas para traçar estratégias de negócio mais assertivas. Em um contexto global cada dia mais conectado, estas soluções permitem que cidades, meios de transporte, imóveis e setores como o industrial, Utilities e varejo, entre outros, tornem-se mais conectados, inteligentes e mais eficientes.

 

Explicando assim pode parecer uma realidade ainda distante, mas não é demais lembrar que, segundo o estudo IoT Snapshot da Logicalis, 57% das empresas brasileiras já possuem pelo menos uma iniciativa de IoT. E mais: 42% das empresas no Brasil planejam investir em projetos de IoT nos próximos 18 meses, e quando comparamos o volume de investimento em 2021 com os montantes de 2020, 46% dos entrevistados brasileiros relatam crescimento.

 

Se já é factível no mercado em geral, no setor de Utilities o uso de IoT tem se mostrado uma realidade há algum tempo e isso com os mais diversos tipos de uso. Na área de segurança, por exemplo, com soluções de monitoramento, em tempo real, do trabalhador a fim de aumentar sua segurança por meio de identificação de atos inseguros, como: entrada em áreas de risco, corrida em local operacional, trabalho em altura, incidentes de quedas, desmaios e pedidos de socorro.

 

No setor de energia, por exemplo, também há o monitoramento do consumo de energia elétrica, que com a utilização de medidores inteligentes é possível monitorar o consumo dos usuários e coletar automaticamente dados precisos, que podem ser usados para conformidade regulatória.

 

Também é possível ver a presença de soluções de IoT no monitoramento de ativos e equipamentos de manutenção, melhorando a gestão do inventário. Ou ainda na utilização de sensores para monitorar vibração, temperatura e umidade, ajudando a prever eventuais falhas antes que ocorram.

 

Entretanto, o maior desafio das organizações na expansão da adoção de soluções de Internet das Coisas dentro de seu ambiente é a necessidade de integração não apenas dos dispositivos, mas também com o legado. Muitas estão percebendo que esta integração é fundamental para a transformação de dados em informações efetivas para o negócio e, para que esta integração seja feita da forma mais simples, estão apostando em plataformas de IoT fornecidas por parceiros especializados.

 

Estamos falando de uma plataforma que funcione como uma base horizontal, permitindo incorporar soluções de IoT ponta a ponta, com governança, segurança, disponibilidade e escalabilidade garantidas. Ao adotar estas plataformas, as empresas contam com uma série de diferenciais sobre aquelas que tentam desenvolver integrações individualizadas para cada solução.

 

Primeiro, aceleram a criação e soluções comerciais verticais e customizadas. Depois, aceleram também o desenvolvimento e a integração de aplicativos de IoT, permitindo a conexão e a centralização de dados de diferentes fontes: sensores, sistemas corporativos e operacionais. Por fim, passam a contar com a capacidade de automatizar os resultados de negócios por meio de mecanismos de análise.

 

São estas características que garantem cases de sucesso como o de seu uso para gestão energética, trazendo benefícios como aumento da visibilidade e identificação do uso ineficiente de energia e possíveis problemas; melhora das operações e redução do uso de energia, custo e do impacto no meio ambiente; e visualização de dados reais de uso possibilitando a negociação de melhores preços em seus contratos de compra de energia.

 

Texto por: Vivian Heinrichs

Fonte:Digitizeme

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X