Em uma das palestras da ABINC Summit, o público presente pode conhecer mais de perto o projeto da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, que utiliza a internet das coisas (IoT) para monitorar a qualidade do serviço de abastecimento de água.
O case apresentado pelo Subgerente de Pesquisa em Tecnologia Aplicada, Altamar Alencar Cardoso, utiliza sensores para monitorar a pressão da água na rede de distribuição. Desta maneira é possível identificar rapidamente anomalias que podem acarretar vazamentos ou aumento da pressão, elevando assim o custo de energia.
Além da falta de água, problemas na rede de abastecimento podem ter consequências graves, podendo abrir crateras em ruas e afetar a estrutura de residências próximas. O monitoramento preciso da rede gera economia para a empresa responsável, assim como eleva a satisfação do cliente, que poderia ficar desabastecido por muito tempo.
O sistema criado pela CAGEPA utiliza dispositivos instalados em pontos estratégicos na rede de abastecimento, conectados a um servidor através de uma nuvem privada. As informações são enviadas para uma central responsável por analisar cada dado gerado.
Altamar revelou que, na nova fase de otimização, a companhia irá investir em inversores que serão aplicados direto na rede de distribuição para manter a pressão das válvulas controladoras. Isso porque, hoje, a empresa não possui atuadores diretos conectados integrados por IoT para manter a qualidade da pressão no sistema de abastecimento.
A apresentação do projeto no ABINC Summit compõe uma estratégia de dar visibilidade ao projeto desenvolvido na CAGEPA, tanto para o público externo quanto ao interno.
“Santo de casa não faz milagre, mas mostrar que a gente tem a solução para um problema real da empresa, que este problema é eminente e trazer para um evento como esse, aumenta a visibilidade dentro da empresa. Também aumenta o interesse da alta gestão, possibilitando maior investimento nessa área”, comentou.
Mesmo em um setor tradicional, a companhia de águas paraibana demonstra estar atentar as transformações na indústria, se apropriando das tecnologias que compõe a 4º revolução industrial para se aproximar mais de seus clientes. Para o subgerente, as transformações no setor irão acontecer mais cedo ou mais tarde, através da própria CAGEPA ou de outra empresa.
“Nós estamos antenados às transformações na indústria, estamos apostando nisso e buscando criar esta cultura, como o Flavio (Maeda) falou: é evangelizar. A ABINC evangeliza de fora para dentro e a gente evangelizar de dentro para fora”, disse Altamar.
Vantagens da Gestão de Pressão
- Redução do volume perdido em vazamentos;
- Aumento da vida útil da infraestrutura;
- Redução da frequência de novos rompimentos;
- Redução do consumo.
Para Altamar, apresentar o projeto desenvolvido pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba em um evento que reuniu diversos atores no mercado industrial eleva a capacidade de atuação da empresa.
“Eu me senti muito horado, minha palestra foi após a da Volvo, Brastemp, empresas Startups da Califórnia. Trazer a CAGEPA para este contexto aqui, foi uma coisa emocionante e gratificante”, finalizou.
Companhia de Água e Esgotos da Paraíba atende 2,78 milhões de pessoas em todo o estado, sendo a 13ª em número de clientes. A empresa possui 5 mil quilômetros de rede para distribuição de água. São coletados pela rede de esgoto o volume de 45 mil m³ distribuídos em 119 redes para tratamento.
—
Associado da ABINC tem como benefícios:
+ Preços promocionais nos eventos da associação;
+ Ter acesso às demandas e necessidades de IOT do mercado (empresas e governo);
+ Networking com todo o ecossistema de IOT ABINC;
+ Ter seus casos de sucesso em IOT divulgados para todo o mercado.
Quanto maior for a nossa comunidade, mais forte e representativo será o nosso setor. Participe!
Clique aqui e saiba mais.
—