Artigos

IoT para monitorar a qualidade do serviço de abastecimento de água

04/09/2019

• 1 min de leitura

Em uma das palestras da ABINC Summit, o público presente pode conhecer mais de perto o projeto da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, que utiliza a internet das coisas (IoT) para monitorar a qualidade do serviço de abastecimento de água.

O case apresentado pelo Subgerente de Pesquisa em Tecnologia Aplicada, Altamar Alencar Cardoso, utiliza sensores para monitorar a pressão da água na rede de distribuição. Desta maneira é possível identificar rapidamente anomalias que podem acarretar vazamentos ou aumento da pressão, elevando assim o custo de energia.

Além da falta de água, problemas na rede de abastecimento podem ter consequências graves, podendo abrir crateras em ruas e afetar a estrutura de residências próximas. O monitoramento preciso da rede gera economia para a empresa responsável, assim como eleva a satisfação do cliente, que poderia ficar desabastecido por muito tempo.

O sistema criado pela CAGEPA utiliza dispositivos instalados em pontos estratégicos na rede de abastecimento, conectados a um servidor através de uma nuvem privada. As informações são enviadas para uma central responsável por analisar cada dado gerado.

Altamar revelou que, na nova fase de otimização, a companhia irá investir em inversores que serão aplicados direto na rede de distribuição para manter a pressão das válvulas controladoras. Isso porque, hoje, a empresa não possui atuadores diretos conectados integrados por IoT para manter a qualidade da pressão no sistema de abastecimento.

A apresentação do projeto no ABINC Summit compõe uma estratégia de dar visibilidade ao projeto desenvolvido na CAGEPA, tanto para o público externo quanto ao interno.

“Santo de casa não faz milagre, mas mostrar que a gente tem a solução para um problema real da empresa, que este problema é eminente e trazer para um evento como esse, aumenta a visibilidade dentro da empresa. Também aumenta o  interesse da alta gestão, possibilitando  maior investimento nessa área”, comentou.

Mesmo em um setor tradicional, a companhia de águas paraibana demonstra estar atentar as transformações na indústria,  se apropriando das tecnologias que compõe a 4º revolução industrial para se aproximar mais de seus clientes. Para o subgerente, as transformações no setor irão acontecer mais cedo ou mais tarde, através da própria CAGEPA ou de outra empresa.

“Nós estamos antenados às transformações na indústria, estamos apostando nisso e buscando criar esta cultura, como o Flavio (Maeda) falou: é evangelizar. A ABINC evangeliza de fora para dentro e a gente evangelizar de dentro para fora”, disse Altamar.

Vantagens da Gestão de Pressão

  • Redução do volume perdido em vazamentos;
  • Aumento da vida útil da infraestrutura;
  • Redução da frequência de novos rompimentos;
  • Redução do consumo.

Para Altamar, apresentar o projeto desenvolvido pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba em um evento que reuniu diversos atores no mercado industrial eleva a capacidade de atuação da empresa.

“Eu me senti muito horado, minha palestra foi após a da Volvo, Brastemp, empresas Startups da Califórnia. Trazer a CAGEPA para este contexto aqui, foi uma coisa emocionante e gratificante”, finalizou.

Companhia de Água e Esgotos da Paraíba atende 2,78 milhões de pessoas em todo o estado, sendo a 13ª em número de clientes. A empresa possui 5 mil quilômetros de rede para distribuição de água. São coletados pela rede de esgoto o volume de 45 mil m³ distribuídos em 119 redes para tratamento.

Associado da ABINC tem como benefícios:

+ Preços promocionais nos eventos da associação;

+ Ter acesso às demandas e necessidades de IOT do mercado (empresas e governo);

+ Networking com todo o ecossistema de IOT ABINC;

+ Ter seus casos de sucesso em IOT divulgados para todo o mercado.

Quanto maior for a nossa comunidade, mais forte e representativo será o nosso setor. Participe!

Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X