Artigos

IoT promete mais segurança e economia em gestão de frotas conectadas

13/10/2022

• 1 min de leitura

Tecnologias permitem aprimorar processos do setor de logística e transporte; IoT possibilita monitoramento da produtividade das frotas e calcula vida útil dos componentes mecânicos dos veículos em tempo real

 

A internet das coisas (“IoT”, na sigla em inglês) surgiu como um recurso digital extremamente produtivo para empresas que pretendem otimizar seus processos, contribuindo para o aprimoramento na gestão e rastreamento de frotas. Além da segurança para os motoristas, a internet das coisas permite que a vida útil dos veículos seja medida, causando uma redução de gastos com manutenção. Também é possível mensurar o consumo de combustível, controlar a velocidade dos veículos, roteirizar rotas mais eficientes e até controlar fatores como a performance dos motoristas e o seu estado físico e emocional. Tudo isso em tempo real.

 

O tema foi discutido no último webinar promovido pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), uma organização formada por pessoas do ambiente civil e com o objetivo de colaborar na tecnologia e desenvolvimento de IoT no Brasil. Durante o evento, foi possível visualizar a possibilidade do monitoramento em tempo real de cada veículo, permitindo às empresas uma melhor gestão de suas frotas e trazendo maior produtividade e segurança para o transporte.

 

Outro ponto que se tem trabalhado na questão de gestão de frotas é a eficiência energética. “O segmento de transportes foi o que mais sentiu o preço abrupto do combustível. É possível customizar essa inteligência dentro das empresas, avaliando a linha e a rota, de maneira que gaste menos combustível. Através dos dados fornecidos pelo IoT, conseguimos fazer uma inferência, estudando as informações operacionais e gerando um bom resultado para melhorar a eficiência energética das frotas”, destaca o presidente do Comitê Auto e Mobilidade da ABINC, Alexandre Vargha.

 

Para o CEO da UniQ Hub, Fernando Cesar, a telemetria para a frota de transporte urbano de passageiros já é uma realidade. “Ter uma tecnologia que possibilita medir a performance de cada operação – seja por veículo ou até mesmo de uma linha, empresa, lote operacional ou modelo de veículo –, é fantástico, porque melhora a qualidade do serviço prestado ao cidadão”, destaca. A medição garante uma maior longevidade para os veículos, fazendo com que toda a cadeia produtiva e operacional do sistema tenha benefícios com a conectividade.

 

Porém, a inovação no setor de logística e transportes requer investimentos e planejamento. Para o fundador e desenvolvedor de negócios da Zane Eco BR, André Nunes, quem quer começar um projeto desse tipo precisa ter clareza sobre os objetivos e a necessidade do negócio. “Quais são os dados que você quer buscar? A base de informações tem crescido, então se não tiver esse objetivo bem definido você inicia o projeto com uma complexidade maior que a necessária”, alerta o especialista.

 

“Hoje, a informação é muito valiosa. É como petróleo, temos que entender ele e saber como refinar para transformar em combustível. E a grande pergunta que a gente faz: o que fazemos com esse tanto de informação? A tecnologia nos ajuda a otimizar essa tomada de decisão e processamento das informações”, relata o gerente de sistemas da Stoneridge, Bruno Gillioli. Para gerar valor e inteligência em resposta ao investimento na conectividade da gestão de frotas, é necessário ter planejamento e inteligência em relação aos dados que foram coletados.

 

Para mais informações sobre IoT em frotas conectadas, assista o webinar promovido pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) na íntegra no YouTube.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X