Artigos

LoRa quebra recorde enviando dados a mais de 800 km de distância

07/05/2020

• 1 min de leitura

Estamos acostumados a ter uma internet que permita o acesso irrestrito a sites ou aplicativos de streaming, redes sociais e vídeo chamadas. Ao menos, é o que desejamos ter mesmo quando estamos fora dos grandes centros urbanos. Esse tipo de uso requer uma grande capacidade para dados volumosos, diferente das máquinas inteligentes e sensores conectados a Internet das Coisas (IoT), que geralmente precisam apenas enviar pequenos pacotes de dados em intervalos regulares.

Outra característica importante dos aplicativos conectados ao ecossistema de IoT é que, muitas vezes, eles estão instalados em áreas distantes da infraestrutura tradicional de internet e de uma fonte de alimentação contínua. Estrutura muito diferente das redes sem fio que usamos em nosso dia a dia, que necessitam de antenas próximas e de uma fonte de energia ininterrupta. 

Por isso a tecnologia para a IoT é diferente da tecnologia sem fio tradicional como a rede celular, Wi-Fi, Bluetooth, etc. Os principais padrões para redes IoT são a LoRa e Sigfox, cada padrão usa uma técnica diferente para maximizar o alcance e minimizar a potência de transmissão. A primeira utiliza uma técnica de modulação que pode encontrar sinal bem abaixo do nível de ruído. Já a segunda usa uma técnica de modulação bem conhecida, mas transmite lentamente em uma faixa muito estreita de espectro para maximizar a penetração do sinal.

A LoRa é, provavelmente, uma das redes de conectividade IoT mais populares. Por atuar em distâncias de 5 km nas áreas urbanas e até 15 km nas áreas rurais, ela se tornou uma boa opção para empresas que buscam soluções práticas, com menores dependências de provedores e por atender bem desde a indústria até o campo. Os custos de manutenção são baixos, mas é necessário investimento para a infraestrutura.

Nos últimos anos essa frequência de rádio tem alcançado distâncias maiores de transmissão de pacote de dados e no dia 16 de abril quebrou mais um recorde pessoal, alcançando incríveis 832 km. O feito foi realizado por Thomas Telkamp, ​​CTO e cofundador da Lacuna Space, que utilizou um balão cheio de gás hélio, com um sensor LoRaWAN acoplado.

O balão foi lançado na Holanda e voou para leste, em direção à Alemanha, percorrendo cerca de 200 km de distância em um tempo de voo de 4 horas e 25 minutos, antes de aparentemente explodir e ser apanhado pela comunidade The Things Network Munster. Um pouco antes de começar a descer, a 38 km de altitude, um pacote de dados foi recebido por gateway na República Tcheca. A torre que recebeu o sinal está instalada na montanha Radhost, próximo da fronteira com a Eslováquia, a 832 km de distância de onde partiu o sinal. Uma teoria utilizada para explicar o feito é a formação de dutos de evaporação na atmosfera, capazes de curvar sinais de rádio. Isso revela o quanto ainda há para aprender sobre o potencial das Internet das Coisas e seus impactos na sociedade.

Distância percorrida para quebrar o recorde da LoRa
Mapeador TTN: a jornada e a distância percorrida pelo pacote de dados mais distante

O que você achou desse feito? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!

Com informações: The Thinks Network

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X