Notícias

ABINC assina acordo de cooperação técnica com Prefeitura de Ivaiporã para Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica

Termo objetiva implantar tecnologias IOT para a cidade de Ivaiporã, configurando o primeiro SandBox IOT da ABINC no Brasil

 

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil; secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara; presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), Paulo Spaccaquerche; diretor geral da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos da Coreia do Sul (Kotra), Sang-bum Bae; e o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado, assinaram Acordos de Cooperação Técnica, na segunda-feira, 6 de junho, no Centro da Melhor Idade, em Ivaiporã.

 

Os Acordos de Cooperação Técnica foram formalizados em função do lançamento do Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica da Prefeitura de Ivaiporã, que passa a ter como parceiros a Abinc, Kotra e Tecpar – uma empresa pública do Governo do Estado. Além dos Acordos de Cooperação Técnica, o prefeito Carlos Gil assinou a ordem para o início da licitação da Incubadora Tecnológica que será construída próxima ao Campus do IFPR. A obra foi orçada em R$2.148.088,75.

 

Parcerias

O Acordo de Cooperação Técnica com a ABINC objetiva implantar tecnologias IOT para a cidade de Ivaiporã, configurando o primeiro SandBox IOT da ABINC no Brasil. Com a Kotra pretende-se desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio, atrair empresas e investidores, e criar um ambiente de inovação em Ivaiporã – considerado fundamental para o processo de tropicalização de tecnologias. E com o Tecpar identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município, por meio de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

 

Com a implantação do Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica, a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis almeja aproveitar os conhecimentos que são desenvolvidos pelas diversas instituições de ensino técnico e superior de Ivaiporã, e transformá-los em novos produtos, tecnologias ou empresas com os objetivos de estimular o aumento na oferta de vagas de emprego, e na produtividade e qualidade das lavouras e pecuária.

 

Há mais de 1 ano, a administração municipal trabalha para transformar Ivaiporã em polo de tecnologia com parceiros de renome estadual e nacional. “A Coreia do Sul se desenvolveu por conta de investimentos estratégicos em educação, ciência, tecnologia e inovações, e figura entre os maiores grupos mundiais – Samsung, Hyundai e LG Electronics. Por isso, considero uma parceria muito importante com a Kotra, que foi fundada há 53 anos, e com a ABINC e Tecpar”, analisou o prefeito Carlos Gil.

 

A solenidade contou com a participação do vice-prefeito Marcelo Reis; cônsul da Economia da Coreia do Sul, Byeongwook Woo; diretor da Kotra, Jaehun Shin; superintendente de Inovação do Estado, André Telles; presidente do Conselho de Cidades Inteligentes da ABINC, Aleksandro Montanha; diretor de Relações Institucionais – Ligga Telecom, Vítor Menezes; diretor de Vendas B2B, Ricardo Montanher; presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; e o diretor de Inteligência e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa.

 

Coreia do Sul e Brasil

Sang-bum Bae afirmou em coreano – traduzido por intérprete, que o prefeito Carlos Gil e a população têm muita paixão pela cidade, e informou que a Kotra auxilia empresas coreanas a ingressar no mercado brasileiro, e podem visitar Ivaiporã. “Incluindo empresas japonesas e chinesas, porque temos parceiros asiáticos, e as empresas brasileiras também são importantes para a Coreia do Sul”, afirmou Sang-bum Bae.

 

O fortalecimento do agro foi defendido por Norberto Ortigara, que elogiou a junção de parcerias com o poder público de Ivaiporã para construir um ambiente favorável de avanço, atração de investimentos em startup e o desenvolvimento de tecnologia.

 

“O Governo desenvolve cultura inovadora nos setores estaduais e estou feliz por ver esta parceria com a Prefeitura, ABINC, Kotra e Tecpar, porque irão desenvolver a indústria sem chaminé. Ou seja, startups e soluções com inteligência artificial”, analisou André Telles.

 

Edital conjunto

Jorge Callado iniciou o discurso mencionando o 82º aniversário do Tecpar comemorados em Ivaiporã. “Estamos no município para apoiar o Polo Agrotech e temos plano de trabalho com a Prefeitura. Portanto, o Tecpar e respectivo complexo de laboratórios estão à disposição do município”, avisou o presidente, cogitando lançar em breve um edital conjunto entre as Incubadoras Tecnológicas do Tecpar e da Prefeitura.

 

Paulo Spaccaquerche explicou que a ABINC é parceira da Kotra, que se soma ao Tecpar e à Prefeitura de Ivaiporã. “Estamos à disposição para fortalecer esta grande parceria e agradeço ao prefeito Carlos Gil pelo apoio”.

 

Em seguida, Vítor Menezes disse que espera contar a cobertura 5g em Ivaiporã. “O que foi falado em termos de tecnologia precisa de conectividade e sabemos que o Brasil precisa de infraestrutura na região rural. Inclusive mais de 50% do custo da agricultura são de insumos e quando se usa tecnologia é possível ter uma grande economia e maior lucratividade”.

 

Na visão do diretor do Departamento de Inovação da Prefeitura Ivaiporã, Alex Fonseca, o lançamento do Polo Agrotech promoverá o uso de tecnologias avançadas no campo, tais como drone, GPS e imagens via satélite. “Inovar é a resposta para gerar empregos e renda, e melhorar a vida das pessoas. Mas a inovação precisa de Incubadora Tecnológica, parceria com grandes empresas, apoio do poder público e de profissionais qualificados”, pontuou Alex Fonseca.

 

Autoridades e convidados

Fizeram parte da solenidade a diretora geral das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale/UCP), Jane Silva Bührer Taques; relações Públicas da Univale/UCP, Jayme Ayres; diretora do Campus da UEM, Fernanda Saparolli; diretor acadêmico da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec), Roni Ferreira; diretor-geral do Campus do IFPR, Ricardo Rodrigues de Souza; presidente da Cresol União dos Vales, José Paulo da Silva; diretor executivo da Cresol, Cleber Acácio Silva; gerente do Sesc, Andrea Souza Lima; gerente executivo do Senac, Fábio Luís Pereira; prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi); diretores dos Departamentos Municipais da Prefeitura; e a população.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X