Notícias

ABINC: digitalização e conectividade no setor de manufatura industrial

Evento do Comitê de Manufatura da associação reuniu líderes e representantes de entidades do setor com palestras e debates

 

No último dia 29 de junho aconteceu o encontro do Comitê de Manufatura da ABINC com apoio da Poyry – empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria. Com o tema “A Consolidação da IoT no Brasil – o panorama na indústria”, a conferência foi marcada por palestras com representantes de entidades do setor, como a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o C4IR (Centro para a Quarta Revolução Industrial no Brasil), com objetivo de discutir o cenário atual e apresentar as expectativas futuras da evolução da Indústria 4.0 nas organizações.

O evento contou com a presença de membros da ABINC, como Flávio Maeda, Vice-Presidente da associação e Head de Digitalização para América Latina da Pöyry, que apresentou a pesquisa “Previsões para o Mercado de IoT na América Latina e no Brasil” e cases de empresas que investiram em transformação digital para alcançar os objetivos dos negócios; e Maurício Finotti, Líder do Comitê de Manufatura da ABINC, que expôs detalhadamente o trabalho realizado pelo Comitê e os resultados do Programa de Test Beds – Sindipeças e ABDI.

Além deles, o congresso contou com a contribuição do ex-superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI e sócio da Eclésia Estratégia e Inteligência Política, João Emílio Gonçalves, que apresentou a palestra “Panorama dos programas do governo para produtividade e digitalização; e Aldo Russo, representante do C4IR (Centro para a Quarta Revolução Industrial), com uma apresentação cujo tema foi: “Digitalização em operações – o caso da Manutenção Preditiva”.

O setor de manufatura industrial brasileiro passou por transformações e atualizações em favor da sustentabilidade dos negócios e da otimização dos processos, no qual a digitalização tem desempenhado um papel fundamental, impulsionada pela IoT. Flávio Maeda ressaltou que a digitalização e o uso da IoT também colaboram com a transição para uma indústria de manufatura mais sustentável, já que remodelam todos os processos e são capazes de desenvolver tecnologias verdes, que visam reduzir os impactos possíveis dos processos produtivos na natureza.

Durante apresentação, João Emílio ressaltou que um dos pontos levantados pelas empresas é a falta de trabalhadores qualificados e as dificuldades de identificar as tecnologias e os parceiros. Ele enfatizou a importância de uma liderança empresarial que compreenda as soluções digitais para buscar a inovação de forma adequada. “Não do ponto de vista do desenvolvimento das tecnologias digitais, mas quando a gente olha pro chão de fábrica para uma empresa que vai adotar e incorporar as tecnologias digitais para aumentar a eficiência da produção, eu nunca vi um caso em que a qualificação do trabalhador tenha sido impeditiva. Inclusive, como exemplo no agro: máquinas agrícolas super modernas com interfaces digitais e que possibilitam colocar os equipamentos sem precisar fazer nenhum curso de qualificação sofisticado com o trabalhador”, exemplificou.

No entanto, Aldo Russo enfatizou a necessidade de colaboração e uma cultura aberta para o setor, encorajando a troca de conhecimentos e a criação de parcerias estratégicas entre as empresas. “Colaboração e cultura são palavras-chave para que a indústria possa se renovar”.

Por fim, Maurício Finotti abordou os trabalhos realizados pelo comitê de Manufatura, destacando a redução de custos e o aumento dos serviços, entre outros resultados alcançados pelo Programa de Tests Beds. Ele mostrou como o investimento nessas tecnologias podem gerar retornos atraentes para empresas de diferentes portes. “Em torno de um real que a gente coloca nesse tipo de tecnologia, a gente gera sete lá no final, e funciona para empresas de pequeno e grande porte”, finaliza.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X