Por Sudha Jamthe
CEO na IoTDisruptions, Professora na Stanford CS e Instrutora de IoT
O caminho para os veículos autônomos é através dos veículos conectados, compartilhados e elétricos, porque um carro precisa estar conectado para compartilhar dados sobre o que vê na estrada, carregar-se e construir um modelo de negócios para compensar o custo adicional de se tornar autônomo.
O que são os dados sobre os carros?
Os dados sobre os carros têm muitas formas:
- Os dados de cognição dos carros, que são usados para construir os modelos de aprendizagem profunda que os carros usam para dirigir de forma autônoma.
- A IA (inteligência artificial) nos carros cria a experiência no automóvel com realidade aumentada, realidade virtual e voz.
- Os dados sobre os dados vêm sob a forma de três gêmeos digitais: um é sobre as peças do carro e como estão se desempenhando; isso ajudará a prever recalls ou rastrear a cadeia de suprimentos das peças do carro para entender os comportamentos de uso e poder fornecer informações sobre o desenvolvimento do produto. O segundo gêmeo digital é sobre o ambiente onde está o carro, e o terceiro gêmeo digital é sobre o padrão de comportamento do cliente.
- Dados externos, como de veículos para veículos (V2V) e de veículos para tudo (V2X), trazem dados sobre outros carros, sobre a infraestrutura rodoviária, sobre os semáforos e sobre as garagens de estacionamento para dentro do carro. Isso ajuda o carro a criar seus planos de serviço, ou decidir onde estacionar com base na disponibilidade de garagens de estacionamento. O V2V ajudará a manter as estradas seguras.
- Outro conjunto de dados externos é o dos dados inteligentes sobre mobilidade. Estes são os dados coletados pelas cidades sobre veículos multimodais e seu uso para veículos de mobilidade compartilhada. Isso pode ajudar a criar serviços de mobilidade para bairros específicos.
Qual é o negócio dos dados sobre os veículos autônomos?
Existem modelos de negócios lucrativos baseados na desintermediação de dados sobre o fluxo de dados de carros na cadeia de valor. Por exemplo, os carros sabem onde o piloto está em um determinado momento e sabem o que a pessoa fez no carro usando a experiência de dentro do carro. Esses dados podem ser compartilhados através da cadeia de valor dos seguros, no caso de um acidente.
Existem centenas de empresas esperando para serem construídas, o que causará a disrupção de muitos ramos de atividades, esperando que seus dados sejam aproveitados de forma segura, inclusiva e escalável. A verdadeira oportunidade para os inovadores está nos modelos de negócios que serão desenvolvidos através da criação de desintermediação usando dados.
Como você pode aprender sobre o negócio de dados sobre os veículos autônomos?
O tópico do negócio de dados sobre veículos autônomos inclui:
- Aprender sobre o que são dados sobre veículos autônomos e como eles poderão ser usados em um ambiente de negócios.
- IA nos carros.
- Gêmeos digitais nos carros
- Dados V2V ou V2X
- Dados sobre cognição dos carros
- Os modelos de negócios de dados sobre os veículos autônomos e as melhores práticas do setor
- A desintermediação dos dados
- A democratização dos dados usando blockchain
- Modelos de serviços e mais
- Tecnologia dos dados
- Privacidade por design
- Dados analíticos no limite
—
Associado da ABINC tem como benefícios:
+ Preços promocionais nos eventos da associação;
+ Ter acesso às demandas e necessidades de IOT do mercado (empresas e governo);
+ Networking com todo o ecossistema de IOT ABINC;
+ Ter seus casos de sucesso em IOT divulgados para todo o mercado.
Quanto maior for a nossa comunidade, mais forte e representativo será o nosso setor. Participe!
Clique aqui e saiba mais.
—
Fonte: TechTarget