Artigos

Paulo Spacca fala sobre a IoT nos negócios no podcast GoEPIK

07/07/2020

• 1 min de leitura

Na última semana de junho, o presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas – ABINC, Paulo José Spaccaquerche, participou do Podcast GoEPIK discutindo a IoT nos negócios. Em um bate papo com Wellington Moscon, CEO e fundador da GoEPIK, Spacca, como é popularmente conhecido, tratou temas como cenário da IoT no Brasil, transformação nos negócios e como iniciar um projeto.

Ainda no início da conversa o presidente da ABINC aproveitou para esclarecer uma confusão ao tratar a IoT como uma tecnologia, quando na verdade ela é um ecossistema composto por dispositivos capazes de coletar dados e transmitir essas informações através de redes sem fios. É através deste ecossistema que gestores podem usar os dados colhidos para tornar o negócio mais eficiente.

Neste cenário de transformação digital do negócio, Spacca afirma que a indústria da manufatura é a que mais está evoluindo com a gestão dos dados. Na área farmacêutica sensores estão sendo utilizados para aferir a dosagem dos medicamentos dentro dos parâmetros estabelecidos. A mobilidade urbana também se beneficia da internet das coisas. Nos grandes centros ocorreu um bum na disponibilidade de bicicletas e patinetes compartilháveis, utilizando formas de pagamento jamais vistas. Spacca é enfático ao dizer que: “isso é IoT”.

No Brasil, o ecossistema está ganhando força e influenciando de maneira positiva os negócios. Os gestores estão encarando a IoT como uma necessidade para melhorar a produtividade e principalmente para tornar as startups mais competitivas no mercado, mesmo contra as grandes empresas. E como alcançar esses objetivos? É claro que sozinha nenhuma ferramenta poderá garantir bons resultados para o negócio. Portanto, cabe ao empreendedor olhar para o seu negócio de maneira mais profunda, para assim, desenvolver as estratégias corretas.

A IoT será fundamental para indicar os pontos a serem melhorados na sua atividade, mas cabe a você enxergar onde ela poderá ser melhor empregada. Para Spacca, o gestor será capaz de elaborar uma boa estratégia para melhorar o seu negócio com a IoT se ele puder: primeiro, entender o seu negócio; pensar fora da caixa; como você enxerga a sua empresa?; o que faz para ser eficiente; o que pode fazer de diferente no seu negócio.

“É fundamental ter a cabeça aberta para fazer parcerias. Provavelmente você vai ter que falar com o seu concorrente, trocar ideia com ele, o caminho é por aí. É, está competindo, mas está cooperando. Como é que eu ajudo meu fornecedor para que ele seja mais eficiente para melhorar a minha eficiência e todo mundo sair ganhando?”, comentou.

O presidente da ABINC também ressalta que para iniciar um projeto com IoT não é preciso um começar grande. Também, nas palavras de Spacca – “Não espere para tentar fazer o ótimo, porque o ótimo é inimigo do bom” – Comece com um projeto pequeno, em uma das áreas da empresa. De preferência aquela onde há mais necessidade de melhorias. É possível instalar sensores em máquinas antigas, sem a necessidade de substituição dos ativos. Novas tecnologias estão sendo agregadas ao conceito de Indústria 4.0, ou 4ª Revolução Industrial. O blockchain, já conhecido para dar mais segurança às transações de criptomoedas e que aos poucos também está sendo adotado pelas indústrias, ganhou uma versão menor, própria para o ecossistema de IoT.  A IOTA, um tipo de criptomoeda, utiliza algoritmos diferentes da tecnologia tradicional para garantir dados de pequenos volumes.

Escute o episódio completo abaixo.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X