Artigos

Pesquisa desenvolvida pela Microsoft revela maior adoção de IoT em 2020

04/11/2020

• 1 min de leitura

A Microsoft divulgou seu relatório anual sobre a Internet das Coisas (IoT), desenvolvido em parceria com o grupo Hypothesis, agência de inovação, design e estratégia. Nessa segunda edição foram entrevistados mais de 3 mil líderes nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, China e no Japão. A pesquisa traz indicadores sobre o crescimento da adoção da IoT principalmente com a utilização de novas tendências tecnológicas como a inteligência artificial (IA) e a computação de borda.

Como esperado, a adoção da IoT está crescendo, 91% dos entrevistados afirmaram estar usando a tecnologia em 2020, sendo que 8 em cada 10 possuem ao menos um projeto em fase de uso. Mais empresas também passaram a considerar o ecossistema crítico para o sucesso de seus negócios, passando de 88% em 2019 para 90% nessa pesquisa. E entre aqueles que fizeram a adoção 94% estão felizes com o seu desempenho.

Os países pesquisados possuem cerca de um quarto dos projetos em fase de uso. Na China essa etapa é alcançada mais rapidamente, com cerca de 10 meses. A adoção é mais lenta no Reino Unido e no Japão, com mais projetos de IoT em fase de aprendizagem. De todo modo, a adoção é forte em todos os setores, porém menor na área de saúde onde também é considerada menos crítica para o sucesso.

A pandemia do novo Coronavírus tem criado um efeito único no campo da internet das coisas, fazendo com que muitas empresas acelerem suas estratégias para adoção. Um em cada 3 entrevistados afirmaram que irão aumentar os investimentos em IoT devido a Covid-19. Segundo a pesquisa, a adoção do ecossistema faz parte de uma mudança cultural mais ampla das organizações, com foco na otimização de sua produtividade e na proteção de seu ambiente.

Aliás, a segurança é um dos principais fatores para essa mudança, 47% das empresas estão preocupadas com seu ambiente de tecnologia. Além disso, a otimização de energia e a sustentabilidade também é citada por cerca de 30% dos entrevistados. Ainda segundo a pesquisa, as empresas continuam altamente dependentes da eficiência operacional fornecida pela IoT. Mais da metade afirmaram que a adoção ajudou a aumentar a eficiência operacional, também são citadas como benefícios a economia de custos, qualidade e aumento da capacidade de produção.

Por outro lado, alguns desafios para sua adoção são determinantes para as empresas. Um quarto delas consideram as soluções de internet das coisas tecnicamente complexas e demoram muito para implementar. Também há falta de recursos financeiros e humanos para gerenciar os projetos. Por outro lado, para a maior parte dos entrevistados a preocupação com a segurança não é impedimento para o investimento em IoT.

O uso de tecnologias emergentes junto a soluções de IoT também tem crescido em 2020. Mais empresas incorporam em seus projetos tecnologias como computação de borda, gêmeos digitais e IA. As empresas entendem sua importância, no entanto, há restrições organizacionais que impedem sua maior adesão. Mais uma vez o recurso humano habilitado para o trabalho é escasso. As dificuldades para se desenvolver alguns testes também inibem a adoção futura.

Por fim, se conclui que a IoT está permitindo que as empresas tornem seus negócios mais eficientes, produtivos e seguros. As lideranças já compreendem a importância da tecnologia e por isso precisam se engajar para promover uma cultura de IoT dentro da organização, para que o processo de adoção possa ser mais eficiente, contribuindo para o melhor aproveitamento de suas eficiências.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X