fbpx
ArtigosEm Destaque

Pesquisa IoT Signals

A promessa da IoT será desbloqueada ao abordar a escassez de competências, a complexidade e a segurança

Sam George – Head of Azure IoT

Estamos vivendo em meio a uma revolução invisível impulsionada pela Internet das Coisas (IoT). Essa revolução vai muito além dos alto-falantes e termostatos inteligentes em residências e inclui bilhões de dispositivos e sensores conectados que estão transformando todos os setores do planeta, da fabricação à distribuição de energia, das cidades inteligentes à agricultura inteligente, dos prédios inteligentes aos equipamentos médicos inteligentes − e muito mais. A IoT também está começando a ter um impacto profundo e benéfico sobre o planeta, reduzindo o consumo de energia e dos recursos naturais, além de melhorar a sustentabilidade.

A IDC espera que até 2025 haverá 41,6 bilhões de dispositivos de IoT conectados ou “coisas”, gerando mais de 79 zettabytes (1 ZB = 270 bytes) de dados [i]. Esses bilhões de dispositivos estão criando uma visibilidade sem precedentes de um negócio, levando à transformação de operações, energia, produtos e segurança no local de trabalho, para citar apenas algumas áreas.

No dia 30/07 passado, lançamos um novo relatório anual − IoT Signals − que fornece informações do setor sobre o estado da adoção da IoT, para ajudar a informar como melhor atendemos nossos parceiros e clientes, além de ajudar líderes empresariais no desenvolvimento de suas próprias estratégias de IoT. Pesquisamos mais de 3.000 tomadores de decisões de IoT em organizações corporativas para fornecer à indústria uma visão holística e em nível de mercado do ecossistema da IoT, incluindo taxas de adoção, tendências de tecnologia relacionadas, desafios e benefícios da IoT.

O que o estudo descobriu é que, embora a adoção da IoT esteja em ascensão e abrindo as portas para a transformação dos negócios, as empresas estão sendo retidas pela escassez de habilidades, complexidade dos projetos e desafios de segurança. Resumindo as descobertas:

  1. A IoT é vista como lucrativa e crítica para o sucesso dos negócios e está criando oportunidades para alavancar tecnologias de nuvem e de rede mais avançadas. Quase nove em cada 10 (85%) dos pesquisados estão em adoção da IoT e 88% deles consideram a IoT crítica para o sucesso dos negócios. Ouvimos de empresas que adotam a IoT que elas acreditam que verão um ROI de 30% em seus projetos de IoT no futuro. À medida que olham para o futuro, os entrevistados acreditam que os condutores críticos de tecnologia para o sucesso da IoT nos próximos dois anos são a AI, a computação de ponta e 5G, seguidos por gêmeos digitais e blockchain.
  2. Quase todos os entrevistados (97%) têm preocupações com a segurança ao implantar a IoT, mas isso não impede a sua adoção. A conectividade com a Internet é uma via de mão dupla. Com esses dispositivos se tornando uma porta de entrada para nossas casas, locais de trabalho e indústrias, eles também se tornam alvos de ataques. O custo de uma violação de dados é, em média, de 4 a 8 milhões de dólares, e os custos só aumentam quando você pensa em danos adicionais à sua marca e nas tecnologias operacionais que impulsionam a receita da sua empresa. As três principais preocupações de segurança que encontramos entre os que adotam a IoT são: criar fortes autenticações de usuário (43%), rastrear e gerenciar cada dispositivo da IoT (38%) e proteger pontos de extremidade de cada dispositivo da IoT (38%).
  3. Existe uma lacuna de habilidades para soluções de IoT, que é composta pela complexidade das soluções. Quase a metade (47%) dos entrevistados diz que não há trabalhadores suficientemente qualificados disponíveis e um em cada quatro (38%) dos adotantes da IoT citam complexidade/desafios técnicos para usar a IoT como uma barreira para promover a adoção da IoT. As complexidades existentes da IoT e a falta de recursos impedem os tomadores de decisão da IoT de adotar mais a IoT, e 20% deles citam complexidade/desafios técnicos como um dos principais desafios.

Olhando para o futuro: Recomendações para uma estratégia de IoT bem-sucedida

Com a crescente preocupação quanto à segurança e a IoT se tornando mais complexa com o surgimento dos recursos de AI, 5G e de Edge, como as empresas poderão criar uma estratégia digital para transformar com êxito seus negócios com a IoT? Nós fizemos uma parceria com o Grupo BCG para definir os sete principais ingredientes para a obtenção do sucesso:

  • Estratégia empresarial e justificativa − Os projetos de IoT bem-sucedidos começam por uma compreensão clara dos problemas comerciais a serem tratados, do investimento necessário e do retorno esperado sobre o investimento.
  • Liderança e organização − Os projetos de IoT bem-sucedidos têm patrocinadores executivos na unidade de negócios que o projeto de IoT impactará, para ajudar a superar os limites organizacionais, comunicar a visão estratégica da IoT e alcançar um alinhamento amplo entre todas as equipes participantes.
  • Planejamento do roteiro de tecnologia − As empresas que pensarem sobre roteiros de tecnologia e planejarem a infraestrutura necessária para dimensionar as soluções de IoT estarão melhor posicionadas para obter sucesso a longo prazo. Envolva a liderança desde o início, à medida que a prova de conceitos estiver sendo desenvolvida e comece a ter essas conversas sobre as necessidades tecnológicas do futuro.
  • Talento − Projetar, implantar e operar a IoT requer habilidades multidisciplinares, e a experiência em arquitetura da IoT, ciência de dados, segurança e AI/ML pode ser rara e desafiadora para atrair empresas mais tradicionais. As empresas devem elaborar sua estratégia exclusiva de talentos para adquirir ou desenvolver capacidades em sua força de trabalho, com base em seu ponto de partida e nas lacunas que elas precisam preencher.
  • Operações e processos de negócios principais – A IoT requer uma mudança de mentalidade, de jeito de pensar na IoT como um esforço “único e feito”, para pensar nela como uma mudança fundamental da maneira como o negócio é realizado. As empresas devem começar garantindo que os principais processos de negócios afetados pela IoT estejam preparados para capturar valor. Além disso, eles devem garantir, desde o início, o envolvimento de funcionários da linha de frente, como gerentes de manufatura ou de operações de lojas, nas iniciativas da IoT.
  • Parcerias e ecossistema − As parcerias comerciais são essenciais para implantações bem-sucedidas da IoT. Nossa IoT e ecossistema de ponta inteligente incluem mais de 10.000 parceiros e está crescendo. Os parceiros podem oferecer conhecimentos essenciais do setor, facilitando a integração de soluções, o compartilhamento de dados, as necessidades de conformidade do setor e muito mais. Empresas com implementações bem-sucedidas da IoT reconhecem a importância de estabelecer parcerias com antecedência e promover essas relações ao longo de sua jornada de IoT.
  • A segurança como um elemento fundamental − a segurança da IoT precisa ser tratada em todas as camadas – desde a camada de silício até a nuvem. Ela não poderá ser parafusada ou ser uma reflexão tardia.

[i] Worldwide Global DataSphere IoT Device and Data Forecast, 2019–2023, (Doc #US45066919), May 2019.

[ii] IDC MarketScape: Worldwide Industrial IoT Platforms in Manufacturing 2019 Vendor Assessment, (Doc #US45116819), June 2019.

Fonte: Microsoft Newsroom

Associado da ABINC tem como benefícios:

+ Preços promocionais nos eventos da associação;

+ Ter acesso às demandas e necessidades de IOT do mercado (empresas e governo);

+ Networking com todo o ecossistema de IOT ABINC;

+ Ter seus casos de sucesso em IOT divulgados para todo o mercado.

Quanto maior for a nossa comunidade, mais forte e representativo será o nosso setor. Participe!

Clique aqui e saiba mais.

Tags
Mais