Everynet, Semtech e ABINC se unem para promover curso profissionalizante gratuito com foco em IoT

Compartilhe:

A versão brasileira da Academia LoRaWAN® da Semtech promete estimular o mercado nacional de IoT por meio de uma plataforma online desenvolvida em parceria com a Everynet e a ABINC

Numa parceria fundamental para a expansão da Internet das Coisas no Brasil, Everynet, Semtech e ABINC se unem para estimular a educação em IoT no país. Por meio de uma plataforma online, as empresas privadas globais, cada uma com filiais brasileiras, e a Associação Brasileira de Internet das Coisas, estão lançando uma versão nacional da Academia LoRaWAN, com o objetivo de treinar desenvolvedores de IoT.

Disponível a partir desta quarta-feira, 23 de agosto, a Academia LoRaWAN pode ser acessada gratuitamente por estudantes, desenvolvedores e profissionais de IoT que desejam adquirir conhecimentos sobre o padrão LoRaWAN. Todo o conteúdo programático do curso foi traduzido para o português e adaptado para o mercado brasileiro.

Baseado na versão original da Academy for LoRaWAN, originalmente disponível apenas em inglês, o currículo do hub educacional agora traz vídeos e apostilas em português, para ajudar a desmistificar detalhes envolvendo LoRa® (tecnologia de modulação da Semtech usada em redes IoT sem fio) e LoRaWAN (especificação padronizada aberta para comunicações de rede de amplo alcance baseadas em LoRa gerenciadas pela LoRa Alliance®).

Para Gustavo Zarife, Country Manager da Everynet no Brasil, trazer a Academia LoRaWAN para o Brasil representa um marco histórico no desenvolvimento profissional de IoT no país. “Acreditamos que, ao disponibilizar o conteúdo do curso da Semtech para estudantes e profissionais brasileiros, ajudaremos a fomentar um mercado que já está em pleno crescimento em nosso país”, explica Zarife.

Esta não é a primeira vez que a Everynet investe em desenvolvimento educacional voltado para IoT. A operadora global da rede LoRaWAN, com filial brasileira, é responsável pela organização anual do Massive IoT Summit. O evento, que acontece nesta quarta-feira, 23 de agosto, e quinta, 24, em São Paulo, propõe um encontro de estudantes e profissionais sobre o segmento Massive IoT por meio de palestras, painéis e sessões técnicas.

“Percebemos desde a primeira edição do Massive IoT Summit em 2022, que diversos profissionais e empresas dos segmentos de tecnologia e telecomunicações reclamam que a educação em IoT no Brasil ainda é escassa. Então, a Academia LoRAWAN vem realmente para preencher essa lacuna, trazendo educação tecnológica de qualidade gratuitamente e ajudando a acelerar a implantação da IoT no país”, acredita Gustavo Zarife.

Paulo José Spaccaquerche, presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), acredita que essa parceria entre Everynet, Semtech e ABINC representa mais um importante passo que a associação dá no que diz respeito à educação no mercado de tecnologia. “Este projeto visa certificar e capacitar profissionais para trabalhar com uma tecnologia ainda extremamente nova e que muitos no mercado brasileiro ainda desconhecem.” explica Spaccaquerche.

“Nós, da ABINC, nos sentimos responsáveis por contribuir de alguma forma com ações que visam suprir a escassez de mão de obra no mercado de tecnologia, e a Academia LoRaWAN possui todo um programa de formação de técnicos para o ambiente LoRaWAN. Este é, sem dúvida, um grande benefício que estamos oferecendo, não só para os associados, mas para o mercado brasileiro”, completa o presidente da ABINC.

“Os dispositivos LoRa da Semtech e o padrão LoRaWAN permitem inúmeros casos de uso em vários mercados importantes em todo o mundo, incluindo agricultura inteligente, cidades, meio ambiente, saúde, logística, serviços públicos e muito mais”, explica Olivier Beaujard, diretor sênior, LoRa Ecosystem na Semtech.

“Ao trabalhar com a Everynet e a ABINC para lançar a versão brasileira da Academia LoRaWAN, disponibilizamos aos desenvolvedores de IoT no Brasil a capacidade de utilizar as inúmeras aplicações de IoT possibilitadas pelo uso da tecnologia LoRaWAN, expandindo ainda mais o impacto global do padrão LPWAN e alcançar”, completa Oliver Beaujard.

As informações completas sobre o currículo da Academia LoRaWAN Brasil, você encontra no Academy for LoRaWAN disponível no link: https://br.learn.semtech.com/.

Sobre a Everynet

A Everynet é uma operadora global de redes LoRaWAN® que oferece redes carrier grade na Ásia, EMEA e Américas. O modelo de Redes Neutras da Everynet habilita Operadores de Redes Móveis (MNOs), Operadores de Redes Móveis Virtuais (MVNOs) e Provedores de Serviços Gerenciados (MSPs) a oferecerem IoT de custo ultrabaixo de forma imediata e lucrativa, com ZERO despesas de capital inicial. A Everynet torna a IoT acessível a qualquer setor, viabilizando soluções de nível corporativo implementas por meio da tecnologia LoRaWAN®, o padrão aberto adotado globalmente para conectividade de IoT. Para mais informações, visite o site oficial da Everynet.

Sobre Semtech

A Semtech Corporation (Nasdaq: SMTC) é uma provedora de serviços de semicondutores de alto desempenho, sistemas IoT e conectividade em nuvem dedicada a fornece soluções de tecnologia de alta qualidade que permitem um planeta mais inteligente, conectado e sustentável. Nossas equipes globais se dedicam a capacitar arquitetos de soluções e desenvolvedores de aplicativos a desenvolver produtos inovadores para os mercados de infraestrutura, industrial e de consumo. Para saber mais sobre a tecnologia Semtech, visite-nos em Semtech.com ou siga-nos no LinkedIn ou Twitter .

*O logotipo da Semtech e LoRa são marcas registradas e marcas de serviço da Semtech Corporation ou de suas subsidiárias.

A Plataforma LoRa® da Semtech

A plataforma LoRa chip-to-Cloud da Semtech é uma solução de longo alcance e baixo consumo de energia adotada globalmente para aplicativos de Internet das Coisas (IoT), permitindo o rápido desenvolvimento e implantação de redes, gateways e sensores IoT de longo alcance, ultrabaixo consumo de energia e baixo custo, produtos modulares e serviços de IoT em todo o mundo. A tecnologia LoRa da Semtech fornece a camada de comunicação para o padrão LoRaWAN®, que é mantido pela LoRa Alliance®, uma aliança IoT aberta para aplicativos Low Power Wide Area Network (LPWAN) que tem sido usado para implantar redes IoT em mais de 173 países. A Semtech é membro fundador da LoRa Alliance. Para saber mais sobre como o LoRa habilita a IoT e cria um planeta mais sustentável e inteligente, visite o site LoRa da Semtech .

Sobre a ABINC

A Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) é uma organização sem fins lucrativos, cujos objetivos principais são incentivar a troca de informações técnicas e gerenciais, fomentar a atividade comercial, promover a atividade de pesquisa e desenvolvimento e representar os diversos agentes presentes no mercado de Internet das Coisas (IoT), junto às autoridades governamentais encarregadas das telecomunicações brasileiras. Para saber mais sobre ABINC, acesse o site: https://abinc.org.br.

+ Recentes

Rolar para cima