Artigos

Principais tecnologias de comunicação sem fio e suas aplicações para as soluções IoT

15/12/2020

• 1 min de leitura

Nos dias atuais quando debatemos ou pensamos em soluções inovadoras estamos, mesmo que involuntariamente, falando de conectividade. Mesmo quando se fala em “dispositivo inteligente” a conectividade é um fator essencial dentro da economia 4.0. Nossos smartbands, smartphones, a TV smart e os veículos autônomos são exemplos de dispositivos que utilizam conectividade.

Mas quando se trata de economia 4.0 o conceito de conectividade é muito maior, pois engloba verticais como de cidades inteligentes, agronegócio, indústria, saúde e logística. Cada solução que utiliza a internet das coisas (IoT) possui seu próprio conjunto exclusivo de requisitos de rede, por isso é essencial buscar a conectividade ideal para cada necessidade.

Recentemente o presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas – ABINC, Paulo José Spaccaquerche, participou de um webinar que debateu as oportunidades para o desenvolvimento de soluções inovadoras de IoT em todos os modelos de negócio no país, mesmo enquanto aguardamos a chegada do revolucionário 5G. Há diversas tecnologias sem fio com diferentes características que envolvem consumo de energia, largura de banda, alcance e etc.

Popularmente conhecida pelo público geral, as Redes Celulares oferecem comunicação de banda larga segura, suporta múltiplas chamadas de voz e aplicativos de streaming de vídeo. Dentro de soluções IoT elas podem ser melhor aproveitadas em casos específicos como carros conectados ou gerenciamento de frota em transporte e logística. A quinta geração da rede, o 5G, promete revolucionar a maneira como nos comunicamos e o segmento M2M.

A principal diferença com a rede legado é a alta velocidade e a latência ultrabaixa, essencial para que os veículos autônomos se tornem realidade. No entanto, o 5G não deve ser a tecnologia ideal para todo tipo de solução IoT e nem sua ausência é um impedimento para que iniciativas inovadoras sejam postas em prática. Em Minas Gerais, a mineradora Vale possui 14 caminhões de extração autônomos utilizando tecnologia de comunicação Imax e LTE.

A desvantagem das redes celulares para as soluções de IoT envolvem o alto custo dos planos de internet, o alto consumo de bateria e as lacunas de cobertura em locais subterrâneos e remotos. O Wi-Fi, também amplamente conhecido, não é uma rede viável para as soluções de IoT. Os modens possuem baixa segurança contra invasores e o sinal pode ser facilmente bloqueado por obstáculos como paredes.

O Bluetooth é definido como uma rede de área pessoal sem fio. Atualmente pode atender aplicações IoT em pequena escala com o Bluetooth Low-Energy (BLE) e Bluetooth Mesh – mais utilizado pelo varejo. O BLE é usado geralmente em conjunto com um smartphone que funciona como um hub para transferência de dados para a nuvem. Ele integra dispositivos vestíveis fitness e médicos, como as pulseiras e relógios inteligentes.

O padrão Zigbee é normalmente utilizado como complemento do Wi-Fi em soluções para automação residencial. A rede possui curto alcance de sinal – menos de 100m – baixo consumo de energia e taxas de dados mais altas quando comparado ao padrão de rede LPWAN.

O setor de varejo e logística está muito familiarizado com a identificação por radiofrequência. As etiquetas RFID utilizam ondas de rádio para transmitir pequenas quantidades de dados para um leitor a uma curta distância.  Elas podem ser anexadas a todo tipo de produto e equipamento, permitindo o gerenciamento otimizado do estoque e a gestão de ativos em tempo real.

As redes de longa distância e baixa potência (LPWAN) estão revolucionando o mercado de IoT, possibilitando comunicação M2M de longo alcance, entre 5 e 15Km, e maior autonomia de bateria, que em alguns casos podem durar cerca de 10 anos. As LPWANs, como a rede LoRaWAN e Sigfox , está permitindo mais escalabilidade de sensores, ao mesmo tempo que oferece uma rede com baixa interferência de sinal, protocolos seguros contra invasores e conectividade nas cidades e no campo.

A escolha correta da rede é a chave para que a sua solução de IoT se torne viável e ofereça maior retorno sobre o investimento. Retorno esse que além de financeiro, também proporciona qualidade, produtividade e melhor aproveitamento dos recursos.

Referência: BehrTech

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X