fbpx
ArtigosEm Destaque

Resumo do estudo: Barômetro de IoT 2019 da Vodafone

O sexto relatório anual da Vodafone destaca quanto progresso as empresas fizeram na adoção e implementação da IoT

Conforme informou Stefano Gestaut, CEO da Vodafone IoT, “o Barômetro de IoT da Vodafone é um estudo global aprofundado e respeitado de como as organizações estão usando a Internet das Coisas (IoT)”. O estudo pesquisou 1.758 empresas em todo o mundo. Stefano disse estar muito animado com os resultados da edição deste ano, que confirma o que foi visto nos últimos 12 meses: a adoção da IoT está avançando, e saltou de 29% para 34% desde o último relatório − e ainda mais em setores como transporte e logística, manufatura e serviços financeiros.

Mais de um terço das organizações já estão usando a IoT e também estão se sentindo mais confiantes. Elas estão se ramificando e fazendo mais com isso. Mais de três quartos (76%) dos que a adotaram dizem que seus projetos de IoT são essenciais para seus negócios − e alguns acham difícil imaginar negócios sem ela. Um de cada 12 dos que a adotaram diz agora que “todo o negócio depende da IoT”.

Por que a adoção da IoT está acelerando?

A resposta óbvia é que a IoT entrega o que promete. 95% dos que a adotaram relatam benefícios tangíveis do uso da IoT. E os benefícios estão se tornando bem conhecidos. À medida que mais empresas veem seus colegas colhendo os retornos, elas estão investigando como a IoT pode afetar sua própria empresa, seja reduzindo os custos operacionais e melhorando a produtividade dos funcionários, ou permitindo novos fluxos de receita.

Stefano Gastaut diz que “também acho que estamos vendo a aceleração da adoção porque a IoT está se tornando mais acessível”. “Ela não é mais uma tecnologia em sua infância e você não precisa criar suas próprias soluções do zero”. Graças a novas soluções de prateleira, praticamente qualquer organização pode agora lançar soluções avançadas de IoT. E quando estão em funcionamento, as plataformas de capacitação de IoT facilitam mais do que nunca a gestão dos seus dispositivos.

95% das empresas que adotam a IoT estão obtendo benefícios tangíveis e ROI positivo.

Novas soluções de conectividade também estão afetando a adoção. Um quarto dos que a adotaram já está usando tecnologias de rede de longa distância de baixa potência (LPWAN), como LTE-M (Cat-M1) e NB-IoT (Narrowband-IoT). E o 5G está no horizonte − mais da metade (52%) dos que a adotaram já estão considerando isso. Ele está configurado para ter um enorme impacto sobre a IoT, oferecendo cobertura aprimorada de rede, gerenciamento aprimorado e latência próxima de zero. Isso vai possibilitar ainda mais aplicações da IoT.

Qual é a opção de conectividade certa?

Atualmente, a conectividade mais usada para IoT é celular (incluindo 4G e 4G+). Depois Wi-Fi (69%), linha fixa (33%) e rede de baixa potência (LPWAN) (25%). Porém, as organizações mais sofisticadas estão usando uma média de três dessas opções – porque eles entendem que diferentes projetos de IoT podem ter requisitos diferentes. Olhando para o futuro, conforme destacado no parágrafo anterior, mais da metade (52%) dos adotantes estão considerando usar o 5G.

A IoT está causando uma disrupção em todos os tipos de atividades

O estudo pesquisou organizações em vários setores e descobriu que a IoT está tendo um impacto profundo em todas as empresas. Por exemplo, 86% dos usuários do setor automotivo estão usando ou planejam usar a IoT para aumentar a receita e diferenciar seus produtos, e 84% dos que a adotaram no ramo de seguros dizem que sua estratégia de negócios mudou como resultado da IoT. No geral, 60% dos que a adotaram afirmam que a IoT causará uma completa disrupção no seu setor em cinco anos. As chances são de que isso irá atrapalhar o seu e pode já estar começando.

E quanto à segurança?

84% dos que adotaram a IoT dizem que a segurança é algo a ser enfrentado, não um motivo para rejeitar a inovação. Os que a adotaram estão tomando uma série de medidas para proteger seus dispositivos, incluindo testes durante o desenvolvimento (40%), recrutamento de especialistas em segurança da IoT (39%) e certificação de dispositivos (37%). Trabalhar com terceiros pode ajudar. 96% dos mais sofisticados que a adotaram estão confiantes de que seus fornecedores têm as habilidades para gerenciar os riscos de segurança da IoT com eficiência.

Onde podemos encontrar a especialização de que precisamos?

60% dos que a adotaram têm uma equipe dedicada à IoT. É provável que eles estejam trabalhando em vários departamentos, o que reflete a importância da IoT para a estratégia de negócios e a diferenciação competitiva. Os adeptos também buscam suporte fora de seus negócios − 79% afirmam que, no ano passado, aumentaram o uso de parceiros para fornecer e/ou gerenciar seus programas de IoT. E 60% das organizações mais sofisticadas dependem de terceiros para obter conhecimentos especializados em IoT.

Como posso fazer da IoT um sucesso?

Stefano Gestaut informou ainda que “neste ano, quisemos tornar o Barômetro da IoT mais valioso do que nunca”. “É por isso que criamos uma ferramenta exclusiva: o Índice de Sofisticação da IoT”. “Pela nossa experiência, vimos que tanto a estratégia quanto a implementação são fundamentais para o sucesso da IoT, e usamos o Índice para testar essa hipótese e ela está correta; a sofisticação está fortemente ligada aos resultados”.

“Em março, lançaremos uma ferramenta interativa de aferição, baseada no nosso Índice de Sofisticação da IoT”. “Ela permitirá que você avalie o nível de sofisticação da IoT da sua empresa e compare seus resultados com os de seus colegas, e fornecerá recomendações sobre como você poderá obter mais da IoT”. “Fique ligado para ver mais sobre isso”.

O estudo ainda identificou que das empresas que estão começando suas jornadas de IoT, 17% disseram que os benefícios que eles viram foram significativos. Entre as empresas mais sofisticadas, esse número salta para 87%.

68% das empresas estão usando a IoT para rastrear a segurança de ativos físicos, tornando esse caso de uso o mais comum entre as empresas atualmente. 57% de todas as empresas estão usando a IoT para gerenciar riscos e compliance. 53% estão usando para aumentar a receita e cortar custos, com 82% das empresas de alto desempenho confiando na IoT para gerenciar riscos e compliance. O gráfico a seguir compara os tipos de variáveis de IoT que as empresas estão rastreando hoje e usando para planejar no futuro.

Para ver o relatório completo e obter as últimas tendências e indicadores da IoT sobre como melhorar sua estratégia de IoT e acelerar seus planos, você pode baixá-lo aqui: www.vodafone.com/iotbarometer

ABINC Summit

Associado da ABINC tem como benefícios:

+ Preços promocionais nos eventos da associação;

+ Ter acesso às demandas e necessidades de IOT do mercado (empresas e governo);

+ Networking com todo o ecossistema de IOT ABINC;

+ Ter seus casos de sucesso em IOT divulgados para todo o mercado.

Quanto maior for a nossa comunidade, mais forte e representativo será o nosso setor. Participe!

Clique aqui e saiba mais.

Tags
Mais