Artigos

Retrospectiva 2020: Comitê de Cidades Inteligentes

09/12/2020

• 1 min de leitura

A Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) trabalha para promover interesses e negócios com IoT através de diversos comitês de trabalho. Atualmente existem nove comitês ativos na instituição, são eles: agronegócio, auto & mobilidade urbana, dados & IA, jurídico, manufatura, redes, segurança, saúde e também o de cidades inteligentes, lançado em junho deste ano.

Na oportunidade, os especialistas no tema debateram o papel da tecnologia para a transformação de uma cidade inteligente. Com mediação do presidente da ABINC, Paulo José Spaccaquerche, o webinar contou com a presença do Presidente do Conselho de Cidades Inteligentes da ABINC, Aleksandro Montanha.

Também participaram: o Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, José Gustavo Sampaio Gontijo; o Gerente Técnico e especialista em IoT da Intel Brasil, Fabiano Sabatini; o autor de cinco livros relacionados ao tema de tecnologia e inovação, André Telles e o Manager do Smart City Expo Curitiba, Beto Marcelino.

Para os especialistas nenhuma cidade se torna inteligente de maneira imediata ou mesmo com a adoção de uma tecnologia disruptiva. É preciso um olhar profundo para a cidade, entender onde a tecnologia pode melhorar o dia a dia dos cidadãos que vivem e trabalham nela. Esse é o ponto mais sensível para os gestores, já que a tecnologia por si só não é capaz de transformar uma cidade em uma Smart City.

É preciso gerenciar com expertise cada sensor instalado na cidade para que os benefícios de sua adoção possam ser sentidos pelas pessoas, mesmo quando elas não saibam que estão utilizando a tecnologia. Um exemplo disso são câmeras de monitoramento, que podem enviar alertas para as autoridades de segurança, caso o sistema utilizando inteligência artificial detecte uma eventualidade suspeita.

No Paraná, algumas aplicações contribuíram para minimizar o impacto do distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus. O aplicativo Paraná Serviços está conectando clientes e prestadores de serviço como eletricistas, bombeiros hidráulicos e muitos outros. O App já recebeu mais de 30 mil downloads. Neste momento onde a solidariedade é ainda mais importante, doadores e entidade beneficentes também estão se conectando diretamente através de um aplicativo para smartphone.

Através do App Paraná Solidário as pessoas podem direcionar doações como roupas e alimentos às instituições que mais precisam. Dessa forma, os municípios não precisam se preocupar com o armazenamento e a logística dos materiais. Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode contribuir para melhorar a vida de todos e assim tornar as cidades cada vez mais inteligentes.

Os retornos sobre o investimento em IoT não são apenas financeiros, mas também sociais. Porém, para que a tecnologia possa ter impactos mais profundos em nossa sociedade também precisamos de um grande programa de qualificação que englobe a todos os cidadãos. É claro que isso requer um grande investimento para o país, mas quando as pessoas compreenderem melhor as novas tecnologias e suas aplicações melhor será o seu aproveitamento.

Caso você não tenha consigo participar da transmissão ao vivo, você pode assistir a gravação clicando aqui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X