Artigos

Retrospectiva 2020: Educação Digital e analítica é a chave para transformar a cultura do negócio

16/07/2021 às 10:30 • 1 min de leitura

No webinar “Os dados são o petróleo da IoT” organizado pelo comitê de Dados e Analytics da Associação Brasileira de Internet das Coisas – ABINC, os palestrantes Josias Oliveira e Janete Ribeiro apresentam informações sobre o desafio do mundo dos negócios para desenvolver a cultura de dados, principalmente no setor  industrial com foco no mercado nacional.

A caminhada para desenvolver as soluções necessárias também é um desafio à parte. No mundo há mais de 7,7 bilhões de pessoas e 51,2% delas estão conectadas pela internet. O volume de dados dessa equação excede a capacidade de interpretação que temos hoje. Em 10 anos, a expectativa é que a população ultrapasse os 8 bilhões de pessoas e que todas estejam conectadas.

Em um mundo repleto de dados, as empresas que buscam a liderança do mercado terão que estar mais bem posicionadas para coletar as informações e analisá-las, para então organizar um bom histórico de dados, essenciais para tomada de decisão. No campo tecnológico as mudanças que estão acontecendo no mundo são irreversíveis, portanto, a educação digital e analítica é fundamental para transformar a cultura do negócio.

Segundo a Gartner, os 3 principais obstáculos para evoluir com uma cultura baseada em dados envolvem hardware, software e competências digitais e analíticas, sendo que o desenvolvimento de competência é o mais crítico. Portanto, antes de promover investimentos em alta tecnologia é preciso transformar a cultura digital e analítica do negócio, essencialmente.

Para prevalecer no mercado é preciso compreender o quão necessário é acompanhar as transformações organizacionais. Isso porque o Brasil tem perdido muitas posições no ranking global de competitividade do setor industrial. Em 2010 o país ocupou o 5º lugar, mas caiu para a 29ª posição em 2017. O país ainda não recuperou posições, e segundo Oliveira, é possível que as coisas não mudem nos próximos dois anos.

No webinar, Oliveira apresenta algumas medidas que as empresas devem adotar para melhorar a sua cultura digital e analítica, além de boas práticas organizacionais. Também são apresentados cases desenvolvidos para indústrias nacionais e para o setor de agronegócio. Além disso, a professora Janete Ribeiro fala sobre a gestão e ética dos dados e a LGPD – aprovada em setembro.

Caso você não tenha consigo participar da transmissão ao vivo, você pode assistir a gravação clicando aqui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X