Artigos

Retrospectiva 2020: Educação Digital e analítica é a chave para transformar a cultura do negócio

01/12/2020

• 1 min de leitura

No webinar “Os dados são o petróleo da IoT” organizado pelo comitê de Dados e Analytics da Associação Brasileira de Internet das Coisas – ABINC, os palestrantes Josias Oliveira e Janete Ribeiro apresentam informações sobre o desafio do mundo dos negócios para desenvolver a cultura de dados, principalmente no setor  industrial com foco no mercado nacional.

A caminhada para desenvolver as soluções necessárias também é um desafio à parte. No mundo há mais de 7,7 bilhões de pessoas e 51,2% delas estão conectadas pela internet. O volume de dados dessa equação excede a capacidade de interpretação que temos hoje. Em 10 anos, a expectativa é que a população ultrapasse os 8 bilhões de pessoas e que todas estejam conectadas.

Em um mundo repleto de dados, as empresas que buscam a liderança do mercado terão que estar mais bem posicionadas para coletar as informações e analisá-las, para então organizar um bom histórico de dados, essenciais para tomada de decisão. No campo tecnológico as mudanças que estão acontecendo no mundo são irreversíveis, portanto, a educação digital e analítica é fundamental para transformar a cultura do negócio.

Segundo a Gartner, os 3 principais obstáculos para evoluir com uma cultura baseada em dados envolvem hardware, software e competências digitais e analíticas, sendo que o desenvolvimento de competência é o mais crítico. Portanto, antes de promover investimentos em alta tecnologia é preciso transformar a cultura digital e analítica do negócio, essencialmente.

Para prevalecer no mercado é preciso compreender o quão necessário é acompanhar as transformações organizacionais. Isso porque o Brasil tem perdido muitas posições no ranking global de competitividade do setor industrial. Em 2010 o país ocupou o 5º lugar, mas caiu para a 29ª posição em 2017. O país ainda não recuperou posições, e segundo Oliveira, é possível que as coisas não mudem nos próximos dois anos.

No webinar, Oliveira apresenta algumas medidas que as empresas devem adotar para melhorar a sua cultura digital e analítica, além de boas práticas organizacionais. Também são apresentados cases desenvolvidos para indústrias nacionais e para o setor de agronegócio. Além disso, a professora Janete Ribeiro fala sobre a gestão e ética dos dados e a LGPD – aprovada em setembro.

Caso você não tenha consigo participar da transmissão ao vivo, você pode assistir a gravação clicando aqui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X