Artigos

Sistema de IoT eleva produtividade do Laboratório Cristália

11/09/2019

• 1 min de leitura

As soluções com base na internet das coisas (IoT) tem grande impacto na indústria, e quando bem aplicadas podem elevar a produtividade. No entanto, a tecnologia sozinha não é capaz promover grandes transformações dentro das empresas. Para atingir as melhorias na produtividade e obter retorno sobre o investimento aplicado em IoT é necessário um conjunto de ações estratégicas que englobem todo a força de trabalho.

Umas destas experiências de sucesso foi apresentada no Congresso ABINC Summit com o case da Oransys aplicado no laboratório Cristália.  Com uma parceria de quase dois anos o retorno sobre o investimento é expressivo, aponta o especialista em aumento de produtividade da Oransys, Rogério Araujo dos Anjos.

Diego Leal, Líder de Excelência Industrial do Laboratório Cristália, durante a sua apresentação no ABINC Summit 2019

Para corrigir os problemas na linha de embalagem da farmacêutica Cristália, foram instalados sensores para monitorar em tempo real toda a operação dos maquinários. Desta maneira, caso a linha sofresse uma parada o operador poderia identificar de forma mais rápida a obstrução na linha de embalagens.

Com aplicação de dispositivos IoT esse monitoramento pode ser realizado de qualquer lugar da fábrica  através de um aplicativo que mostra o diagnóstico das operações. Esse sistema permite também que operadores, gerência e diretoria monitorem remotamente o status de cada linha de embalagem, assim, podendo aferir se está dentro da meta ou se não será capaz de concluir a operação dentro do prazo.

Antes da implementação do sistema da Oransys havia muita dificuldade para checar o que estava ocorrendo nas linhas de embalagem, explica Rogério:

“Eles não sabiam o que acontecia na linha. A diretoria não tinha essa visibilidade e nem a gerência. Eles tinham que ligar para o coordenador para saber se a linha estava rodando, se estava parada, se iriam entregar a produção do mês. Hoje o principal benefício deles é saber o que está acontecendo dentro da produção. Como um Waze. Saber que horas eu vou terminar a minha produção, se eu estou em cima da minha meta, se eu estou atrasado em relação a minha meta. Este foi o principal objetivo da Cristália, que era ter visibilidade da produção, e a gente conseguiu com a IoT, através do sistema da Oransys.”

Operador analisa em tempo real dados e informações sobre a linha de produção.

Hoje a Oransys monitora  94 linhas de embalagens do Laboratório Cristália. Com os dados históricos gerados pelo software diversas melhorias foram aplicadas, como retorno sobre os investimentos a empresa alcançou cerca de 1 milhão de reais em economias no último ano e projeta um ROI em torno de 3 milhões para este ano.

Muitas empresas enfrentam dificuldades para identificar os gargalos nas suas operações, os sistemas com base em IoT contribuem para identificar os problemas, mas segundo o executivo ele não é mágico. É preciso maturidade na gestão da empresa para que junto com a equipe especializada realize as ações necessárias.

Rogério Araujo dos Anjos, da Oransys.

No Laboratório Cristália diversos projetos e mini projetos foram desenvolvidos após o software apontar as melhorias a serem realizadas. Essas atitudes garantiram o retorno sobre os investimentos.

“O software vai primeiramente mostrar para você onde estão os problemas. Eventualmente vai te dar algumas dicas do que você pode melhorar, mas cabe sim a diretoria, cabe a gerência, a uma equipe de excelência fazer essas melhorias e traduzir o que o software está dizendo em ganhos reais”, finalizou Rogério.

Rogério Araujo dos Anjos
A mais de 10 anos apoia os clientes nas revisões de processos, aumento de produtividade, ganho de eficiência, validação de sistemas computadorizados e soluções tecnológicas, dentre elas: MES, MOM, WMS, EBR, OEE, APS, LIMS, etc.

Associado da ABINC tem como benefícios:

+ Preços promocionais nos eventos da associação;

+ Ter acesso às demandas e necessidades de IOT do mercado (empresas e governo);

+ Networking com todo o ecossistema de IOT ABINC;

+ Ter seus casos de sucesso em IOT divulgados para todo o mercado.

Quanto maior for a nossa comunidade, mais forte e representativo será o nosso setor. Participe!

Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X