fbpx
ArtigosEm Destaque

Sistema de IoT eleva produtividade do Laboratório Cristália

As soluções com base na internet das coisas (IoT) tem grande impacto na indústria, e quando bem aplicadas podem elevar a produtividade. No entanto, a tecnologia sozinha não é capaz promover grandes transformações dentro das empresas. Para atingir as melhorias na produtividade e obter retorno sobre o investimento aplicado em IoT é necessário um conjunto de ações estratégicas que englobem todo a força de trabalho.

Umas destas experiências de sucesso foi apresentada no Congresso ABINC Summit com o case da Oransys aplicado no laboratório Cristália.  Com uma parceria de quase dois anos o retorno sobre o investimento é expressivo, aponta o especialista em aumento de produtividade da Oransys, Rogério Araujo dos Anjos.

Diego Leal, Líder de Excelência Industrial do Laboratório Cristália, durante a sua apresentação no ABINC Summit 2019

Para corrigir os problemas na linha de embalagem da farmacêutica Cristália, foram instalados sensores para monitorar em tempo real toda a operação dos maquinários. Desta maneira, caso a linha sofresse uma parada o operador poderia identificar de forma mais rápida a obstrução na linha de embalagens.

Com aplicação de dispositivos IoT esse monitoramento pode ser realizado de qualquer lugar da fábrica  através de um aplicativo que mostra o diagnóstico das operações. Esse sistema permite também que operadores, gerência e diretoria monitorem remotamente o status de cada linha de embalagem, assim, podendo aferir se está dentro da meta ou se não será capaz de concluir a operação dentro do prazo.

Antes da implementação do sistema da Oransys havia muita dificuldade para checar o que estava ocorrendo nas linhas de embalagem, explica Rogério:

“Eles não sabiam o que acontecia na linha. A diretoria não tinha essa visibilidade e nem a gerência. Eles tinham que ligar para o coordenador para saber se a linha estava rodando, se estava parada, se iriam entregar a produção do mês. Hoje o principal benefício deles é saber o que está acontecendo dentro da produção. Como um Waze. Saber que horas eu vou terminar a minha produção, se eu estou em cima da minha meta, se eu estou atrasado em relação a minha meta. Este foi o principal objetivo da Cristália, que era ter visibilidade da produção, e a gente conseguiu com a IoT, através do sistema da Oransys.”

Operador analisa em tempo real dados e informações sobre a linha de produção.

Hoje a Oransys monitora  94 linhas de embalagens do Laboratório Cristália. Com os dados históricos gerados pelo software diversas melhorias foram aplicadas, como retorno sobre os investimentos a empresa alcançou cerca de 1 milhão de reais em economias no último ano e projeta um ROI em torno de 3 milhões para este ano.

Muitas empresas enfrentam dificuldades para identificar os gargalos nas suas operações, os sistemas com base em IoT contribuem para identificar os problemas, mas segundo o executivo ele não é mágico. É preciso maturidade na gestão da empresa para que junto com a equipe especializada realize as ações necessárias.

Rogério Araujo dos Anjos, da Oransys.

No Laboratório Cristália diversos projetos e mini projetos foram desenvolvidos após o software apontar as melhorias a serem realizadas. Essas atitudes garantiram o retorno sobre os investimentos.

“O software vai primeiramente mostrar para você onde estão os problemas. Eventualmente vai te dar algumas dicas do que você pode melhorar, mas cabe sim a diretoria, cabe a gerência, a uma equipe de excelência fazer essas melhorias e traduzir o que o software está dizendo em ganhos reais”, finalizou Rogério.

Rogério Araujo dos Anjos
A mais de 10 anos apoia os clientes nas revisões de processos, aumento de produtividade, ganho de eficiência, validação de sistemas computadorizados e soluções tecnológicas, dentre elas: MES, MOM, WMS, EBR, OEE, APS, LIMS, etc.

Associado da ABINC tem como benefícios:

+ Preços promocionais nos eventos da associação;

+ Ter acesso às demandas e necessidades de IOT do mercado (empresas e governo);

+ Networking com todo o ecossistema de IOT ABINC;

+ Ter seus casos de sucesso em IOT divulgados para todo o mercado.

Quanto maior for a nossa comunidade, mais forte e representativo será o nosso setor. Participe!

Clique aqui e saiba mais.

Tags
Mais