fbpx
ArtigosEm Destaque

Smartbeer: a primeira cervejeira inteligente do Brasil

No primeiro dia do ABINC Summit – Conexão IoT, o público presente com certeza desejou dar um upgrade na reunião com os amigos após conhecer a cervejeira smartbeer da Consul. Este é o primeiro modelo inteligente conectado a um aplicativo que controla o estoque e a temperatura através do smartphone, além de enviar notificações quando a cerveja estiver acabando. Desta maneira o usuário pode abastecer o estoque com antecedência, com a opção de realizar a compra através do app.

O case foi apresentado na palestra Smartbeer, o fim da saideira pela CIO da Whirlpool Latin America, Renata Marques. A corporação, líder mundial na fabricação de eletrodomésticos, está presente no país com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.

A cervejeira inteligente é o primeiro produto smart da empresa disponível no mercado nacional, no próximo ano a empresa espera iniciar outros 4 projetos, vale salientar que outros produtos já são comercializados no exterior. A escolha da linha Consul foi uma estratégia de marketing, já que a marca,  com uma roupagem mais despojada, dialoga facilmente com o público mais jovem e antenado as novas tecnologias.

Em entrevista para a ABINC, a executiva destacou que a aplicação da Internet das Coisas é um caminho sem volta. O consumidor dita as regras do mercado, e para continuar competitivas as empresas precisam incorporar a IoT em seus produtos.

Para muitos empreendimentos, a criação de um bom case com aplicação da IoT é algo desafiador, muitas vezes os resultados alcançados são insatisfatórios para o sucesso do projeto. Segundo a CIO, para romper estes desafios é necessário pensar para além das fronteiras da própria indústria.

É preciso enxergar os problemas que podem ser solucionados com a aplicação da IoT e não apenas utilizar a tecnologia pela tecnologia. Após identificar e entender qual problema será solucionado, então será possível avançar na aplicação da tecnologia, mas somente se todas as áreas da empresa puderem trabalhar de maneira colaborativa.

“Uma empresa que fornece IoT precisa garantir que todas as áreas da companhia, (o marketing, a engenharia, o TI…) estejam na mesa discutindo soluções. Se não estiveram todas na mesa, dificilmente haverá uma única pessoa dentro da companhia com todas as skills para poder implementar a IoT”, comentou.

“A solução é muito simples, é muito rápido de se implementar, mas envolve uma série de outros fatores depois que ela vai para o campo, e um deles, que acho que é o mais sensível, é o fator de segurança. A gente precisa ter isso no radar antes de implementar a IoT”, finalizou a executiva.

Para Renata Maques, eventos como este realizado pela a ABINC se tornam uma oportunidade para que as companhias possam compartilhar as lições aprendidas durante o desenvolvimento de seus projetos, e desta maneira, contribuir pra que a indústria possa evoluir através da aplicação da IoT.

Sobre Renata Marques

Renata Marques é a CIO da Whirlpool Latin America desde 2013, sendo responsável pelas soluções de Tecnologia da Informação e Transformação de Negócios Digitais na Whirlpool Home Appliances na América Latina.

Foi mentora na Triggers powered by Visionarios, programa inédito de educação e pré-aceleração de negócios sociais. Acompanhando os times de empreendedores sociais e organizações sociais.

Atualmente é mentora do projeto Visionarios que apoia jovens empreendedores e criativos da periferia de São Paulo, fomentando o ecossistema empreendedor e fortalecendo o conceito de empreendedorismo de impacto.

Associado da ABINC tem como benefícios:

+ Preços promocionais nos eventos da associação;

+ Ter acesso às demandas e necessidades de IOT do mercado (empresas e governo);

+ Networking com todo o ecossistema de IOT ABINC;

+ Ter seus casos de sucesso em IOT divulgados para todo o mercado.

Quanto maior for a nossa comunidade, mais forte e representativo será o nosso setor. Participe!

Clique aqui e saiba mais.

Tags
Mais