fbpx
ArtigosEm Destaque

Usando a tecnologia de veículos autônomos para tornar as estradas atuais mais seguras

As tecnologias desenvolvidas para veículos totalmente autônomos podem melhorar os sistemas avançados de assistência ao motorista, já amplamente usados.

Por Professor Amnon Shashua

A segurança sempre foi nossa Estrela do Norte. Vemos isso como um imperativo moral para buscar um futuro com veículos autônomos (AV – autonomous vehicles), mas não devemos esperar até termos hoje a tecnologia para ajudar a salvar mais vidas.

Fundamentalmente, também acreditamos que tudo o que fazemos deve ser dimensionado, e buscamos constantemente as melhores formas de adequar nossa tecnologia às necessidades do mercado. Fundada na ideia de que podemos usar a tecnologia de visão computacional para ajudar a salvar vidas na estrada, a Mobileye tornou-se pioneira em sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS – Advanced Driver Assistance Systems). Esses recursos estão agora sendo ampliados para se tornarem os blocos de construção de um veículo totalmente autônomo.

O mesmo também é verdadeiro, quando visto ao contrário. Novas tecnologias desenvolvidas especificamente para AVs estão permitindo uma maior escala de sistemas de assistência de direção avançados e estão trazendo um novo nível de segurança para as estradas.

A tecnologia dos AVs eleva os ADAS ao próximo nível

Existem cinco níveis comumente aceitos de autonomia veicular (zero não é autonomia). Os sistemas ADAS se enquadram nos níveis 1 e 2, enquanto que os níveis 3 a 5 são graus de autonomia que vão desde a autonomia em algumas circunstâncias até a plena autonomia, sem intervenção humana.

Enquanto carros de nível 1 e 2 podem ser comprados hoje, carros com diferentes graus de autonomia ainda estão em desenvolvimento. Sabemos que carros autônomos são tecnicamente possíveis. Mas o verdadeiro desafio para tirá-los do laboratório e ir para as ruas e estradas é responder questões mais complexas, como aquelas em torno da garantia de segurança e da aceitação social. Para tanto, temos inovado em torno dos facilitadores mais difíceis da tecnologia AV, como mapeamento e segurança.

Esse envelope de tecnologia que projetamos para os AVs levará os ADAS ao próximo nível.

Na Mobileye, desenvolvemos a tecnologia Road Experience Management™ – REM™ (Gerenciamento de Experiência Rodoviária) para coletar os mapas necessários para AVs − que chamamos de Roadbook Global™ (Livro Global de Estradas). Estamos agora aproveitando esses mapas para melhorar a precisão dos recursos dos ADAS. Um exemplo disso é o trabalho que a Volkswagen e a Mobileye estão continuando em seus esforços para materializar uma proposta de L2+ , combinando as tecnologias de câmera frontal e Roadbook, e alavancando o recurso de coleta de dados anunciado anteriormente. A atividade de desenvolvimento em andamento tem como alvo um amplo envelope operacional L2+ , direcionado ao mercado de distribuição em massa.

Também desenvolvemos a abordagem matemática de segurança sensível à responsabilidade (RSS – Responsibility-Sensitive Safety) neutra em tecnologia, para uma tomada de decisões mais seguras dos AVs, que está ganhando força à medida que a indústria e os governos anunciaram planos para adotar a RSS para seus programas de AVs, e nos ajudar a desenvolver um padrão da indústria para segurança dos AVs. Por exemplo, a China ITS Alliance − o órgão de normas do Ministério de Transporte da China − aprovou uma proposta para usar o RSS como estrutura para seu próximo padrão de segurança dos AVs; A Valeo adotou o RSS para seu programa de AVs e concordou em colaborar com os padrões do setor; e Baidu anunciou uma implementação de código aberto bem-sucedida de RSS no Project Apollo.

Hoje, estamos levando a tecnologia RSS de volta ao nosso laboratório dos ADAS e propondo seu uso como um aumento proativo da frenagem automática de emergência (AEB – automatic emergency braking). Chamamos isso de freio preventivo automático (APB – automatic preventative braking). Usando fórmulas para determinar o momento em que o veículo entra em uma situação perigosa, o APB ajudaria o veículo a retornar a uma posição mais segura, aplicando uma frenagem preventiva pequena e quase imperceptível, em vez de uma frenagem brusca, para evitar uma colisão.

Se o APB for instalado em todos os veículos, usando uma câmera voltada para a frente, acreditamos que esta tecnologia poderá eliminar uma proporção substancial de colisões frontais e traseiras, resultantes de decisões erradas. E se adicionarmos a detecção de uma câmera que enxerga em toda a volta e o mapa na equação, para que a frenagem preventiva possa ser aplicada em mais situações, poderemos esperar eliminar quase todas as colisões dessa natureza.

Acreditamos que as tecnologias preventivas, como o APB, são a chave para alcançar a “Visão Zero”, e esperamos que a adoção onipresente possa levar a quase zero mortes e lesões decorrentes de acidentes rodoviários resultantes de decisões erradas ao volante. Ele se destacaria de outras ferramentas no kit de ferramentas global Vision Zero, pois ele ficaria no carro − não na infraestrutura ao redor. Em vez de colocar obstáculos que interferem no fluxo de tráfego − como lombadas ou limites reduzidos de velocidade − o APB ajustará proativamente a velocidade do veículo para manter a segurança somente quando for necessário, melhorando, assim, a segurança sem sacrificar o fluxo do tráfego.

Além dos veículos autônomos

Além dos efeitos colaterais da tecnologia AV para os ADAS, estamos descobrindo aplicativos e fluxos de receita totalmente novos, que vão além do veículo.

Um bom exemplo é a nossa nova parceria com a Ordnance Survey, uma das agências de mapeamento mais sofisticadas do mundo. Ao equipar as frotas de serviços públicos com o nosso sistema de modernização Mobileye 8 Connect™, mapearemos o Reino Unido para os AVs e ofereceremos nosso primeiro produto de serviços de dados para as empresas de serviços públicos. Imagine se, em vez de ter que passar por obstáculos burocráticos por meses a fio e confiar em informações imprecisas e desatualizadas para fazer um simples furo no solo, o processo foi rápido porque, usando nossos dados REM, você poderia facilmente mapear os ativos subterrâneos para os marcos correspondentes sobre o solo. Este exemplo sugere uma tremenda promessa para um conjunto totalmente novo de usos para a tecnologia que estamos desenvolvendo para os AVs e ajuda a cumprir a promessa da cidade inteligente.

Os AVs são nosso salto coletivo para a Lua

Levará algum tempo até que os AVs cumpram a promessa de ajudar a salvar vidas. Enquanto isso, nossa tecnologia ADAS está conquistando um reconhecimento significativo das principais agências de classificação de segurança do mundo, pois reconhecem o poder de salvar vidas dos sistemas de segurança ativa baseados em câmeras. Em 2018, 16 modelos receberam uma classificação de segurança de cinco estrelas do EuroNCAP − 12 deles com tecnologia de prevenção de colisão Mobileye.

Grande parte desta tecnologia está abrindo o caminho para nosso futuro autônomo e formará a base das primeiras ofertas autônomas de Mobilidade como Serviço, inclusive na China com a Beijing Bus e em Israel com a parceria Grupo Volkswagen/Champion Motors/Mobileye.

Enquanto isso, nosso negócio de ADAS continua a crescer e inclui um acordo com a Great Wall Motor Company, para levar carros ADAS movidos a Mobileye para o mercado fora da China. Isso limita um ano em que realizamos 28 novas vitórias em design de 24 OEMs e oito Tier, 20 lançamentos de programas com 78 modelos de veículos de 16 OEMs e cinco Tier − 56 desses modelos com funcionalidades avançadas.

Temos a obrigação moral de apresentar o máximo possível de benefícios de segurança dos ADAS. Isso significa trabalhar com todos aqueles que acreditam na Vision Zero para adotar o poder de salvar vidas dos ADAS em todo o seu espectro − desde os retrofit até os embarcados e do Nível 1 ao 3, enquanto também se move rapidamente para definir padrões de segurança para AVs. Vidas humanas estão na linha, e é por isso que a Mobileye e a Intel continuarão a seguir a estrela da segurança.

Prof. Amnon Shashua é Vice-Presidente sênior da Intel e Presidente e CEO da Mobileye, uma Empresa Intel.

Legenda da foto: O Presidente e CEO da Mobileye, Prof. Amnon Shashua, mostra o EyeC5 SoC durante o evento de notícias da Intel Corporation na CES 2019 em 7 de janeiro de 2019, em Las Vegas. O EyeQ5 é o sistema on-chip de quinta geração da Mobileye para sistemas avançados de assistência ao motorista e soluções de condução automatizadas. Ele está agora em produção com ganhos de design totalizando 8 milhões de unidades. A Mobileye está promovendo um ecossistema de desenvolvedores para expandir o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma EyeQ (Crédito: Walden Kirsch/Intel Corporation).

Fonte: Intel Newsroom

Tags
Mais