Artigos

Utilities 4.0: tendências que impulsionam o futuro dos serviços nas empresas

15/12/2022

• 1 min de leitura

Um levantamento do Itaú BBA revelou que o setor de utilities, que inclui energia, água e gás, é considerado o preferido dos investidores, totalizado 67,4% dos votos obtido em sua pesquisa. Somado a esse indicador, a Eletrobras tem a ação mais indicada por 34,8% dos fundos e institucionais. Já no setor de saneamento, após o novo Marco Legal, sancionado em julho de 2020, foram gerados R$ 72,2 bilhões de investimentos, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

 

O cenário confirma uma perspectiva positiva para esses segmentos no mercado brasileiro. E, diante do otimismo, 81% das utilities querem melhorar os serviços, combater perdas e furtos e reduzir os custos, aponta a Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc). Puxado pela onda de investimentos que permitirá essas melhorias no setor, está a Internet das Coisas (IoT), com crescimento de 10% nos próximos cinco anos, revela o estudo. E essa projeção deve se elevar com a chegada do 5G, que impulsionará a sensorização.

 

Entretanto, para ter efetividade em torno desses objetivos, é preciso ir além: estruturar um plano completo de implementação e orquestração de jornadas, que envolva não só IoT, como também cloud computing, análise de dados, inteligência artificial, machine learning e 5G, entre outras tecnologias que venham a possibilitar às concessionárias executarem suas atividades diárias e suportar os processos de tomada de decisão. Ao passo que o segmento de serviços públicos vem sofrendo também uma revolução tecnológica, podemos fazer uma analogia com a quarta revolução industrial e, em referência, chamá-lo de Utilities 4.0.

 

Ocorre que, ainda de acordo com a Abinc, 76% das empresas têm um plano de transformação digital, mas não de uma forma estruturada envolvendo toda a organização. É neste ponto que as tecnologias supracitadas atuam, cada uma atendendo a um processo e, integradas, suportando toda a organização com informações para as tomadas de decisão e maior capacidade de processamento. Como vimos, os benefícios da Utilities 4.0 ultrapassaram os limites de apenas obter uma produção inteligente. Hoje, as tecnologias que envolvem este conceito são determinantes nas áreas de operação, manutenção, gerenciamento e refletem também na forma como seus consumidores são atendidos. Estes, por sua vez, querem ter serviços contínuos, de melhor qualidade e baixo custo.

 

Ainda mais empolgante é que a Utilities 4.0 pode facilitar a interconectividade entre as concessionárias de serviços, e criar, por exemplo, grandes armazenamentos de dados sobre seus ativos e o meio ambiente. Engenheiros e cientistas podem usar ferramentas analíticas de big data e aprendizado de máquina para gerar informações perspicazes sobre o comportamento do ambiente compartilhado e ativos físicos comuns. Essas informações podem ser compartilhadas por comunidades e concessionárias para melhorar de forma mais holística a indústria, o meio ambiente e beneficiar a sociedade. Ao fazer isso, a Utilities 4.0 impulsionará economias de escopo e escala em todo os setores que eram inimagináveis ​​anteriormente.

 

Diante deste cenário, fica claro que o desafio principal passou a ser como aplicar da melhor forma possível essas tecnologias para resolver os problemas e avançar na jornada de evolução digital. Seguindo o conceito de Utilities 4.0, as empresas do setor terão uma vasta possibilidade de alcançar seus objetivos estratégicos por meio da excelência em sua eficiência operacional e da experiência de seus consumidores, possibilitando as organizações a se adaptarem às rápidas mudanças do mercado e apoiar uma grande quebra de paradigma social em direção ao desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: https://saneamentobasico.com.br/acervo-tecnico/utilities-4-0-tendencias-que-impulsionam-o-futuro-dos-servicos-nas-empresas/

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X