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Vendas online continuam em alta mesmo após reabertura gradual do comércio

Por Marcus Vinicius Rocha
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As vendas online no mercado nacional tiveram alta de 175% no mês de março, em comparação ao ano anterior. O aumento tem ligação com o distanciamento social praticado na maior parte do país, e mesmo com a flexibilização de algumas medidas, que provocaram retração em abril, as vendas online se mantiveram superior ao mesmo período do ano anterior e das previsões para o e-commerce em 2020.

Os dados foram divulgados pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina. A pesquisa mostrou que em apenas um mês o e-commerce gerou um número de pedidos 3,5 vezes maior que a maior data do varejo eletrônico do Brasil, a Black Friday.  

Mesmo com medidas emergenciais que provocaram a diminuição de salários ou com a  perda de diversos postos de trabalho, as vendas online aumentaram durante este que é um dos piores períodos de recessão do país. Nesta quarta-feira (27) a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), divulgou dados que reforçam a preferência pelas compras online.

No primeiro trimestre de 2020 as compras online com o cartão de crédito aumentaram 23,2%, cerca de R$ 87 bilhões. Já as compras gerais com o cartão aumentaram 14,1%, cerca de R$ 475,7 bilhões. O pagamento por aproximação, por meio da tecnologia NFC, apresentou aumento de 456% e movimentou R$ 3,9 bilhões no primeiro trimestre. O uso da tecnologia ganhou preferência durante este período de pandemia.

Esse crescimento fez com que a entidade passasse a debater o aumento do limite de transações através da NFC, que atualmente é de R$ 50. A proposta é permitir que cada emissor defina o seu limite. A tecnologia tem se mostrado segura, e não apresentou crescimento nos casos de fraudes.

O crescimento do e-commerce no Brasil é definitivo e não deve diminuir mesmo após o retorno das atividades em lojas físicas. Por isso, mais do que nunca, é importante pensar o seu negócio atuando de maneira online, seja no mercado B2C ou mesmo no B2B. Diversas estratégias podem contribuir para que as medidas adotadas para combater a disseminação do novo coronavírus não levem o seu negócio à falência.

O portal de notícias especializado no mercado online, o E-commerce Brasil, recentemente citou como exemplos positivos e inovadores durante está pandemia o programa de venda por WhatsApp “Me Chama no Zap”, da Via Varejo, dona de Casas Bahia e Pontofrio. A estratégia foi criada durante a pandemia para impulsionar a venda online da varejista além dos canais tradicionais de e-commerce — e conta com cerca de 7.500 vendedores na ativa realizando ofertas pelo aplicativo.

Segundo o diretor-executivo da companhia, Roberto Fulcherberguer, a iniciativa já responde por 20% das vendas da companhia. A estratégia fez com que o panorama de vendas — que havia despencado com as lojas físicas fechadas no início da pandemia — voltasse a ser cerca de 70% a 80% do que era em dias normais.

Soluções baseadas em IA são enriquecedoras e necessárias para todo tipo de negócio contribuindo de diversas maneiras para que sua marca permaneça competitiva no mercado. O portal IoT For All apresentou 10 maneiras como a IA pode transformar a experiencia do cliente, aqui citamos as principais:

O ponto principal é que as soluções baseadas em IA são o caminho do futuro e são um investimento necessário para as marcas permanecerem competitivas. Se você não quer ficar para trás, é hora de implementar uma ou mais das inovações listadas aqui em sua própria estratégia de marketing.

Recomendações precisas e personalizadas para clientes

A inteligência artificial pode analisar o histórico de compras de um cliente e, em seguida, fazer recomendações para outros produtos e serviços nos quais ele possa estar interessado. Essas recomendações podem ser surpreendentemente precisas e oferecem a capacidade de criar campanhas de marketing direcionadas nas quais seus clientes realmente estão interessados.

Segundo dados do Instapage, 78% dos internautas dizem que o conteúdo pessoalmente relevante das marcas aumenta sua intenção de compra. Com essas campanhas, você poderá se conectar aos clientes em um nível mais personalizado e apresentar novos produtos para aumentar suas vendas. 

Chatbots que fornecem serviço eficiente e amigável

Uma das principais preocupações comerciais que você não pode ignorar é que os consumidores exigem e esperam um serviço rápido e amigável ao lidar com qualquer empresa. Os chatbots da IA podem atender a essa demanda fornecendo serviços consistentemente eficientes e alegres.

Como assistente virtual, os chatbots podem interpretar o que um cliente está procurando, passando problemas e perguntas mais complexos para um de seus funcionários quando necessário. Os chatbots também significam menos erros ao lidar com seus clientes, usando tecnologia intuitiva para interpretar as necessidades e respostas dos clientes. 

Atendimento ao cliente ativado por voz

Alto-falantes inteligentes como Alexa e Amazon Echo revolucionaram a maneira como os consumidores estão comprando on-line, capacitando-os a encontrar as informações de que precisam e proporcionando a eles uma experiência de autoatendimento ao cliente a qualquer hora do dia. De fato, o e-Marketing prevê que até 2021, 38 milhões de pessoas farão compras através de seus alto-falantes inteligentes.

Através da interação ativada por voz, seus clientes podem descobrir mais sobre seus produtos, fazer compras e concluir transações simplesmente conversando com o alto-falante inteligente. Você será beneficiado por poder construir sua marca usando uma abordagem fácil e sem usar as mãos para se conectar com seus clientes.

Informações úteis do cliente

Usando análises de texto de comentários e críticas de clientes, a IA pode ajudar você a entender melhor seus clientes e obter informações úteis sobre seus hábitos de compra. Grande parte da experiência de compra do cliente é baseada em emoções – poder entender o que seus clientes estão sentindo à medida que interagem com você pode oferecer a vantagem superior em marketing.

Por meio da inteligência artificial, a análise de texto pode encontrar padrões na maneira como seus clientes se comunicam com você e fornecer uma boa visão do que eles querem da sua empresa. O próximo passo é atuar com soluções de acompanhamento para resolver problemas e dar a seus clientes o que eles desejam.

Compras personalizadas

Para expandir seus negócios e marca on-line, você precisa prever as necessidades de seus clientes. No passado, as empresas on-line contavam com cookies para rastreamento, para recomendar produtos semelhantes aos consumidores. A estratégia atualizada é a inteligência artificial, que usa análises preditivas para adaptar a experiência de compra de um cliente às suas próprias preferências individuais.

É essa personalização que desempenha um grande papel no local onde os consumidores fazem compras hoje, dando a você a oportunidade de refinar as estratégias de marketing para seus clientes.

Referências: IoT For All, E-commerce Brasil

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