Artigos

Vendas online continuam em alta mesmo após reabertura gradual do comércio

29/05/2020

• 1 min de leitura

As vendas online no mercado nacional tiveram alta de 175% no mês de março, em comparação ao ano anterior. O aumento tem ligação com o distanciamento social praticado na maior parte do país, e mesmo com a flexibilização de algumas medidas, que provocaram retração em abril, as vendas online se mantiveram superior ao mesmo período do ano anterior e das previsões para o e-commerce em 2020.

Os dados foram divulgados pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina. A pesquisa mostrou que em apenas um mês o e-commerce gerou um número de pedidos 3,5 vezes maior que a maior data do varejo eletrônico do Brasil, a Black Friday.  

Mesmo com medidas emergenciais que provocaram a diminuição de salários ou com a  perda de diversos postos de trabalho, as vendas online aumentaram durante este que é um dos piores períodos de recessão do país. Nesta quarta-feira (27) a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), divulgou dados que reforçam a preferência pelas compras online.

No primeiro trimestre de 2020 as compras online com o cartão de crédito aumentaram 23,2%, cerca de R$ 87 bilhões. Já as compras gerais com o cartão aumentaram 14,1%, cerca de R$ 475,7 bilhões. O pagamento por aproximação, por meio da tecnologia NFC, apresentou aumento de 456% e movimentou R$ 3,9 bilhões no primeiro trimestre. O uso da tecnologia ganhou preferência durante este período de pandemia.

Esse crescimento fez com que a entidade passasse a debater o aumento do limite de transações através da NFC, que atualmente é de R$ 50. A proposta é permitir que cada emissor defina o seu limite. A tecnologia tem se mostrado segura, e não apresentou crescimento nos casos de fraudes.

O crescimento do e-commerce no Brasil é definitivo e não deve diminuir mesmo após o retorno das atividades em lojas físicas. Por isso, mais do que nunca, é importante pensar o seu negócio atuando de maneira online, seja no mercado B2C ou mesmo no B2B. Diversas estratégias podem contribuir para que as medidas adotadas para combater a disseminação do novo coronavírus não levem o seu negócio à falência.

O portal de notícias especializado no mercado online, o E-commerce Brasil, recentemente citou como exemplos positivos e inovadores durante está pandemia o programa de venda por WhatsApp “Me Chama no Zap”, da Via Varejo, dona de Casas Bahia e Pontofrio. A estratégia foi criada durante a pandemia para impulsionar a venda online da varejista além dos canais tradicionais de e-commerce — e conta com cerca de 7.500 vendedores na ativa realizando ofertas pelo aplicativo.

Segundo o diretor-executivo da companhia, Roberto Fulcherberguer, a iniciativa já responde por 20% das vendas da companhia. A estratégia fez com que o panorama de vendas — que havia despencado com as lojas físicas fechadas no início da pandemia — voltasse a ser cerca de 70% a 80% do que era em dias normais.

Soluções baseadas em IA são enriquecedoras e necessárias para todo tipo de negócio contribuindo de diversas maneiras para que sua marca permaneça competitiva no mercado. O portal IoT For All apresentou 10 maneiras como a IA pode transformar a experiencia do cliente, aqui citamos as principais:

O ponto principal é que as soluções baseadas em IA são o caminho do futuro e são um investimento necessário para as marcas permanecerem competitivas. Se você não quer ficar para trás, é hora de implementar uma ou mais das inovações listadas aqui em sua própria estratégia de marketing.

Recomendações precisas e personalizadas para clientes

A inteligência artificial pode analisar o histórico de compras de um cliente e, em seguida, fazer recomendações para outros produtos e serviços nos quais ele possa estar interessado. Essas recomendações podem ser surpreendentemente precisas e oferecem a capacidade de criar campanhas de marketing direcionadas nas quais seus clientes realmente estão interessados.

Segundo dados do Instapage, 78% dos internautas dizem que o conteúdo pessoalmente relevante das marcas aumenta sua intenção de compra. Com essas campanhas, você poderá se conectar aos clientes em um nível mais personalizado e apresentar novos produtos para aumentar suas vendas. 

Chatbots que fornecem serviço eficiente e amigável

Uma das principais preocupações comerciais que você não pode ignorar é que os consumidores exigem e esperam um serviço rápido e amigável ao lidar com qualquer empresa. Os chatbots da IA podem atender a essa demanda fornecendo serviços consistentemente eficientes e alegres.

Como assistente virtual, os chatbots podem interpretar o que um cliente está procurando, passando problemas e perguntas mais complexos para um de seus funcionários quando necessário. Os chatbots também significam menos erros ao lidar com seus clientes, usando tecnologia intuitiva para interpretar as necessidades e respostas dos clientes. 

Atendimento ao cliente ativado por voz

Alto-falantes inteligentes como Alexa e Amazon Echo revolucionaram a maneira como os consumidores estão comprando on-line, capacitando-os a encontrar as informações de que precisam e proporcionando a eles uma experiência de autoatendimento ao cliente a qualquer hora do dia. De fato, o e-Marketing prevê que até 2021, 38 milhões de pessoas farão compras através de seus alto-falantes inteligentes.

Através da interação ativada por voz, seus clientes podem descobrir mais sobre seus produtos, fazer compras e concluir transações simplesmente conversando com o alto-falante inteligente. Você será beneficiado por poder construir sua marca usando uma abordagem fácil e sem usar as mãos para se conectar com seus clientes.

Informações úteis do cliente

Usando análises de texto de comentários e críticas de clientes, a IA pode ajudar você a entender melhor seus clientes e obter informações úteis sobre seus hábitos de compra. Grande parte da experiência de compra do cliente é baseada em emoções – poder entender o que seus clientes estão sentindo à medida que interagem com você pode oferecer a vantagem superior em marketing.

Por meio da inteligência artificial, a análise de texto pode encontrar padrões na maneira como seus clientes se comunicam com você e fornecer uma boa visão do que eles querem da sua empresa. O próximo passo é atuar com soluções de acompanhamento para resolver problemas e dar a seus clientes o que eles desejam.

Compras personalizadas

Para expandir seus negócios e marca on-line, você precisa prever as necessidades de seus clientes. No passado, as empresas on-line contavam com cookies para rastreamento, para recomendar produtos semelhantes aos consumidores. A estratégia atualizada é a inteligência artificial, que usa análises preditivas para adaptar a experiência de compra de um cliente às suas próprias preferências individuais.

É essa personalização que desempenha um grande papel no local onde os consumidores fazem compras hoje, dando a você a oportunidade de refinar as estratégias de marketing para seus clientes.

Referências: IoT For All, E-commerce Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X