Artigos

Webinar Agricultura Digital: Desafios e Oportunidades com a IoT

22/01/2021

• 1 min de leitura

Estudos recentes indicam que a Agricultura Digital cresce em todo Brasil.

Algumas das tecnologias mais presentes no cenário da produção agrícola são:

  • Sistemas de localização por satélite;
  • Análise da variabilidade espacial e temporal;
  • Imagens e sensoriamento remoto aplicado à gestão agrícola;
  • Geoprocessamento aplicado ao gerenciamento de lavouras;
  • Amostragem e interpretação de mapas, sensores e atuadores;
  • Na pecuária, a bovinocultura digital;
  • Georreferencimento e geoposicionamento de máquinas e equipamentos;
  • Utilização de drones em diversos aspectos: para monitoramento do plantio, geolocalização, coleta de informações, entre outras aplicações;
  • Tecnologias de RFID para gestão de ativos, insumos e produtos ao longo da cadeia de valor;
  • Tecnologias remotas para controle e gestão de caracterização de solo.

Segundo informações publicadas pela Embrapa, 17,5% dos produtores rurais estão utilizando tecnologias como drones e sensores remotos para obter dados cruciais das culturas. Levando em consideração os novos lançamentos de sensores previstos nos nanosatélites e nos microssatélites, que deve acontecer em 2022, a demanda pelo serviço deve aumentar substancialmente.

O uso de drones no campo se tornou uma tendência em todo mundo. Além de levar sensores para o monitoramento de áreas, os aparelhos também são utilizados na pulverização agrícola e no controle biológico. O mercado global de drones, especificamente para agricultura, cresceu 172% nos últimos quatro anos, atingindo US$ 32,4 bilhões neste mesmo período e segue em projeção de alta para os próximos anos.

Os dados são uma amostra da importância das novas tecnologias, para que o produtor rural possa planejar com mais qualidade a sua atividade e melhorar a gestão da propriedade.

WEBINAR ESPECIAL SOBRE AGRICULTURA DIGITAL

O tema foi pauta no webinar Agricultura Digital: Desafios e Oportunidades com a IoT promovido pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). Na oportunidade, o professor de engenharia agrícola da Universidade Federal de Viçosa, Daniel Marçal de Queiroz, nos deu uma visão geral desses temas, e nos apresentou o livro Agricultura Digital. A obra, pensada para o público acadêmico e também para aquelas que atuam na área, possui um amplo conteúdo para o desenvolvimento da agricultura de precisão.

A obra contou com a colaboração de diversos professores pesquisadores e especialistas. A edição final foi realizada pelos também professores Francisco de Assis Carvalho Pinto, Aluízio Borém e Domingos Sarvio Valente, que também participou do webinar apresentando as transformações nos processos de produção no campo. O diretor de relações institucionais da ABINC, Herlon Oliveira também é um dos colaboradores do livro.

“Podemos dizer que a Agricultura Digital é um novo insumo agrícola para orientar a tomada de decisão com base em dados. Para isso, sensores dos mais diversos tipos, acoplados em máquinas, plantas, solos, animais, drones e robôs estão constantemente conectados. Na outra ponta, o processamento dos dados é realizado com base em inteligência artificial. Dessa forma, a tomada de decisão de todo processo produtivo passa a ser mais eficiente e objetiva. Por consequência, pode-se reduzir custos de produção, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir impactos ambientais”, afirmou o professor Sarvio Valente.

Sem dúvidas que teremos um processo de democratização do acesso a tecnologia no campo. A expectativa é que nos próximos três anos tais tecnologias, que estão hoje presentes em uma pequena parte dos grandes produtores, já esteja disseminada para a grande maioria da área plantada no país, em diferentes culturas e tamanhos de propriedades, facilitado inclusive pela Lei de Incentivo ao IoT, que poderá proporcionar redução de custo dos equipamentos e tecnologias. Assim o IoT segue cumprindo o seu papel dentro da inovação tecnológica em um dos mais importantes segmentos da economia em nosso país.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimas Publicações

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Como um associado ABINC, a sua marca estará associada ao cenário de IOT e sua empresa terá acesso a benefícios exclusivos além de uma biblioteca digital para seu time evoluir ainda mais.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA PLANO

BENEFÍCIOS ONLINEFULL
SERVICE
POWER
SERVICE
BUSINESS
SERVICE
BASIC
SERVICE
STARTUP
Banner - Seções em abas do site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Banner - Seções no site da ABINC (período de 12 meses)
Speaker Evento ONLINE - Webinar (indicação cliente ou colaborador)31
Logotipo no "Webinar Online"
Logotipo em certificados dos eventos ABINC
Newsletter personalizada (período de 12 meses)64322
Área exclusiva do patrocinador no Hotsite do evento com logotipo
Mailing dos inscritos (todos eventos) ou pontual
Email marketing eventos ABINC/ Convites digitais
Artigo no Hotsite ABINC (não comercial pre aprovado pela ABINC)321
Exposição Logomarca ABINC em Apresentação Comercial (Selo Associado ABINC)
Inclusão Seção Parceiros
Desconto promocionais em workshops, congressos e eventos que constam a ABINC como entidade apoiadora
Acesso material digital da Biblioteca
Logotipo proporcional na tela de proteção eventos
BENEFÍCIOS OFFLINE
Backdrop credencial/eventos
Logotipo em certicados dos eventos ABINC
Material impresso eventos
Brindes eventos
Direito a convites para os eventos ABINC
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.
X