Comitê de Segurança da ABINC promove evento sobre segurança cibernética e IoT no IBMEC

Compartilhe:

Com o tema “Segurança Cibernética como Fator Essencial para Impulsionar o Mercado de Internet das Coisas (IoT)”, o Comitê de Segurança da ABINC reuniu profissionais de tecnologia, segurança e IoT no último dia 13 de setembro, no IBMEC, no Rio de Janeiro, para debater a importância da segurança cibernética na evolução desse mercado em expansão.

A abertura de abertura foi conduzida pelo Sr. Samuel Barros, reitor do IBMEC, que enfatizou a importância dos eventos tecnológicos na instituição. “A compreensão da segurança é fundamental para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho”, destacou Samuel. Ainda na abertura, André Guedes, presidente da ABINC para o estado do Rio de Janeiro, apresentou a associação e seus três eixos estratégicos: o Plano Nacional de IoT, a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e a Agenda 2030 da ONU.

Já o líder do Comitê de Segurança da ABINC, Yanis Stoyannis, destacou o potencial transformador da IoT e os principais elementos que compõem seu ecossistema, como dispositivos físicos, conectividade, sensores e compartilhamento de informações. Ele também abordou as motivações por trás do crescimento do mercado de IoT, incluindo a proposta de valor recebida, a evolução tecnológica e a redução de custos dos sensores.

No entanto, Yanis apontou as barreiras que dificultam uma adoção mais ampla da IoT, como a fragmentação tecnológica e os desafios de segurança e privacidade. “Esses desafios podem ser transformados em diferenciais competitivos, com o potencial de expandir o mercado de fornecedores de IoT em até 50% quando considerarmos a convergência da IoT com a segurança”, afirmou.

Durante o debate, os painéis utilizaram exemplos de riscos de segurança associados à IoT, como vazamentos de informações sensíveis em sistemas de monitoramento remoto de pacientes e vulnerabilidades em dispositivos médicos. O histórico de ataques cibernéticos, como o vírus STUXNET, também foi discutido. Na ocasião, Yanis apresentou um modelo de arquitetura de IoT em camadas, ressaltando que a segurança física dos dispositivos é apenas uma parte do problema.

Os painelistas, incluindo o professor Guilherme Neves, CIO/CISO da Doutornet Tecnologia, discutiram os desafios de incorporar segurança em dispositivos IoT, que frequentemente enfrentam limitações de arquitetura tecnológica. Eles enfatizaram a necessidade de restringir o consumo de energia para garantir a visão dos modelos de negócios a longo prazo.

David Alves, especialista em Segurança Cibernética da WESTCON, detalhou as soluções disponíveis no mercado, enquanto Robson Wander, gerente sênior da TIM Brasil, destacou como a operadora integra medidas de segurança desde a concepção de seus serviços de IoT. Claudio Rosa, diretor do Nas Ondas e membro da Diretoria Técnica de Ciência e Tecnologia do Clube de Engenharia do RJ, apresenta suas experiências sobre os desafios na implementação de projetos de IoT.

Rolar para cima