COMITÊS

DE TRABALHO

Associado Full IoT

O QUE É UM

COMITÊ

Conjunto de pessoas – membros, que compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidades para atingir propósitos comuns e que necessitam de interação para isso.

Avaliar e estudar o mercado, nacional e internacional, relativo ao tema do CT, gerando resultados para divulgação, criação de conteúdo, apoio a eventos e geração de demandas comerciais.

Associados com especialidade comprovada no tema do CT. Também poderá ter convidados especialistas no tema, com aprovação da ABINC.

Um coordenador escolhido pela ABINC e um diretor da ABINC como sponsor do CT. Grupo de pessoas, cujo número de participantes poderá variar de acordo com os convidados especialistas.

No mínimo quinzenal (sugerido) e através de reunião virtual – eventualmente presencial, tudo definido pelo grupo.

Será definido pelo coordenador e o sponsor.

Associado Power IoT

SEGMENTO DE

MERCADO

Quando se fala em futuro no mundo da Internet das Coisas pode se estar falando de amanhã ou da próxima semana. A velocidade com que a tecnologia e a aplicação da IOT avançam na agricultura não se mede em Luas e Estações, mas em dias, horas.
Um avanço contínuo que altera o futuro a cada instante. E a cada nova tecnologia implantada no campo, um novo futuro se desenha, ampliando espaços para mais e mais surpreendentes soluções.
O fato, na verdade, é que a agricultura digital é o próprio futuro.

Em um planeta onde a necessidade de alimentos e produtos florestais se amplia a cada dia, e onde se faz urgente e necessária a preservação e conservação do meio ambiente, colocar a inteligência digital a serviço da agricultura parece óbvio.
São múltiplos atores num cenário vibrante. Um ecossistema onde cada parte depende do todo. E o todo é cada uma das partes e suas interações. Não se faz IoT sozinho. Quem ganha é quem produz e quem consome. Um mundo mais saudável beneficia a todos.
A interação é fundamental no mundo da hiperconexão em que vivemos.
E atrás de cada nova descoberta há sempre o fator mais importante de tudo: o ser humano. Mentes brilhantes desvendando e desenhando esse novo futuro. E mesmo no mundo da Internet das Coisas, a verdade é que as coisas mais importantes não são coisas.

WESLEY RIBEIRO
LÍDER DO COMITÊ

PAULO SPACCA
SPONSOR DO COMITÊ

Veículos inteligentes que compartilham informações para tornar o transporte mais seguro, eficiente e com melhor eficiência energética e baixo nível de emissões, estão cada vez mais presentes. As tecnologias associadas a esse conceito são coletivamente conhecidas como Sistemas de Transporte Inteligente Cooperativo (C-ITS), abrangendo comunicação veículo-veículo (V2V), comunicação veículo-infra-estrutura (V2I), comunicação entre veículos (V2N) e comunicação veículo-para-pedestre (V2P). Coletivamente, essas transações sem fio e integradas a tecnologia LTE são referidas como comunicação cV2X (veículo para tudo). O Comitê Automotivo e de Mobilidade da ABINC tem como missão aprimorar o ecossistema automotivo e de mobilidade através de soluções aprimoradas em tecnologia de comunicação cV2X e mobilidade conectada para futuros serviços inteligentes de mobilidade e transporte. O comitê tem como missão atuar como um agente ativo e de transformação abrangendo temas de tecnologia automotiva e de mobilidade conectada atuando nos segmentos abaixo: Arquitetura e Desenvolvimento de Soluções de Sistemas Inteligentes e Integrados ao Ecossistema Automotivo; Segurança e Privacidade de Dados; Pesquisa e Inovação; Mercado e Regulamentação; Educação e Formação Continuada.

  • Arquitetura e Desenvolvimento de Soluções de Sistemas Inteligentes e Integrados ao Ecossistema Automotivo;
  • Segurança e Privacidade de Dados;
  • Pesquisa e Inovação;
  • Mercado e Regulamentação;
  • Educação e Formação Continuada.
ALEXANDRE VARGHA
LÍDER DO COMITÊ
FLAVIO MAEDA
SPONSOR DO COMITÊ
DALTON OLIVEIRA, MBA
VICE LÍDER DO COMITÊ

A Manufatura está sendo transformada pela Internet das Coisas. A chamada 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0 irá proporcionar um grande salto em produtividade e eficiência na manufatura e a missão desse Grupo de Trabalho é apresentar para os diferentes segmentos industriais no Brasil o potencial dessa transformação digital na manufatura e fomentar a adoção pelas empresas brasileiras de todos os portes para que as mesmas não fiquem desconectadas das cadeias globais de fornecimento.

MAURÍCIO FINOTTI
LÍDER DO COMITÊ
FLAVIO MAEDA
SPONSOR DO COMITÊ

As soluções de IoT aplicadas à infraestrutura de saneamento e de distribuição de gás natural e eletricidade possibilitam a coleta, transmissão e uso de grandes quantidades de dados de forma inteligente com o intuito de tornar as operações mais eficientes, fornecer um melhor serviço e viabilizar novos modelos de negócio.

O Comitê de Utilities da ABINC tem como missão contribuir com o desenvolvimento do negócio de IoT e de seus participantes para impulsionar a transformação digital de empresas de serviços públicos de saneamento, gás canalizado e eletricidade no Brasil.

O Comitê pretende atuar como um agente ativo de informação e transformação abrangendo temas de IoT e digitalização em Utilities, com foco em:

  • Mercado brasileiro de IoT e oportunidades de negócios no setor de Utilities;
  • Arquitetura e desenvolvimento de soluções de sistemas inteligentes e integrados ao ecossistema de Utilities;
  • Melhores práticas em implementação de projetos de IoT;
  • Redução de custos de tecnologias e financiamento;
  • Padronização e interoperabilidade;
  • Segurança cibernética e privacidade de dados;
  • Aspectos regulatórios;
  • Parcerias e iniciativas multi-utilities;
  • Pesquisa e Inovação;
  • Educação e formação continuada.
FÁBIO JARDIM
LÍDER DO COMITÊ
PAULO SPACCA
SPONSOR DO COMITÊ

Quando se fala de cidades inteligentes, certamente o que vem à cabeça são temas relacionados à alguma aplicação tecnológica específica para resolver problemas pontuais no meio urbano. Seja na mobilidade urbana, na segurança, na saúde, na educação, na gestão dos recursos naturais ou na comunicação, o universo de soluções que se enquadram no tema de cidades inteligentes é generoso em oferecer opções, com o propósito principal de gerar qualidade de vida para os cidadãos e soluções para os problemas existentes de acordo com a realidade de cada cidade. Portanto, este é o objetivo do Comitê de Cidades Inteligentes da ABINC: trazer para o público o entendimento da aplicação da tecnologia para melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas nas cidades e colaborar com entidades públicas e privadas na adoção de tecnologias IOT para cidades inteligentes.

ANDRÉ TELLES
LÍDER DO COMITÊ
FABIANO SABATINI
SPONSOR DO COMITÊ
PAULO SPACCA
MEMBRO
SERGIO AKIO TANAKA
MEMBRO
GUSTAVO MIURA ZUCCHI
MEMBRO

Contato: ct.saude@abinc.org.br

PAULO EDUARDO E SILVA BARBOSA
LÍDER DO COMITÊ DE SAÚDE
EUJESSIKA KATIELLY RODRIGUES SILVA
COORDENADORA ADJUNTA DO COMITÊ DE SAÚDE
PAULO SPACCA
SPONSOR DO COMITÊ

Associado Business Service

SUPORTE &

APOIO

Considerando o advento das tecnologias que formam o IoT, cada vez mais as redes de conectividade se consolidam como pilar essencial para viabilizar o crescimento exponencial deste mercado. Por este motivo a ABINC criou o Comitê de Redes, especialmente para identificar e divulgar os players relevantes, apoiar os novos entrantes e, principalmente, inferir junto à sociedade sobre a importância do fomento, padronização e viabilização das redes de IoT no país.

  

ROGÉGIO MOREIRA
SPONSOR DO COMITÊ

A Segurança é um tema de extrema importância para a Internet das Coisas. A missão do GT é a elaboração e a promoção das melhores práticas de segurança de IOT, em colaboração com outras entidades e especialistas do tema ao redor do mundo, como a IOTSF – IOT Security Foundation.

YANIS CARDOSO STOYANNIS
LÍDER DO COMITÊ
PAULO SPACCA
SPONSOR DO COMITÊ
VALDIR PANDOLFI
LÍDER DO COMITÊ
PAULO SPACCA
SPONSOR DO COMITÊ

NOSSOS

PARCEIROS

Rolar para cima