SOBRE A

ABINC

NOSSA

HISTÓRIA

A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que nos permitisse atuar em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. Tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.

NOSSA

MOTIVAÇÃO

Em termos de tecnologia podemos destacar os diferentes tipos de dispositivos e sensores, que têm potencial de criar uma indústria eletro-eletrônica de grandes dimensões no Brasil, redes de telecomunicações (incluindo as novas redes de transmissão de dados de IOT – LPWANs – que estão se expandindo rapidamente pelo mundo), software rodando em servidores em nuvem, Aplicativos, Big Data, Analytics e Inteligência Artificial.

E não existe indústria que ficará a margem das transformações proporcionadas pela Internet das Coisas. Todas as verticais de negócios já possuem casos de uso de IOT com destaque para o Varejo, Saúde, Transporte e Logística, Energia, Manufatura (com a chamada Indústria 4.0), Agronegócio, Seguros e Cidades Inteligentes. A Internet das Coisas proporcionará ganhos de eficiência e redução de custos na casa de Trilhões de dólares. Mas o principal fator de importância econômica serão os novos Modelos de Negócios (que atualmente só existem no mundo digital da Internet) mas que trarão receita incremental para todas as verticais de negócios do mundo físico.

E para o Brasil se posicionar, rapidamente, como um player mundial de peso em Internet das Coisas é condição primordial a formação de um Ecossistema forte e robusto e para isso é preciso uma Entidade que aglutine e represente, de forma agnóstica, todos os participantes desse setor, grandes e pequenas empresas (incluindo as Start-ups) já que a cooperação é condição vital de sucesso na Internet das Coisas.

NOSSA

MISSÃO

A ABINC, tem por missão, catalisar, fomentar e promover os diferentes interesses e necessidades destinados ao negócio de IoT, visando a satisfazer os seus associados e parceiros, com atuações e representações nas esferas públicas e privadas, contribuindo no desenvolvimento tecnológico, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.

NOSSA

DIRETORIA

Paulo José Spaccaquerche

Presidente

Formação multidisciplinar em Engenharia e Administração. Mais de 25 anos de experiência profissional, atuando junto às empresas orientadas fortemente em tecnologias de vanguarda, tais como IBM e SAP. Responsável pela implantação no Brasil de empresas como Sybase, Netscape, Peoplesoft e Quest. Excelente relacionamento com os principais executivos de empresas nacionais e multinacionais em especial no segmento de Finanças, Utilities, Media e Governo. Professor na empresa SETI como Sales Advisor.

Flávio Maeda

Vice-Presidente

Flavio Maeda é Engenheiro Mecatrônico e atua profissionalmente há 19 anos na área de TI industrial. Como empreendedor desde 2005 fundou empresas de consultoria de TI, software e Internet. Atua ativamente na área de Internet das Coisas desde 2009, tendo sido fundador dos grupos (meetup) Internet das Coisas na Prática, iniciador do projeto The Things Network no Brasil e membro do IOT Council.

Rogério Moreira

Diretor de Tecnologia

Rogério Moreira é Engenheiro Eletrônico e Mestre em Administração de Empresas, com longa vivência em sistemas embarcados e IoT, atuando como desenvolvedor, empreendedor e executivo. Atuou durante muitos anos como representante da Atmel na América do Sul, empresa americana no setor de semicondutores, pioneira em IoT, até a aquisição pela Microchip. Foi responsável por implantar a linha de negócios de produtos IoT para a SMART Modular Technologies, atualmente Zillia Technologies. Atualmente é diretor da Drexel Soluções Empresariais, empresa de consultoria tecnológica focada em Transformação Digital, incluindo IoT. Também atua como Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da ATL Electronics, representante de várias empresas no setor de componentes eletrônicos.

Márcio Cots

Diretor Jurídico

Márcio tem vasta experiência em assuntos relacionados ao uso legal da internet, lidando com empresas dos segmentos de negócios online e tecnologia, tanto no Brasil como no exterior. Márcio possui várias qualificações e participou de programas executivos em todo o Brasil e os Estados Unidos na área de direito digital, incluindo o Programa de Liderança em Corporate Counsel, na Harvard Business School – Universidade de Harvard e Cyberlaw na Harvard Law School – Harvard University. Ele também é especialista em assuntos relacionados às novas tecnologias e os aspectos legais que estas tecnologias podem trazer às empresas.

Camilo Martinelli

diretor de Relações Institucionais

Pós-Graduado em gestão de negócios e gestão de marketing. Atuo como executivo comercial há mais de 20 anos com foco na satisfação dos clientes e expansão de negócios. Forte experiência em Vendas e Gestão de equipe comercial. Vivência em desenvolvimento de negócios (B2B e B2C), desenvolvimento e implantação de soluções empresariais, desenvolvimento de estratégias mercadológicas (B2B e B2C), desenvolvimento da política de preços de produtos, desenvolvimento de mercado nacional e internacional, com foco na América Latina, para produtos e soluções. Vivência em coordenar equipes de vendas nacional e internacional, coordenar pesquisa mercadológica, lançamento de novos produtos no mercado (B2B e B2C). Experiência na construção de ecossistema de inovação. Desenvolvimento e implantação de estratégias de projetos com uso da Internet das Coisas (IoT) e Industria 4.0.

Claudir Segura

diretor de Relações Acadêmicas

Professor at PUC SP | Director of Academic Relations at ABINC | Adobe Education Leader | Adobe Community Expert | Adobe Creative Educator | Business | Consultant | Planning | Solutions | Digital Media

Maurício Figueiredo

Diretor de Relacionamento

Um dos fundadores da Almaroma, onde desenvolve uma iniciativa para fomentar a inclusão social e diversidade no mercado de trabalho. Maurício é formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computadores pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), MBA de Marketing pela ESPM e MBA em Business pela FGV. Iniciou sua carreira como trainee na Siemens, trabalhando em diversas multinacionais como Gemalto, Tecnicolor e Informa Markets, onde foi responsável pela Futurecom. Atualmente faz parte do Conselho da Futurecom.

Thabata Mondoni

Diretora de Marketing

CEO da Agência Mondoni Press de PR, possui mais 15 anos de experiência em jornalismo, assessoria de imprensa e reputação de marca. Atuou como repórter e editora de veículos como TVs, Jornais Impressos, Portais de Notícias e departamentos de comunicação de grandes empresas. É MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista pela University of La Verne, na Califórnia.

NOSSOS

CONSELHEIROS

  • CONSELHO FISCAL

    Eduardo Iha, Gustavo Moura Zucchi e Cristiane Palmeira Kussuki Menezes

  • CONSELHO CONSULTIVO

    Claudiney Santos, Dalton Oliveira, Daniel Laper, José Almeida, Hermano Pinto, Renato Pasquini, Cezar Taurion e José Gustavo Sampaio Gontijo.

Associado Full IoT

NOSSOS

PARCEIROS

Rolar para cima