O “NASA SPACE APPS CHALLENGE 2024” já é a maior competição global de inovação tecnológica com a participação de mais de 30 mil pessoas em 2023 e com expectativas de ter chegado aos 40 mil ainda neste ano de 2024

Compartilhe:

Times de mais de 180 países, se reúnem para resolver desafios complexos, relacionados ao espaço e ao nosso planeta. Neste ano de 2024 o desafio estava ligado ao SOL sob o planeta Terra. O evento é uma celebração anual de um trabalho colaborativo e multidisciplinar, onde engenheiros, cientistas, artistas e desenvolvedores de todo o planeta, se unem durante dois dias para debater sobre os maiores desafios que nosso planeta e o Universo enfrentam, a fim de criar soluções inovadoras e práticas para aplicação em projetos de startups, empresas, governos e pela própria NASA.

São 2 dias de maratona de ideação, desenvolvimento e validação inicial de projetos que podem gerar imensos legados para o futuro de nossas gerações. É um momento único e mágico, onde a reflexão sobre nossas atitudes cotidianas sociais e corporativas são colocadas em xeque, para podermos avaliar sobre o futuro que queremos, bem como investigar e aprender de forma colaborativa em como desvendar os inúmeros mistérios de nosso Universo que refletem em nossas vidas. São mais de 5 mil projetos enviados a cada ano, destacando a enorme diversidade de ideias que emergem para enfrentar desafios globais.

A etapa regional do Rio de Janeiro no evento “NASA Space Apps Challenge 2024” foi organizado pelos Local Leaders, o nosso master Ricardo Hechtman (EqualWeb e Brains Brasil) já a 6 anos nesta maratona, a Local Leader Flavia Garcia (Escola ORT) já a 5 anos, o Local Leader Prof. Dr. André Luis Azevedo Guedes (Presidente da ABINC para o Rio de Janeiro) em seu 4º ano, Leonardo Ramos Diniz de Oliveira (RI da Rede La Salle, incluindo o UNILASALLE-RJ) em seu 2º ano, e o Local Leader mais jovem de nossa nave galática, o gestor Paul Batista (Gerente do Pólen – Polo de Inovação da UNISUAM).

O evento contou ainda com apoios institucionais da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), além de organizadores locais, como o Centro Universitário La Salle (UNILASALLE-RJ), FIAP, Escola ORT, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e outros.

📌 Os times vencedores da etapa local e que avançam para a fase global, são: “DEVENGERS (UNILASALLE-RJ)”, ”OS MAGOS (SESI Maracanã)”, “THE SPACE PLAYERS” e “ESKIRONA VISION (Escola ORT)”. O vencedor pelo voto popular ficou com o “Time Júpiter (UNISUAM)”.

Conheçam os julgadores desta etapa que precisou ser realizada e forma híbrida em dois (2) dias: Alexandre Cardeman (Diretor de Inovação do Centro de Operações Rio – COR.RIO), Prof. Dr. Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez (Vice-Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – UFF), Fellipe Tavares (RI da ABINC para o Estado do Rio de Janeiro), Prof. MSc. Ronnie Paskin, Professor e Pesquisador da PUC-RJ, Desenvolvedor, Mentor e Empreendedor, Leandro Guedes, Astrônomo e Diretor de Astronomia do Planetário do Rio, Prof. Dr. Eugênio Reis Neto Brasil, pesquisador do Observatório Nacional e coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica IOAA.

A expectativa é grande para o resultado global que irá escolher 50 finalistas que seguirão na etapa seguinte, de onde a própria NASA escolherá 10 times vencedores finais que serão convidados para assistir à um lançamento espacial em Washington em 2025! Nos vemos em breve pelas redes sociais ou através de nossos perfis das redes.

Fonte: NASA Space

Rolar para cima