A Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) anunciou que Rogério Moreira, Diretor de Tecnologia da entidade, foi nomeado como Coordenador do Comitê de Estudos de IoT e Gêmeo Digital do CB-021 na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Representando a ABINC, o grupo terá a missão de desenvolver padrões nacionais para Internet das Coisas (IoT) e Gêmeos Digitais, espelhando o trabalho do ISO/IEC JTC 1/SC 41 (Internet of Things and Digital Twin).
A Comissão de Estudo de Internet das Coisas (IoT) e Gêmeos Digitais (CE-021:002.041) atuará no campo da normalização, abrangendo terminologia, classificação, diretrizes, requisitos e generalidades relacionadas à IoT. Essa iniciativa é um marco importante para fortalecer o ecossistema tecnológico brasileiro, estabelecendo diretrizes claras e alinhadas aos padrões internacionais.
Parceria entre ABINC e ABNT
No primeiro semestre de 2024, a ABINC firmou um acordo estratégico com a ABNT para criar normas específicas para o mercado brasileiro de IoT. Segundo Paulo Spaccaquerche, presidente da ABINC, a parceria representa um avanço significativo. “Assim como a ABNT é responsável pelas certificações ISO, agora estamos colaborando para estabelecer padrões claros e rigorosos para a IoT, fortalecendo ainda mais o ecossistema tecnológico brasileiro”, explica.
Próximos Passos
De acordo com Rogério Moreira, as primeiras ações incluem a avaliação das normas já publicadas pela ISO/IEC JTC 1/SC 41 e a definição de um cronograma para tradução e publicação como norma brasileira.
“Esse é um marco importante para o setor, que trará alinhamento internacional entre todas as partes interessadas. Também promoverá atualização tecnológica do segmento”, destaca Rogério.