A Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) no Estado do Rio de Janeiro acaba de anunciar a composição dos líderes regionais dos Grupos de Trabalho (GTs) e Comitês Técnicos (CTs). Os profissionais selecionados irão liderar iniciativas nos setores de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Saúde e Healthcare, e Agronegócio.
Essa iniciativa faz parte da estratégia de expansão da ABINC, fortalecendo lideranças regionais, bem como no Rio de Janeiro. Segundo o presidente da ABINC, Paulo Spaccaquerche, este movimento estratégico marca um importante avanço na expansão da presença da associação pelo Brasil, fortalecendo ainda mais o ecossistema de Internet das Coisas (IoT) no país.
André Luís Azevedo Guedes, diretor da ABINC Rio, explica que o objetivo da entidade é criar iniciativas colaborativas com empresas locais e governos, promovendo o desenvolvimento e a aplicação de soluções de IoT no estado. “Essa abordagem regionalizada permitirá que a ABINC adapte suas ações às necessidades específicas de cada localidade, impulsionando o crescimento do setor de IoT de maneira mais eficaz e estratégica”.
Lideranças regionais do GT/CT de Cidades Inteligentes e Sustentáveis (SSC):
- Prof. Dr. Paulo Coelho – Ex-Coordenador do Mestrado em Computação no Instituto Militar de Engenharia (IME), ex-Presidente do PRODERJ e Consultor em Inovação em TIC para áreas públicas e privadas.
- Alexandre Cardeman – Ex-Iplan Rio e atual Diretor de Inovação do Centro de Operações do Rio (COR.RIO).
- Michele Beatrice – Vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e CEO da MICA Arquitetura.
Lideranças regionais do GT/CT de Saúde e Healthcare:
- Prof. Dr. Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez – Vice-diretor da Faculdade de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF).
- Lisia Buarque – CEO da WAC Global Health e Líder Nacional do Pacto Nacional pela Saúde, lançado no FISWEEK 2024.
- Paula Piazi – Embaixadora da Associação Brasileira de Startups em Saúde e Healthcare (ABSS) para o Rio de Janeiro.
Lideranças regionais do GT/CT de Agronegócio:
- Carol Barros – Líder e organizadora da RIO+AGRO e Chief of Sustainability Officer do Instituto BIO.
- Prof. Dr. Cyro Guimarães – Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) e Gerente de Sustentabilidade da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA).
- Prof. MSc. Bruno Cezario – Líder de Soluções da Agrotools, Professor do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e Doutorando em Desenvolvimento Local (PPGDL).
“A ABINC Rio tem o prazer de anunciar profissionais reconhecidos por suas atuações em suas respectivas áreas, que gentilmente dispuseram de seu tempo e conhecimento para nos ajudar a melhorar a qualidade de vida das populações, por meio de soluções e aplicações tecnológicas de ponta, com alcance global”, comenta Guedes. “Somos muito gratos a todos os membros do Conselho Curador e aos líderes temáticos por confiarem em um trabalho consistente, inovador, com diversas interconexões regionais e um propósito transparente”, acrescenta.
