ABINC vai apresentar inovação verde do Brasil no IoT Solutions World Congress 2024 de Barcelona

Compartilhe:

Participação especial da entidade no evento terá como foco as contribuições do Brasil para a economia azul e a sustentabilidade por meio de tecnologias avançadas de IoT e IA

A convite do IoT Solutions World Congress 2024, a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) terá uma programação especial no evento, que começará em Barcelona no próximo dia 21 de maio. A entidade apresentará painéis que discutirão a integração das tecnologias da Indústria 4.0 e IoT, com foco na natureza dentro da economia verde global. Com isso, a ABINC pretende mostrar como o Brasil vem buscando se posicionar como líder em soluções sustentáveis. O evento promete reunir empreendedores, formuladores de políticas e investidores para abordar desafios relacionados ao financiamento e à implementação.

Desde 2016, a ABINC carrega o título de Embaixadora do IoT Solutions World Congress no Brasil, uma iniciativa da Fira de Barcelona. Este ano, assim como em 2017, será organizado um evento paralelo no primeiro dia do congresso, que terá início após a cerimônia de abertura. De acordo com Flavio Maeda, vice-presidente da ABINC, esse side event é projetado para destacar e debater as oportunidades e os desafios associados ao uso de tecnologias IoT no setor de economia verde e sustentabilidade, campos nos quais o Brasil está determinado a se estabelecer como líder global.

As discussões visam criar um ambiente regulatório favorável para iniciativas de conservação e projetos de desenvolvimento sustentável, explorando como IoT, GenAI, Espaços de Dados e Conectividade podem melhorar o monitoramento ambiental e a gestão de recursos. Também serão examinados mecanismos de financiamento inovadores e modelos de negócios. Esta abordagem integrada pretende posicionar o Brasil como uma superpotência em soluções baseadas na natureza.

O vice-presidente da ABINC ressalta ainda que o foco do tema escolhido para 2024 está em infraestrutura e soluções Nature-based, SDG 6 da ONU, que promovem o uso racional de recursos essenciais, como a água. “Uma especial atenção será dada à ‘blue economy’, que é crucial tanto para a indústria quanto para o setor produtivo de alimentos, destacando inovações que maximizam a eficiência e sustentabilidade”, aponta. Além disso, também serão discutidos assuntos como soluções voltadas para a ‘green economy’, especialmente nas áreas de celulose e produção alimentícia. 

“O Brasil não só é líder mundial na produção e em técnicas nestes setores, mas também vem se posicionando para assumir a liderança global em práticas econômicas sustentáveis. Essa discussão é vital, pois alinha inovação tecnológica com responsabilidade ambiental, dois pilares essenciais para o futuro sustentável que almejamos”, complementa Maeda.

Começando pelo evento de Barcelona, essa será uma das ações da ABINC para ampliar significativamente a cooperação tecnológica entre Brasil e Espanha, potencializando inovações conjuntas e projetos de desenvolvimento que podem beneficiar ambos os países nas áreas de Internet das Coisas e sustentabilidade. De acordo com o vice-presidente, para esta edição, a entidade conseguiu reunir um grupo seleto de representantes de alto nível dos governos espanhol e brasileiro, além de executivos de empresas líderes no fornecimento de soluções e conectividade. 

A programação da ABINC no evento dará destaque à cooperação bilateral entre Espanha e Brasil, enfocando políticas de IoT e Inteligência Artificial voltadas para a economia azul e sustentável. Flávio Maeda, representante da ABINC, inaugurará o evento destacando o papel significativo da organização no desenvolvimento da IoT e IA no Brasil. Em seguida, Josep M. Buades, da ACCIÓ, discorrerá sobre a contribuição da ACCIÓ na fomentação da inovação entre Brasil e Catalunha. Luis Fernando Machado, do Itamaraty, apresentará perspectivas sobre o Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores, destacando seu papel na promoção internacional de tecnologias IoT. Henrique Miguel, da SETAD, explorará os incentivos e estratégias do MCTI para fomentar a IoT e IA, enquanto Jose Javier Romero, do CDTI, abordará o apoio financeiro e serviços oferecidos pelo CDTI para colaborações tecnológicas com o Brasil.

No segundo segmento do evento, a discussão se voltará para as “Tecnologias Atuais para Implementação de Soluções Verdes e Baseadas na Natureza”. Oscar Delgado, da Myriota, examinará a aplicabilidade e a expansão de soluções IoT naturais utilizando tecnologia de satélite em órbita baixa. Felipe Rocha Defavari, da ICT, apresentará tecnologias de instrumentação para fisiologia vegetal. Patrick Maiore, do e-cassini, discutirá soluções geoespaciais e Digital Twins focadas na Economia Verde. Cesar Nuéz, da AFRY, falará sobre a utilização de IoT na gestão hídrica e a cooperação tecnológica entre Espanha e Brasil neste âmbito. Herlon Oliveira, da Agrusdata, destacará como o uso de dados em tempo real, pesquisas e IA generativa podem acelerar o avanço em direção a uma economia mais sustentável. Silvia Castellvi, do IDSA, tratará da importância da padronização e interoperabilidade para o avanço das práticas orientadas por dados na Indústria 4.0. Por fim, Caio de Castro, do iCities, concluirá o segmento com uma exposição sobre a implementação de soluções IoT na edição brasileira do evento em São Paulo. Para saber mais sobre a programação da ABINC no IoTSWC, acesse: https://abinc.org.br/iotswc-abinc-brazil-2024

Rolar para cima