Associado Full IoT
O QUE É UM
COMITÊ
Conjunto de pessoas – membros, que compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidades para atingir propósitos comuns e que necessitam de interação para isso.
Avaliar e estudar o mercado, nacional e internacional, relativo ao tema do CT, gerando resultados para divulgação, criação de conteúdo, apoio a eventos e geração de demandas comerciais.
Associados com especialidade comprovada no tema do CT. Também poderá ter convidados especialistas no tema, com aprovação da ABINC.
Um coordenador escolhido pela ABINC e um diretor da ABINC como sponsor do CT. Grupo de pessoas, cujo número de participantes poderá variar de acordo com os convidados especialistas.
No mínimo quinzenal (sugerido) e através de reunião virtual – eventualmente presencial, tudo definido pelo grupo.
Será definido pelo coordenador e o sponsor.
Associado Power IoT
SEGMENTO DE
MERCADO
Quando se fala em futuro no mundo da Internet das Coisas pode se estar falando de amanhã ou da próxima semana. A velocidade com que a tecnologia e a aplicação da IOT avançam na agricultura não se mede em Luas e Estações, mas em dias, horas.
Um avanço contínuo que altera o futuro a cada instante. E a cada nova tecnologia implantada no campo, um novo futuro se desenha, ampliando espaços para mais e mais surpreendentes soluções.
O fato, na verdade, é que a agricultura digital é o próprio futuro.
Em um planeta onde a necessidade de alimentos e produtos florestais se amplia a cada dia, e onde se faz urgente e necessária a preservação e conservação do meio ambiente, colocar a inteligência digital a serviço da agricultura parece óbvio.
São múltiplos atores num cenário vibrante. Um ecossistema onde cada parte depende do todo. E o todo é cada uma das partes e suas interações. Não se faz IoT sozinho. Quem ganha é quem produz e quem consome. Um mundo mais saudável beneficia a todos.
A interação é fundamental no mundo da hiperconexão em que vivemos.
E atrás de cada nova descoberta há sempre o fator mais importante de tudo: o ser humano. Mentes brilhantes desvendando e desenhando esse novo futuro. E mesmo no mundo da Internet das Coisas, a verdade é que as coisas mais importantes não são coisas.
WESLEY RIBEIRO | PAULO SPACCA SPONSOR DO COMITÊ |
Veículos inteligentes que compartilham informações para tornar o transporte mais seguro, eficiente e com melhor eficiência energética e baixo nível de emissões, estão cada vez mais presentes. As tecnologias associadas a esse conceito são coletivamente conhecidas como Sistemas de Transporte Inteligente Cooperativo (C-ITS), abrangendo comunicação veículo-veículo (V2V), comunicação veículo-infra-estrutura (V2I), comunicação entre veículos (V2N) e comunicação veículo-para-pedestre (V2P). Coletivamente, essas transações sem fio e integradas a tecnologia LTE são referidas como comunicação cV2X (veículo para tudo). O Comitê Automotivo e de Mobilidade da ABINC tem como missão aprimorar o ecossistema automotivo e de mobilidade através de soluções aprimoradas em tecnologia de comunicação cV2X e mobilidade conectada para futuros serviços inteligentes de mobilidade e transporte. O comitê tem como missão atuar como um agente ativo e de transformação abrangendo temas de tecnologia automotiva e de mobilidade conectada atuando nos segmentos abaixo: Arquitetura e Desenvolvimento de Soluções de Sistemas Inteligentes e Integrados ao Ecossistema Automotivo; Segurança e Privacidade de Dados; Pesquisa e Inovação; Mercado e Regulamentação; Educação e Formação Continuada.
- Arquitetura e Desenvolvimento de Soluções de Sistemas Inteligentes e Integrados ao Ecossistema Automotivo;
- Segurança e Privacidade de Dados;
- Pesquisa e Inovação;
- Mercado e Regulamentação;
- Educação e Formação Continuada.
ALEXANDRE VARGHA LÍDER DO COMITÊ | FLAVIO MAEDA SPONSOR DO COMITÊ | ||
DALTON OLIVEIRA, MBA VICE LÍDER DO COMITÊ |
Quando se fala de cidades inteligentes, certamente o que vem à cabeça são temas relacionados à alguma aplicação tecnológica específica para resolver problemas pontuais no meio urbano. Seja na mobilidade urbana, na segurança, na saúde, na educação, na gestão dos recursos naturais ou na comunicação, o universo de soluções que se enquadram no tema de cidades inteligentes é generoso em oferecer opções, com o propósito principal de gerar qualidade de vida para os cidadãos e soluções para os problemas existentes de acordo com a realidade de cada cidade. Portanto, este é o objetivo do Comitê de Cidades Inteligentes da ABINC: trazer para o público o entendimento da aplicação da tecnologia para melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas nas cidades e colaborar com entidades públicas e privadas na adoção de tecnologias IOT para cidades inteligentes.
ANDRÉ TELLES LÍDER DO COMITÊ | FABIANO SABATINI SPONSOR DO COMITÊ | ||
PAULO SPACCA MEMBRO | SERGIO AKIO TANAKA MEMBRO | ||
GUSTAVO MIURA ZUCCHI MEMBRO |
A Manufatura está sendo transformada pela Internet das Coisas. A chamada 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0 irá proporcionar um grande salto em produtividade e eficiência na manufatura e a missão desse Grupo de Trabalho é apresentar para os diferentes segmentos industriais no Brasil o potencial dessa transformação digital na manufatura e fomentar a adoção pelas empresas brasileiras de todos os portes para que as mesmas não fiquem desconectadas das cadeias globais de fornecimento.
MAURÍCIO FINOTTI LÍDER DO COMITÊ | FLAVIO MAEDA SPONSOR DO COMITÊ |
As soluções de IoT aplicadas à infraestrutura de saneamento e de distribuição de gás natural e eletricidade possibilitam a coleta, transmissão e uso de grandes quantidades de dados de forma inteligente com o intuito de tornar as operações mais eficientes, fornecer um melhor serviço e viabilizar novos modelos de negócio.
O Comitê de Utilities da ABINC tem como missão contribuir com o desenvolvimento do negócio de IoT e de seus participantes para impulsionar a transformação digital de empresas de serviços públicos de saneamento, gás canalizado e eletricidade no Brasil.
O Comitê pretende atuar como um agente ativo de informação e transformação abrangendo temas de IoT e digitalização em Utilities, com foco em:
- Mercado brasileiro de IoT e oportunidades de negócios no setor de Utilities;
- Arquitetura e desenvolvimento de soluções de sistemas inteligentes e integrados ao ecossistema de Utilities;
- Melhores práticas em implementação de projetos de IoT;
- Redução de custos de tecnologias e financiamento;
- Padronização e interoperabilidade;
- Segurança cibernética e privacidade de dados;
- Aspectos regulatórios;
- Parcerias e iniciativas multi-utilities;
- Pesquisa e Inovação;
- Educação e formação continuada.
FÁBIO JARDIM LÍDER DO COMITÊ | PAULO SPACCA SPONSOR DO COMITÊ |
Contato: ct.saude@abinc.org.br
RÔMULO CARVALHO DE OLIVEIRA LÍDER DO COMITÊ DE SAÚDE | CAMILO MARTINELLI SPONSOR |
Associado Business Service
SUPORTE &
APOIO
JANILSON BEZERRA | ROGÉGIO MOREIRA SPONSOR DO COMITÊ |
VALDIR PANDOLFI LÍDER DO COMITÊ | PAULO SPACCA SPONSOR DO COMITÊ |
A Segurança é um tema de extrema importância para a Internet das Coisas. A missão do GT é a elaboração e a promoção das melhores práticas de segurança de IOT, em colaboração com outras entidades e especialistas do tema ao redor do mundo, como a IOTSF – IOT Security Foundation.
YANIS CARDOSO STOYANNIS LÍDER DO COMITÊ | PAULO SPACCA SPONSOR DO COMITÊ |