Em cerimônia especial de premiação no Futurecom, foram anunciados os vencedores do Prêmio ABINC de IoT 2023. A premiação realizada pela Associação Brasileira de Internet das Coisas reconheceu as melhores iniciativas que estimularam o uso da IoT em diversas áreas da sociedade, com foco em obter ganhos de produtividade, eficiência e redução de custos em seus negócios e operações.
Na Categoria Acadêmica, o 1º colocado foi o projeto “Baby IoT – monitoramento do bem-estar de recém-nascidos”, do Instituto Mauá de Tecnologia.
Na Categoria Startups, o 1º lugar ficou com o projeto “Green IoT – Emissões de Poluente Veiculares em Tráfego Real”, da empresa Zane.
Na Categoria Empresas Consolidadas, o 1º colocado foi o projeto “Religador Monofásico Rocket-1 – 15/27 KV”, da empresa HartBR.
Na Categoria Soluções para Governos/Infraestrutura, o 1º lugar ficou com projeto “UniQ: Unificando tecnologias no ecossistema digital de transporte urbano”, da empresa UniQ.
Um agradecimento especial aos jurados, que colaboraram de forma voluntária nas análises dos projetos inscritos:
- Paulo Spaccaquerche – Presidente da ABINC
- Flávio Maeda – VP ABINC e Head de Digital da Pöyry/AFRY América Latina
- Eduardo Iha – Conselheiro Fiscal ABINC e Sócio Future Hacker e Haroo Tecnologia
- Camilo Eugênio Martinelli – Diretor de Relações Institucionais da ABINC, Gerente Comercial do NUTES (Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde)
- Dalton Oliveira – MBA, Conselheiro Consultivo na ABINC, Advisor Global em Transformação Digital e Wardston Consulting
- Gustavo Zucchi – Conselheiro Fiscal ABINC e Consultor na Cambridge Management Consulting
- Mauricio Figueiredo – Diretor de Relacionamento ABINC, Conselheiro na Futurecom e Co- Founder na Almaroma
- Mauricio Finotti – Coordenador do Comitê de Manufatura da ABINC e CEO da I-SENSI IoT